30 abril, 2009

Governadora Civil de Faro visitou Escolas de São Brás de Alportel

Algarve tem dado passos significativos na melhoria da qualidade das nossas escolas, considera Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.

“O Algarve tem dado passos muito significativos na melhoria da qualidade das nossas escolas”, reconheceu hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante uma visita a estabelecimentos de ensino de São Brás de Alportel e de Faro.

Isilda Gomes, que se deslocou às escolas secundária José Belchior Viegas e E.B. 2,3 Poeta Bernardo Passos, em São Brás de Alportel e à secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, no âmbito da Agenda Temática “O Algarve e a Educação” e das comemorações regionais do Ano Europeu para a Criatividade e a Inovação (AECI), considerou que os jovens de hoje “têm razões para gostar da escola”, tendo em conta a diversidade da oferta na área da educação e formação, bem como a facilidade de acesso às novas tecnologias.

“Sinto-me profundamente orgulhosa por constatar que as escolas algarvias estão a cumprir cabalmente o seu papel, ao formar cidadãos com uma forte consciência cívica e uma grande capacidade de intervenção na comunidade”, reconheceu Isilda Gomes.
Na Escola José Belchior Viegas, estabelecimento frequentado por cerca de 650 alunos, a Governadora Civil visitou uma exposição sobre o 25 de Abril elaborada pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Design e partilhou alguns momentos das aulas dos cursos profissionais de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, Técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos e do Curso de Educação e Formação de Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos.
Naquele concelho do interior algarvio a Governadora Civil deslocou-se ainda à Escola E.B 2,3 Poeta Bernardo Passos, sede do Agrupamento que integra um total de 1.285 alunos, onde assistiu à apresentação de trabalhos elaborados por alunos do Curso de Educação e Formação de Pré-Impressão, bem como o Jardim-de-Infância do Coreto, responsável pelo projecto Kidsmart, que visa proporcionar o acesso às tecnologias de informação a crianças mais pequenas.

No âmbito da deslocação às duas escolas de S.B. de Alportel a Governadora Civil destacou a importância da ligação existente entre aqueles estabelecimentos e a comunidade local, tendo elogiado a colaboração do presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia pela disponibilidade e apoio prestados na área do ensino.“O envolvimento das autarquias! na área da educação e formação revela a preocupação por parte dos responsáveis municipais com a integração dos jovens na comunidade e no mercado de trabalho, para além de garantir a qualificação de profissionais em áreas extremamente importantes para o futuro do Algarve”, sublinhou Isilda Gomes, admitindo-se surpreendida com o empenho demonstrado pelos alunos do concelho no desenvolvimento das respectivas actividades curriculares com uma grande “criatividade e inovação”.

“Os jovens de São Brás de Alportel sabem valorizar o esforço feito pelas escolas no sentido de lhes proporcionarem um vasto leque de opções profissionais e isso revela-se na dedicação e nos níveis de sucesso escolar que apresentam”, referiu a Governadora Civil de Faro, para quem a intervençã! ;o da Direcção Regional de Educação do Alg arve tem sido “fundamental” para a evolução registada nesta área.

“A Direcção Regional de Educação do Algarve tem desenvolvido um trabalho meritório ao potenciar a instalação de novos cursos na região, permitindo assim aumentar as opções profissionais dos nossos jovens e a sua qualificação, o que garante uma maior facilidade de integração no mercado de trabalho”, referiu Isilda Gomes.

EM FARO...

Em Faro a Governadora Civil visitou a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, frequentada por 900 alunos, onde acompanhou os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Línguas e Humanidades e de Ciências e Tecnologia, tendo elogiado o Conselho Executivo e os professores daquele estabelecimento de ensino pelo recurso e capacidade de adaptação às novas tecnologias.

Durante a presença numa aula de matemática, disciplina que leccionou até há 12 anos, Isilda Gomes, considerou que “aprender é actualmente uma tarefa fascinante” e sublinhou a importância da aposta feita na área da educação e formação por parte do presidente da Câmara Municipal de Faro e doutros autarcas do município.

“Finalmente acho que a educação passou a ser vista como uma responsabilidade transversal, cabendo não sóapais e professores mas também aos decisores, sendo o presidente da Câmara de Faro um modelo no que diz respeito ao apoio prestado às escolas do município”, frisou Isilda Gomes, considerando que o Algarve tem correspondido inteiramente às expectativas do Governo na aplicação das políticas de educação e formação.Durante esta jornada integrada nas Agendas Temáticas e no AECI, o director regional de Educação do Algarve, Luís Correia, destacou por sua vez os níveis de qualidade registados nas escolas, tendo salientado que este é o resultado de um esforço conjunto desenvolvido por todos os responsáveis que trabalham nesta área.

“É importante que o trabalho feito pelas nossas escolas e pelos seus profissionais seja reconhecido pela sociedade, pois merece ser visto com seriedade”, considerou Luís Correia. Para além do Director Regional da Educação do Algarve participaram nesta jornada das Agendas Temáticas os presidentes das Câmaras Municipais de S.B. de Alportel e de Faro, presidentes de Juntas de Freguesia e outros autarcas e responsáveis da área da educação e formação.

Mundial de Motocrosse passa pela Cortelha

Depois de se ter estreado em Portugal no ano passado, o Campeonato do Mundo de Motocross MX3 está de volta, trazendo os melhores pilotos ao Circuito Internacional da Cortelha, nos próximos dias 2 e 3 de Maio.
A etapa portuguesa será a terceira do Mundial, num total de 15 provas. O campeonato abre a 12 de Abril na Grã-Bretanha, deslocando-se a 19 de Abril até Espanha, para disputar a prova de Talavera, antes de visitar o Algarve, pontuando ainda para o Europeu de MX2.
O belga Sven Breugelmans, campeão do mundo de MX3, é o cabeça-de-cartaz da prova da Cortelha, liderando uma lista de pilotos de grande qualidade.
Entre os portugueses, destaque para Hugo Basaúla, que disputará o campeonato pela equipa Suzuki Champ.
A organização da prova, a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha (AAC), preparou um sítio completamente renovado com todas as informações, disponível em http://www.mxcortelha.com.
Edgar Pires, in "Região Sul"

29 abril, 2009

Algarve tem 12 projectos de potencial interesse nacional

A região algarvia tem 12 projectos de potencial interesse nacional (PIN) no turismo e um do sector energético, afirmou o vice-presidente do Turismo do Algarve. Nuno Aires, que falava no debate "Projectos PIN e Investimentos Estruturantes no Algarve", adiantou que três dos projectos são no Concelho de Castro Marim e outros três em Loulé.

Lagos e Lagoa recebem dois projectos de potencial interesse nacional cada um e os concelhos de Silves e Portimão têm um cada. Já a secretária da comissão de avaliação e acompanhamento dos PIN, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Madalena Oliveira e Silva, disse à margem do debate que existem três projectos do Algarve suspensos. No Algarve, situa-se cerca de metade dos PIN em apreciação, acrescentou, não adiantando o número de projectos nesta situação.

Além dos 12 projectos de potencial interesse nacional, o Algarve tem também 16 projectos estruturantes, disse Nuno Aires. O vice-presidente do Turismo do Algarve referiu que, com os novos projectos de potencial interesse nacional, a região terá mais 14 mil camas turísticas, "num esforço para contribuir para qualificar o destino".

Entre os projectos de potencial interesse nacional, as fases de desenvolvimento são diversas, e se o Parkalgar tem o autódromo com a quase totalidade do investimento concretizada, ou seja, 115 milhões de euros de um total de 200 milhões, alguns projectos ainda não têm data prevista de conclusão, como o Cidade Lacustre. Este empreendimento, representado o maior investimento da lista dos 12 projectos de potencial interesse nacional apresentada pelo Turismo do Algarve, ao atingir mil milhões de euros. Abrangendo 168 hectares, com áreas de habitação, comercial e turística, o Cidade Lacustre situa-se em Vilamoura (Loulé) e terá três mil camas distribuídas por duas unidades de cinco estrelas e dois aldeamentos turísticos.

O Amendoeira Golf Resort também mereceu o estatuto de projectos de potencial interesse nacional e, após um investimento de 400 milhões de euros, o seu promotor, o grupo Oceânico Developments, prevê inaugurar em 2010 um total de 1.187 camas turísticas.

Segundo dados do Turismo do Algarve, também para o próximo ano está marcada a conclusão do projecto Palmares Resort, em Lagos, ao qual o grupo Onyria destinou 300 milhões de euros para construir um hotel de cinco estrelas, com 200 quartos e 450 unidades turísticas e residenciais.

Em Castrim Marim irá instalar-se o Verdelago Resort, um investimento de 259 milhões de euros, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012.

"Salada de frutas - Robot"

Em Setembro de 1980 Lena D'Água (que vinha dos Beatnicks e dos Dia D'Água), Luís Pedro Fonseca e Zé da Ponte formam o grupo Salada de Frutas.

O seu primeiro disco intitulado "Sem Açúcar" é editado pela empresa discográfica Rossil. Com um som muito próximo do praticado por nomes anglo-saxónicos nos anos 60, mas com uma prensagem muito deficiente. Neste disco é possível escutar faixas como "Shui de Shock" (uma crítica à polícia de choque que carregava sobre os espectadores nos concertos de Rock), "Bolonha" (tema que fala do atentado à bomba na estação de Bolonha-Itália) e "Como Se Eu Fosse Tua" (que se tornaria um sucesso na posterior carreira a solo de Lena D'Água").

Como convidados, neste disco, surgem Guilherme Scarpa Inês e Zé Carrapa; os quais dão um acentuado colorido ao som da banda. Estes dois músicos convidados tornam-se membros efectivos da banda, passado pouco tempo.

Em 1981 o grupo (já com a nova formação) lança o mega-sucesso "Robot" (que venderia para cima de 30.000 exemplares e foi das primeiras canções do emergente "boom" do Rock português a ser caricaturada por Tony Silva.

OLHÃO: EXPOMAR - FEIRA DO MAR E DAS ACTIVIDADES NAÚTICAS - DE 29 DE ABRIL A 3 DE MAIO 2009



28 abril, 2009

"MEMÓRIAS DA TELEFONIA" - Grupo de Baile - Patchouly

Doce - Amanha de Manha Live - O Tal Canal - Herman Jose 80's

27 abril, 2009

EN125: “Requalificar é intervenção estratégica”

José Sócrates e Mário Lino vieram anunciar a requalificação da EN125. Obras nos 273Km atravessam 14 concelhos, arrancam em Maio com 1000 trabalhadores, duram 3 anos e reduzirão 35% da sinistralidade.Novas variantes em Faro,Lagos e Tavira.
Saiba mais lendo a notícias do "Observatório do Algarve".

CARLOS PAIÃO - VERSOS DE AMOR - RTP 1980




PER7UME - Versos de Amor - ao vivo

Festival MED 2009 já mexe

A organização do Festival MED está já a preparar a edição de 2009, nomeadamente através de contactos com artistas que poderão fazer parte do cartaz.

Entre os dias de 24 a 28 de Junho, a Zona Histórica de Loulé acolhe aquele que já é considerado como um dos maiores eventos da "World Music" da Península Ibérica.

A par dos concertos que terão lugar em cinco palcos, o Festival conta com um ambiente único, inspirado nas culturas do Mediterrâneo, e onde as artes plásticas, a gastronomia, o teatro, a literatura, o artesanato e as performances de rua são outros pontos de animação.

Futebol: Mil no dérbi do Algarve

Cerca de mil pessoas assistiram em Loulé, ao empate (0-0) entre o Louletano e o Farense, jogo antecipado referente à 4.ª jornada da fase de subida da III Divisão, Série F.
O grande entusiasmo que este jogo gerou é motivado pela boa carreira do Louletano, que ocupa o 1.º lugar da classificação da série, com 39 pontos.
O Farense ocupa o 4.º, atrás do Cova da Piedade e do Atlético de Reguengos de Monsaraz.
in "Correio da Manhã"

FUTEBOL - DISTRITAL DO ALGARVE: GDC MACHADOS 0 - CF OS ARMACENENSES 1

Justiça do placard saltou do ‘banco’



Uma fulgurante cabeçada do recém-entrado Leandro, após cruzamento milimétrico de Paulo Viegas, proporcionou uma vitória justa de Os Armacenenses, que pecou por escassa.
Os visitantes foram bastante perdulários, tendo, inclusivamente, desperdiçado uma grande penalidade. Na cobrança do castigo máximo, Paco permitiu uma vistosa defesa ao guarda-redes Estaca.

A equipa do Machados, que tentava a fuga aos lugares de despromoção, foi inferior ao seu adversário, principalmente na 1ª parte. Neste período, os jogadores de Armação de Pêra realizaram uma exibição muito agradável, desperdiçando uma mão-cheia de oportunidades de golo.

No 2º tempo, o jogo teve mais equilíbrio, mas os visitantes foram sempre mais discernidos e perigosos, acabando por ganhar com toda a justiça, ficando, praticamente, tranquilos na classificação. Mesmo assim, quase no final, Morty poderia ter marcado, na única ocasião de golo dos locais, o que não traduziria a verdade do futebol praticado por ambas as equipas.

Num jogo bastante agradável, o árbitro, bem auxiliado e tecnicamente impecável, cometeu um erro disciplinar. O defesa Gibi, que derrubou o isolado Pedro Santos, em zona frontal, teria de ser punido com o cartão vermelho e não com o amarelo que lhe foi exibido.

LUTA PELA MANUTENÇÃO ESTÁ AO RUBRO

Com o Esperança de Lagos já campeão e a confirmar a sua superioridade com goleada em Salir, o interesse da prova situa-se na luta pela manutenção. A indefinição quanto ao número de despromovidos põe em sobressalto mais de metade das equipas. Almancilense, Os Armacenenses, Salgados e Quarteira, vencedores nesta antepenúltima jornada, deram passo significativo para a manutenção. Pelo contrário, Ginásio de Tavira e Alvorense, com novas derrotas, hipotecaram todas as hipóteses.
Teixeira Marques in "Correio da Manhã"

26 abril, 2009

António Eusébio formalizou candidatura à Câmara Municipal de S. Brás de Alportel

António Eusébio aproveitou a comemoração dos 35 anos da Revolução do 25 de Abril de 74, para apresentar a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel. (Veja todas as fotos... )

Num jantar convívio onde estiverem presentes duzentas e cinquenta pessoas, entre militantes e simpatizantes, o autarca reforçou os projectos para mais um mandato, onde referiu o progresso da vila nos últimos 8 anos e expressou a sua intenção em dar continuidade às obras em curso que, “colocam S. Brás de Alportel no centro do Algarve em termos de acessibilidades facilitadas, a abertura a grandes projectos turísticos que visam trazer mais dinâmica e emprego para o Concelho, a saúde ao nível dos cuidados continuados, a escola desde o pré-escolar para todas as crianças e uma forte aposta no apoio social com vista a melhorar a qualidade de vida dos munícipes ”.

No participado jantar, o edil manifestou-se confiante na continuidade do Orçamento Participativo em curso e que destaca o Concelho na região por ser “a maior expressão de democracia que permite ao povo a escolha das prioridades para o concelho e uma política de proximidade, quer com a população, quer com as suas necessidades”.

O Secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, presente nesta iniciativa, confirmou a ligação de S. Brás á Via do Infante, uma obra “necessária e que assegura a ligação desta vila ao progresso”.

António Eusébio mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado, e frisou “estamos juntos para o futuro, pois muito há por fazer, sobretudo neste tempo de crise em que é preciso ajudar as populações e a criação de emprego”.

No que se refere à oposição, o candidato afirmou que “há quem insista em não ver o que se faz e, como tal, apresentam discursos ocos e sem sentido. Parecem mesmo políticos em miniatura”.

Numa moldura humana bastante completa e com a actuação do grupo Veredas da Memória, destaque ainda para a presença do presidente da Federação do PS/Algarve Miguel Freitas que apresentou o seu apoio a António Eusébio, bem como outras personalidades convidadas que, no seu todo, deram um símbolo actual á expressão da liberdade alcançada.

Refira-se que em dia da Liberdade, António Eusébio (que frequentou o curso de oficial meliciano) e Vitor Guerreiro, se juntaram ao Grupo Veredas da Memória para cantar a “Grândola Vila Morena”.

Paisagens ao Domingo... visitou o Moinho do Bengado

Realizou-se hoje, dia 26, Domingo, mais uma “Paisagem ao Domingo”, um passeio que o leva à descoberta do Moinho do Bengado e da história do pão, um alimento milenar, com muito por contar.

Este passeio organizado pelo Município de São Brás de Alportel surgiu no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos (celebrado em Abril) e pretendeu lembrar a importância deste legado cultural e o valor extraordinário dos antigos moinhos de vento.

A proposta (na nossa opinião ganha!) levou os caminhantes a conhecer o ciclo do pão, num passeio por memórias de velas e moleiros, trigos e celeiros… um passeio que vai desde o Vale de Mealhas até Mesquita, para visitar os lugares desta História do Pão.

"Carlos Paião - Playback"


Carlos Paião no Festival da Eurovisão (1981)

“Jovens Solidários” até Dezembro

O programa nacional de voluntariado “Jovens Voluntários”, que arrancou no passado mês de Agosto, vai decorrer até Dezembro, abrangendo 13 concelhos no Algarve.
A iniciativa surge de um protocolo celebrado entre o IPJ – Instituto Português da Juventude, o ISS – Instituto da Segurança Social e a Administração Central do Sistema de Saúde. “Jovens Solidários” é um programa que pretende implementar o voluntariado jovem de proximidade e intergeracional, promovendo simultaneamente o apoio e a coesão social.
O programa destina-se a jovens com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos e tem como objectivo divulgar junto da população idosa, nos Centros de Saúde, o serviço social – Complemento Social do Idoso e auxiliar no preenchimento dos documentos necessários. No Algarve, o programa abrange os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagoa, Loulé, Lagos, Monchique, Olhão, Silves, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo.
Os voluntários tem uma ocupação diária de quatro horas (período da manhã) e direito a um ressarcimento máximo de 12 euros por dia, bem como a um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil.
Os interessados em participar devem contactar a Loja Ponto JA de Faro da Direcção Regional do Algarve do IPJ, através do e-mail ipj.faro@ipj.pt ou do telefone 289 891820.

Cristina Elói in Região Sul

25 abril, 2009

25 de Abril - DIA DA LIBERDADE... SEMPRE!!!


24 abril, 2009

Música e moda em espectáculo de solidariedade para os Bombeiros de S. Brás de Alportel

Em espectáculo de solidariedade a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, o Cine-Teatro São Brás recebeu, no passado sábado, dia 18 de Abril, pelas 21:30 horas, uma iniciativa do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Cante Andarilho”, que contou com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Rádio Clube São Brás.

Através de um vasto reportório, que dá especial destaque às sonoridades algarvias, a quem empresta novas roupagens, valorizando este tesouro cultural, o Grupo Cante Andarilho, composto por cerca de 10 elementos, tem por objectivo preservar e valorizar a música tradicional portuguesa.

Neste caso concreto, a música juntou-se à moda, e o espectáculo contou com a participação especial de um desfile de “eco moda”, moda concebida totalmente com materiais reciclados, numa iniciativa de um grupo de são-brasenses, sob a coordenação artística de Teresa Gonçalves.

De salientar que, do engenho e criatividade desta são-brasense, nasceram verdadeiras obras de arte, como por exemplo trajes das mais diversas cores e feitios, que apenas têm em comum o curioso facto de serem unicamente concebidos com materiais usados. “Do lixo à arte”, numa verdadeira obra-prima, cujo resultado foi uma colecção de enorme beleza, a desfilar na passarela, com a participação de várias gerações. Uma verdadeira mensagem de sensibilização ambiental, apresentada de forma colorida e muito original, a comprovar que a arte e o ambiente devem estar de mãos dadas.

Refira-se por último que, este espectáculo de solidariedade, teve por objectivo a angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, de modo a prestar homenagem a esta corporação sempre tão corajosa e empenhada, no bem-estar da comunidade.
PM / in "Região Sul"

Autárquicas 2009 - António Eusébio (PS) anuncia recandidatura a segundo mandato no 25 de Abril

A apresentação da recandidatura de António Eusébio (PS) à Câmara de São Brás de Alportel, acontece dia 25 de Abril, o mesmo dia em que se celebraram os 35 anos da Revolução do 25 de Abril.
A recandidatura pretende ser "muito mais do que uma candidatura autárquica, constitui-se como um verdadeiro movimento de cidadania, aberto a todos quantos têm vontade de ajudar a construir um futuro melhor para São Brás de Alportel".

António Eusébio torna a candidatar-se para dar continuidade “ao grande projecto de desenvolvimento que foi iniciado em 2002”, lê-se no comunicado da Concelhia.

O PS de São Brás de Alportel, avança com a candidatura liderada por António Eusébio, com o tema "Junto pelo Futuro"; A recandidatura será apresentada durante um jantar que tem lugar na Quinta dos Avós.
António Eusébio, nascido em São Brás em 1966, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Algarve e mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico, está à frente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel desde 2002. De 2002 a 2004 foi membro do Conselho Geral do PS e Administrador da empresa Águas do Algarve, em 2005 foi administrador da Algar e em 2006 tornou-se membro substituto do Partenariado Euro - Mediterrânico.

SÃO BRÁS DE ALPORTEL COMEMORA O DIA 25 DE ABRIL - DIA DA LIBERDADE!

“Contos de Liberdade” lembram Abril - A Revolução de Abril de 1974 vai ser assinalada, em São Brás de Alportel, com o Festival “Contos de Liberdade”.

O festival acontece hoje, às 14h00, na Biblioteca de São Brás de Alportel. Helena Tapadinhas é a contadora de estórias de serviço. A organização é da ARCA – Associação Cultural e Recreativa do Algarve.

Amanhã, dia 25 de Abril, o feriado é marcado pela cerimónia de hastear a bandeira, com o acompanhamento musical da Banda Filarmónica de São Brás, às 10h00, nos Paços do Município.

Nos Machados, o Grupo Desportivo e Cultural aproveita para disputar o tradicional jogo de Futebol “Solteiros vs Casados”, às 10h00, no Campo de Futebol António Coelho. A partida termina com um almoço convívio, às 13h00, na sede do Grupo Desportivo.

"Antonio variações - O corpo é que paga"

Projecto Tampinhas em São Brás de Alportel

O “Projecto Tampinhas” é uma iniciativa da Associação Tampa Amiga, que tem por objectivo realizar campanhas de recolha de tampas de plástico, que após enviadas para empresas de reciclagem, permitem obter fundos para a aquisição de equipamentos ortopédicos (tais como cadeiras de rodas e camas articuladas), destinadas a pessoas com carências sócio-económicas, através de instituições de solidariedade social.

Para concretizar este projecto, esta associação trabalha em parceria com particulares, entidades e sistemas aderentes (entidades de recolha e valorização de resíduos) - responsáveis pelo armazenamento das tampinhas e posterior reencaminhamento para reciclagem.

Saiba mais aqui mesmo!

23 abril, 2009

"HERÓIS DO MAR-SÓ GOSTO DE TI" (Na TV em 1985)

Loulé poderá ter Maior Ikea da Península Ibérica

O concelho de Loulé deverá ser o escolhido para a instalação de uma loja e de um centro comercial do grupo sueco IKEA. Já decorreram contactos exploratórios e em cima da mesa está um investimento de 200 milhões de euros, com a criação de perto de três mil postos de trabalho.

"Será a maior estrutura do grupo na Península Ibérica e estamos muito interessados em acolher o projecto", confirma Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé.

Segundo o Correio da Manhã responsáveis do IKEA já se deslocaram a Loulé para uma reunião com o autarca e Seruca Emídio espera que "não surjam entraves a inviabilizar o negócio", até porque a alternativa passa por Espanha.

"O grupo tem uma loja na zona de Lisboa [Alfragide] e outra em Sevilha e quer preencher o espaço geográfico situado entre estes dois pontos, no qual se inclui o Algarve, parte do Alentejo e a zona de Huelva, havendo a possibilidade da escolha recair nesta última cidade espanhola", alerta Seruca Emídio.

O nó do aeroporto da Via do Infante, perto do Parque das Cidades, é apontado como a localização provável, mas surgem vozes discordantes, devido a dificuldades no trânsito, quando ali vai nascer um hospital e os acessos ao estádio, em dia de jogo, são complicados. As antigas instalações da Unicer, na saída para Quarteira, apresentam--se como uma solução a considerar. "A localização não é o factor mais importante. Queremos é que o investimento fique no concelho", defende Seruca Emídio.

A instalação de uma loja e de um centro comercial do IKEA no Algarve "não trás nenhum valor acrescentado para a região nem para a sua principal actividade, o turismo", refere Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Este responsável critica igualmente a localização, caso se confirme o nó do aeroporto. "O Parque das Cidades deve ter um espaço multiusos, um centro de congressos e outros equipamentos que sirvam o turismo e não centros comerciais."

João Rosado, da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), recebeu na semana passada "esta péssima notícia. O IKEA não trás nenhuma vantagem para o Algarve e a criação de postos de trabalho é ilusória, pois muitos, no comércio tradicional, vão desaparecer."

22 abril, 2009

"HERÓIS DO MAR - PAIXÃO"

FARO: Câmara quer recife artificial na Culatra

A Câmara Municipal de Faro pretende construir um novo recife artificial ao Largo da Ilha da Culatra, na Ria Formosa, para servir as comunidades piscatórias da Culatra e Ilha de Faro.

O projecto, aprovado em reunião de câmara, prevê a colocação de 1.050 módulos cúbicos de betão que ocuparão uma área de 0,88 quilómetros quadrados, à semelhança de outros sistemas recifais implantados no Algarve pelo Instituto das Pescas da Investigação e do Mar (IPIMAR).
O novo recife artificial tem por objectivo promover a pequena pesca em articulação com o ecoturismo e proteger juvenis das espécies que ciclicamente migram da Ria Formosa para o mar, promovendo a biodiversidade.

O município de Faro vai agora candidatar o projecto ao Programa Operacional Pesca para financiamento, contando com o apoio técnico-científico do IPIMAR.

21 abril, 2009

"Sétima Legião - Sete Mares (ao vivo)"



Sétima Legião, ao vivo em Lisboa, no início da década de 90. A canção chama-se "Sete Mares" e traz grandes recordações...!

20 abril, 2009

LOULÉ - José CID é cabeça-de-cartaz da XII Semana Académica

Entre 21 e 25 de Abril, Loulé volta a viver a festa dos estudantes do INUAF – Instituto Universitário D. Afonso III, naquela que é a 12ª edição da Semana Académica de Loulé.
O Parque Municipal de Loulé volta a ser palco de um vasto programa de animação, com muitos concertos de música e performances de DJs. O principal nome do cartaz é o músico José Cid.

O primeiro dia, terça-feira, é dedicado às bandas portuguesas residentes no Algarve: Ludo, NOME e Six Irish Men. Também nesta noite actuam os DJS EEEEP, Andjo e Jossa. E porque a vida de estudante faz-se também dos grupos de tunas, a segunda noite da Semana Académica será preenchida com a actuação de várias tunas do país. O destaque vai para a anfitriã da festa, a TUALLE – Tuna Afonsina de Loulé. Pela noite dentro haverá também animação na Discoteca Black Jack, com o DJ Luiz L. Rita Redshoes, uma das vozes mais promissoras da música portuguesa, sobe ao palco na quinta-feira, 23 de Abril.

A história de Rita Redshoes no universo musical tem início em 1996. Na altura a cantora era conhecida pelo seu nome próprio - Rita Pereira - e desempenhava o papel de baterista no grupo de teatro "ITA VERO". Passado um ano assumiu os comandos vocais dos Atomic Bees, grupo que teve uma participação no "Optimus 2000 - Novos Talentos". Passou por vários projectos e a partir de 2003 tornou-se a teclista de serviço na banda de suporte de David Fonseca. Em 2007, o imaginário do filme "O Feiticeiro de Oz" e o clássico “Let's Dance”, de David Bowie, inspiraram-na a adoptar o nome de Rita Redshoes. Na mesma altura começa a alinhavar o seu primeiro álbum em nome próprio e dá a conhecer o single “Dream On Girl”, incluído na colectânea "Novos Talentos - FNAC 2007". O seu disco de estreia - "Golden Era" - chega, finalmente, ao público em Março de 2008 e além de “Dream On Girl” reúne temas como “Hey Tom”, “The Beginning Song”, “Choose Love” e “Once I Found You”. Em Setembro de 2008, após vários meses em intensa digressão, Rita Redshoes foi nomeada para os MTV Europe Music Awards, na categoria de "Best Portuguese Act", a par dos Buraka Som Sistema, Sam The Kid, Slimmy e The Vicious Five. Acompanham Rita Redshoes nesta noite académica os Hot Pink Abuse, Bubble Bath e Root&Roll DJ Set.

Os ritmos africanos invadem o Parque Municipal na véspera de feriado, sexta-feira, com os Irmãos Verdade. Com mais de uma década de existência esta constitui, sem dúvida, uma das mais conhecidas bandas de kizomba e um dos grupos mais criativos dos PALOPS. O tema “Yolanda” contribuiu, em muito, para que os sons sensuais e românticos desta corrente musical tivessem ganho muitos adeptos nos últimos anos. Axé Bahia e DJ Fernando Alvim vão animar o resto da noite.

Finalmente, no encerramento da XII Semana Académica de Loulé, actua um dos incontornáveis nomes da música portuguesa: José Cid. O músico que se tornou famoso durante os anos 80 regressou em força aos palcos portugueses nos últimos anos, com alguns dos temas que permanecem na memória de todos nós como “Um Grande, Grande Amor”, “Na Cabana junto à Praia”, “Como o Macaco Gosta de Banana”, “A Lenda de El-Rei D. Sebastião” ou “Ontem, Hoje e Amanhã”. Estas serão, certamente, músicas que vão animar a folia estudantil. La Plante Mutante, o grupo de covers dos anos 80, e os DJs João Pessoa e Jorge K são os outros convidados desta noite de encerramento.

Refira-se que a Semana Académica de Loulé é uma iniciativa promovida pela Associação de Estudantes do INAUF e que conta com o apoio da Autarquia de Loulé.

MULTIMÉDIA EM MOVIMENTO - ESJD - FARO

São Brás de Alportel: Dois assaltos a bombas de gasolina

“Agarraram-me pelo pescoço”

Texto: Rui Pando Gomes; Foto: Nuno Jesus

Já era noite cerrada quando dois indivíduos de cara tapada assaltaram, em poucos minutos, a bomba de gasolina da AVIA, na estrada que liga São Brás de Alportel a Loulé.

A dupla sequestrou o funcionário no escritório e tirou-lhe o dinheiro que tinha no bolso, cerca de 400 euros, mais as moedas da caixa. Eram cerca das 22h00 de sexta-feira. "Um agarrou-me pelo pescoço e arrastou-me lá para dentro. O outro foi directo à caixa e não tirava a mão do bolso", recordou ao CM José Miguel, que diz que "parecia estar dentro de um filme".

Os assaltantes usaram gorros de cor verde e falavam português. As autoridades suspeitam de que tenham fugido a pé até um local onde os esperava um terceiro indivíduo dentro de um carro.

O mesmo cenário, mas mais violento viveu, há uma semana, o funcionário da bomba de combustível Total, igualmente em São Brás. Foi sequestrado por dois indivíduos na casa de banho. A dupla usou máscaras de carnaval e fugiu com dois mil euros em notas da caixa registadora. Neste caso estavam bem armados. "Só me lembro de ver o cano da arma encostado à cabeça e pedirem-me o dinheiro todo", contou o funcionário ao CM.

"Foi uma noite de terror para mim", sublinhou. O método de fuga terá sido o mesmo do que o do assalto de anteontem: a pé até um local onde alguém os esperava num carro. Desta vez deixaram uma máscara para trás. As autoridades suspeitam de que se trata da mesma dupla nos dois assaltos. Em ambos os casos os funcionários não resistiram. "Heróis é só nos filmes de banda desenhada", confidenciou José Miguel. in "Correio da Manhã"

19 abril, 2009

"Quinta do Bill - Menino"

18 abril, 2009

"UHF - Menina Estas à Janela"

Circuito Equestre Internacional de Vilamoura

Realiza-se de 24 de Março a 19 de Abril, no Centro Hípico de Vilamoura, o Circuito Equestre Internacional de Vilamoura.Trata-se de um evento composto por 4 CSI, com provas de terça a domingo, sendo o ponto alto de cada CSI o grande prémio que se realiza nos domingos, ou seja, a 29 de Março, 5, 12 e 19 de Abril.
A prova conta já com mais de 400 cavalos inscritos e cavaleiros de várias nacionalidades.

17 abril, 2009

TAVIRA - GERALDO DE JESUS EXPÕE TRABALHOS FOTOGRÁFICOS

FOTOJORNALISTA TAVIRENSE MOSTRA A SUA OBRA NO MERCADO DA RIBEIRA

Com o apoio da Junta de Freguesia de Santiago - Tavira, o fotojornalista tavirense, Geraldo de Jesus, expõe os seus trabalhos no Mercado da Ribeira, na baixa de Tavira, entre os dias 17 e 30 de Abril. A inauguração da 10ª Exposição de Fotografia está marcada para o dia 17, às 18h00.

Manuel Geraldo Jorge de Jesus, nasceu em Santa Luzia, no dia 5 de Dezembro de 1939. É divorciado e tem três filhos e duas netas, a Paula e Joana, em Maputo, Moçambique e o Ricardo e Filipa, em Coimbra. Com 11 anos foi para Angola, de onde regressou em Julho de 1975. Foi 2º. Sargento do Quadro Permanente do Exército, Adjunto e Comandante de Sector da OPVDCA (Defesa Civil de Angola). Da sua folha de serviços constam louvores e condecorações.Funcionário Público, foi colocado no Posto Agrário, em Tavira, no dia 2 de Janeiro de 1976. Posteriormente, foi transferido para a Direcção Regional de Agricultura do Algarve, em Faro, tendo-se aposentado em 1986, com a categoria de Chefe de Secção.Foi em Tavira, por intermédio de Luís Horta, então subdirector do Jornal “O Tavira” e Ofir Chagas, director do referido jornal, que iniciou a sua colaboração, como hobbi, na imprensa local, escrevendo, mas fundamentalmente fotografando, já lá vão mais de trinta anos.

Participou em concursos de fotografia a nível local, tendo obtido alguns primeiros prémios. Por diversas vezes foi convidado a expor em local público, para além dos jornais, as suas fotografias, só o fazendo agora, por numa das últimas exposições, neste local, apoiadas pela Junta de Freguesia de Santiago – já lá vão uns largos meses – ter voltado a ser convidado e por ser a freguesia onde nasceu.

Estas são só algumas das fotografias, digitais, que tem no seu vasto arquivo. Um dia mais tarde, talvez venha a trazer a público as analógicas…Já foi distinguido por colectividades desportivas e recreativas, Junta de Freguesia da Conceição de Tavira e em 2008, foi condecorado pela Câmara Municipal de Tavira, com a Medalha de Mérito Municipal “Grau Cobre”.

Dedica estas imagens a seus filhos, respectivos cônjuges e netas. E como nem tudo é um mar de rosas, aos irmãos e a um grupo de amigos, dos quais destaca Jorge Sampaio, que nos momentos mais difíceis – divórcio e doença, ainda recente – lhe deram a força e o estímulo, da forma que só os verdadeiros amigos o sabem fazer, para continuar e hoje estar aqui.

Presentemente, Geraldo de Jesus, é Director do quinzenário, Jornal do Sotavento e colaborador da Rádio Gilão. Continua, como no início, a fazer da fotografia, comunicação falada e escrita, o seu passatempo preferido.

BOAS RECORDAÇÕES...! - - IRIS - "OH MÃE"

16 abril, 2009

UAlg celebra 30 anos de existência

Conferências e colóquios, exposições, espectáculos de música e dança, ciclos de cinema e lançamentos de publicações são algumas das muitas actividades previstas para os nove meses da programação que assinala os 30 anos da criação da Universidade do Algarve.

1500 médicos em Vilamoura

“Investigar para tratar” é o slogan do XXX Congresso Português de Cardiologia que acontece em Vilamoura de 19 a 22 de Abril.
Hipertensão Arterial, Doença das Coronárias, Insuficiência Cardíaca e Fibrilhação Auricular são os quatro temas em destaque no âmbito da reunião científica, que congrega cerca de 1500 médicos em torno de uma partilha activa de novos conceitos, novas ideias, novas metodologias e novas abordagens às doenças do coração.

BTT - MARATONA DE ALTE

No dia 25 de Abril vai ter lugar o 11º Passeio/Maratona BTT de Alte, organizado pela Escola Profissional de Alte. O passeio conta com quatro níveis: infantil/familiar (16 km); passeio (29 km); meia-maratona (54 km); e Maratona Lazer e 2.ª prova da Taça de Portugal de XCM (80 km).

15 abril, 2009

São Brás de alportel | Observação de aves na serra algarvia

A Rota da Cortiça organiza, em parceria com a Associação Almargem, uma sessão de birdwatching. A iniciativa vai decorrer este sábado, dia 18 de Abril, durante toda a manhã (das 8h30 até às 12h), na aldeia dos Parises, concelho de São Brás de Alportel.

O birdwatching, cuja tradução literal é “observação de aves”, consiste numa actividade lúdica e científica que visa identificar os pássaros através das suas plumagens, dos seus cantos e comportamento.


Existem imensas aves autóctones na serra algarvia (para além das espécies migratórias) que englobam desde as de tamanho muito pequeno, como o abelharuco, que atinge apenas 35 cm do bico ao extremo da cauda, até outras de aparência tão majestosa como a cegonha ou a águia de Bonelli, que têm uma extensão de asas superior a 1,80m e que são espécies raras.

Este encontro conta com um técnico em birdwatching que irá abordar a forma como as diferentes espécies se alimentam, a vocalização e chamamento, a reprodução e comportamento.

Simultaneamente serão fornecidos dados sobre a migração de algumas aves e conselhos para a protecção do seu habitat, os sobreirais.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelos telefones 289 840 018 ou 96 007 08 06, pelo email info@rotadacortica.pt ou na própria sede da Rota da Cortiça, na Rua Gago Coutinho, nº18, em São Brás de Alportel.

AVISO IMPORTANTE!!!

Clique para Ampliar!

Joss Stone e Mariza confirmadas no Allgarve'09

Joss Stone e Mariza são as duas presenças musicais para já, confirmadas na edição deste ano do programa de animação turística Allgarve’09.

A artista soul britânica Joss Stone actua a 31 de Julho, junto ao monumento a Duarte Pacheco, em Loulé. A fadista Mariza sobe ao palco, com um convidado surpresa, na zona ribeirinha de Vila Real de Santo António, a 14 de Agosto.Estes dois concertos estão integrados na programação Allgarve Music, que trará outros artistas nacionais e internacionais consagrados à região algarvia durante o Verão.

14 abril, 2009

Transparência Pública

62 mil euros, quatro casas e um Mercedes

António Eusébio é engenheiro civil e presidente da Câmara de São Brás de Alportel. Na declaração de rendimentos entregue em 2006, no Tribunal Constitucional, o autarca apresentou 62 238 euros resultado de trabalho dependente e 4320 em rendimentos prediais.
Possui uma moradia e um apartamento no concelho a que preside e dois apartamentos em Faro. Conduz um Mercedes CLK e o crédito à habitação era, em Dezembro de 2005, de 66 967 euros em dívida à Caixa Geral de Depósitos.

in Correio da Manhã

13 abril, 2009

"Sonhos de Menino" - TONY CARREIRA

12 abril, 2009

FESTA DAS TOCHAS FLORIDAS - SÃO BRÁS DE ALPORTEL

A Procissão

“Ressuscitou como disse, Aleluia!”Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores.Esta é a voz da Fé que se renova ano após ano. Esta é a força da tradição!A vila é um mar de tochas floridas. Os homens, formando alas, abrem a procissão, empunhando uma tocha na mão. Ao longo da procissão, reúnem-se em pequenos grupos para, alternadamente, se levantar o grito do “aleluia”. Aqui e além ouve-se uma voz potente e sonora: “Ressuscitou como disse!”. O grupo erguendo bem alto a tocha, com grande alegria e entusiasmo, responde: “Aleluia, aleluia, aleluia!”.É a manifestação popular da fé em Cristo ressuscitado.

No Domingo de Páscoa, São Brás de Alportel é palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas. As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão. É a tradição quem fala mais alto neste dia, e por ela erguem-se as tochas, canta-se “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”, sente-se a emoção de um dia pleno de sentir popular.São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses.Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.

O Tapete de Flores

Um longo tapete com 1Km de flores cobre o chão, descrevendo o percurso da Procissão, como se a Primavera também ela viesse celebrar este dia de Festa.
Para construir esta verdadeira obra de arte, são precisas 3 toneladas de flores, num trabalho que resulta de um centena de voluntários.Depois de uma árdua semana de trabalho, na apanha e preparação das flores, é na véspera do Domingo de Páscoa, por volta das 5h00, que todos os minutos são poucos, noite fora, até ao amanhecer, para que quando o sol chegar, possa fazer brilhar o magnífico tapete florido que descreve o percurso da Procissão e que pode ser observado a partir das 09h30, nas Ruas da Vila de São Brás de Alportel.

Encontro de Sabores

A partir das 10h00, no Largo de São Sebastião (localizado no centro da localidade, à beira do percurso da procissão), pode apreciar os doces típicos desta Vila do Sotavento Algarvio. Numa pequena feira de doces regionais, estão representados os irresistíveis sabores do sul do país: os típicos folares da Páscoa, as amêndoas tenras de São Brás, os doces à base de frutos secos: figo, amêndoa e a maravilhosa alfarroba, o chocolate da serra, que não vai querer deixar de provar. Tudo isto e muito mais para provar no Encontro de Sabores, na Festa das Tochas Floridas.

Tarde Cultural

Durante a tarde, no Adro da Igreja Matriz, a organização proporciona aos visitantes uma tarde cultural, com a participação de vários grupos musicais, sendo a música portuguesa o ingrediente principal. E enquanto se escutam os sons, podem também apreciar-se os sabores dos doces regionais e dos petiscos típicos, num espaço de mostra e venda da gastronomia e doçaria regional.A não deixar de provar: os saborosos folares, doce típico desta quadra e as amêndoas tenras de São Brás, feitas artesanalmente, em tachos de cobre.

Organização: Associação Cultural Sambrasense / Paróquia de São Brás / Município de São Brás de Alportel
Apoio: Junta de Freguesia de São Brás de Alportel

11 abril, 2009

SÃO BRÁS DE ALPORTEL - Festa das Tochas Floridas -

No próximo domingo de Páscoa, dia 12 de Abril, São Brás de Alportel será uma vez mais palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas. As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão. Em nome da fé e da tradição, erguem-se as tochas ao alto e canta-se o refrão sentido “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia.
São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses. Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.
Quem visita a vila de São Brás de Alportel neste dia, pode ainda apreciar a saborosa doçaria, num espaço de mostra e venda de produtos locais – “Encontro de Sabores” -, no Largo de São Sebastião, aberto ao público desde as 10h00.
Não deixe de provar as típicas amêndoas tenras de São Brás, os folares típicos desta época do ano e de saborear as receitas genuínas, à base de figo, amêndoa ou alfarroba, verdadeiro chocolate da serra.À tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe uma tarde cultural, onde pode assistir a espectáculos de música popular portuguesa, conhecer os premiados dos concursos de jogos florais, tochas e varandas, enquanto saboreia doces e petiscos regionais, num espaço dedicado aos sabores.
O convidado especial desta Tarde Cultural é o conceituado artista TOY, mas o cartaz contempla ainda o grupo de música tradicional “Veredas da Memória” e um momento de dança, pelo Grupo de Danças de Salão da Escola Secundária João de Deus (Faro).

Para mais informações sobre a Festa das Tochas Floridas, clique aqui.

10 abril, 2009

Folar gigante para provar na Páscoa na Guia (Albufeira)

A freguesia da Guia, Albufeira, recebe Domingo de Páscoa a VI Festa do Folar, onde os curiosos poderão provar aquilo que a organização considera ser "o maior folar do mundo".

A festa será animada por vários artistas musicais e pelo Rancho Folclórico de Olhos de Água.O certame, organizado pelo Guia Futebol Clube e a Câmara Municipal, terá lugar no Polidesportivo da Guia.

Acção de Formação Iniciação ao Braille na Biblioteca Municipal de Faro

No âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Louis Braille, e dando seguimento à parceria já consolidada entre a Delegação do Algarve da ACAPO e o Museu Municipal de Faro, vai ter lugar a primeira formação de carácter intensivo e prático sobre o sistema de leitura e escrita Braille.

A formação decorrerá nos dias 14, 21, 28 de Abril e 5 de Maio, com a duração total de 8 horas (horário pós-laboral) e tem por objectivo dar a conhecer à comunidade a história do sistema Braille e a sua continua evolução até à era das tecnologias da informação e da comunicação, bem como fazer uma introdução à leitura e escrita Braille (prática), utilizando os vários recursos existentes para o efeito.

São Brás de Alportel: Está a chegar mais uma Festa das Tochas Floridas com a secular "Procissão de Aleluia"



«Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia,Aleluia!» gritam os homens que empunham vistosos ramos de flores. É assim há muitos anos a Festa das Tochas Floridas, no Domingo de Páscoa, em São Brás de Alportel.

09 abril, 2009

Vila de Amêijoas anima Olhão no fim de semana da Páscoa

Começa hoje (dia 9), em Olhão, e vai até dia 12 de Abril, a tradicional ‘Vila de Amêijoas’.Trata-se de um evento em que os bivalves da Ria Formosa voltam a reinar num evento gastronómico que decorre pelo 12º ano consecutivo.

No Jardim Pescador Olhanense, durante os quatro dias, os visitantes poderão apreciar, entre outras iguarias, a forma peculiar de confeccionar uma das espécies de bivalves da Ria Formosa mais famosa no Mundo, a amêijoa. Em época de Páscoa, vai-se recordar a tradição dos pescadores olhanenses que, em tempos idos, cozinhavam as amêijoas na pedra.

O nosso futebol anda assim...

08 abril, 2009

Especial Páscoa - RTP em directo de S. Brás de Aportel

“Portugal no Coração”
No próximo dia 9 de Abril, quinta-feira, vai ser transmitido em directo de São Brás de Alportel, um programa da RTP “Especial Páscoa”, com a equipa do programa “Portugal no Coração”.

O programa será transmitido, em directo do Jardim Carrera Viegas, durante 5 horas de emissão (10h00 > 13h00 / 16h00 > 18h00), com um painel de convidados, muitos artistas e actividades… A Festa das Tochas Floridas e a Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” serão os temas principais, mas muito mais será abordado… neste Especial Páscoa, em directo de São Brás de Alportel.
Participação dos seguintes Grupos Musicais: Cante Andarilho; Ana Malhoa; José Reza; Santamaria; Os Gully; Rancho tipico Sambrasense; Sebenta; Rui Bandeira; Broa de Mel.

Festa das Tochas no Domingo de Páscoa em S. Brás de Alportel (com vídeo)

Festa das Tochas Floridas, em São Brás

As tradicionais tochas ornamentadas com flores são o principal atractivo da secular "Procissão de Aleluia", que se realiza em São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa em honra de Cristo ressuscitado.

Considerada uma das mais genuínas manifestações culturais religiosas do país, a procissão é conhecida pelo facto dos andores darem lugar às flores, que ornamentam tochas e cobrem o chão, em tapetes. Paralelamente à procissão e durante a tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe o encontro de sons e sabores, onde se pode assistir a espectáculos de música popular e adquirir doces e petiscos regionais.
in "Barlavento"
Veja o vídeo da Festa das Tochas Floridas em 2008 (da autoria de Nuno Loureiro)

Autárquicas/São Brás de Alportel: António Eusébio em entrevista no "Região Sul"

O actual presidente e candidato pelo PS à Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio, responde esta quarta-feira, 8 de Abril, a algumas questões do Região Sul, em entrevista online, agendada para as 11 horas.

António Eusébio, de 42 anos, entre outros assuntos, vai fazer um balanço da gestão autárquica ao longo dos oitos anos de mandato, falar das consequências para o município da distribuição das camas previstas pelo Plano de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL) e sobre projectos futuros.

Recorde-se, o Região Sul está a efectuar entrevistas online a todos os candidatos autárquicos algarvios, aceitando sugestões dos leitores para questões a colocar. Estas podem ser enviadas para o e-mail autarquicas09@regiao-sul.pt, indicando qual o candidato a quem gostariam de ver colocada a pergunta.

A entrevista será conduzida pela Jornalista Cristina Elói do Semanário "Região Sul".

Passeio/Maratona BTT de Alte já aceita inscrições

A 11.ª edição do Passeio/Maratona BTT de Alte, um dos mais prestigiados eventos do género no país, marcado para 25 de Abril, já aceita inscrições.

A prova é organizada pela Escola Profissional de Alte, com o apoio de diversas entidades, realizando-se no âmbito da programação da Semana Cultural de Alte. Este passeio apresenta quatro níveis, respondendo às solicitações dos vários interessados: infantil/familiar (16 km); passeio (29 km); meia-maratona (54 km); e Maratona Lazer e 2.ª prova da Taça de Portugal de XCM (80 km).

O percurso estende-se para norte, permitindo que os participantes desfrutem do vale junto à Ribeira do Arade. Quem fizer a maratona terá ainda a possibilidade de efectuar o sempre espectacular «single track» junto à Ribeira de Algibre.

Como alternativa à bicicleta a organização disponibilizará aos acompanhantes um passeio pedestre guiado pela aldeia de Alte e zona circundante, com uma duração aproximada de duas horas e limitado a 150 participantes. Além disso, decorrerá uma exposição de marcas e lojas ligadas ao ramo. Para a 11ª edição deste evento, o limite de participantes é de 2000 pessoas.

As inscrições são efectuadas em www.epalte.pt. Mais informações no sítio ou pelo telefone 289478663/8.
Edgar Pires in Região Sul

07 abril, 2009

Código da Estrada: Condutores que pagam ainda podem contestar

O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucional a norma do Código da Estrada que impedia a contestação da infracção a quem pagasse voluntariamente a multa.

Segundo o Tribunal Constitucional, o pagamento voluntário da coima «impedia o arguido de, na impugnação judicial da decisão administrativa que aplicasse a sanção acessória de inibição de conduzir, questionar não só a correcção da qualificação jurídica dos factos, mas a própria verificação dos factos e mesmo a ocorrência de vícios de vontade que tivessem inquinado a decisão de proceder ao pagamento voluntário da coima».

Em causa está o artigo 175 número quatro do Código da Estrada de 2005, que refere que «o pagamento voluntário da coima não impede o arguido de apresentar a sua defesa, restrita à gravidade da infracção e à sanção acessória aplicável».

Para o TC, esta norma é inconstitucional, uma vez que paga voluntariamente a coima, ao condutor «não é consentido, na fase de impugnação judicial da decisão administrativa que aplicou a sanção acessória de inibição de conduzir, discutir a existência da infracção».
in Diário Digital

Faro - 7.ª Semana Gastronómica - “Xarém em Abril”

Decorre até ao próximo dia 12 de Abril, a 7.ª Semana Gastronómica de Faro “Xarém em Abril”, em vários restaurantes do Concelho de Faro.

Organizada pela Autarquia local, Ambifaro e Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), esta edição conta com a participação de 33 restaurantes, que irão servir os melhores pratos de xarém, as tradicionais “papas de milho” algarvias.

O objectivo é promover a gastronomia regional, os estabelecimentos de restauração do concelho, a diversidade e variedade dos produtos regionais e modos de confeccionar, bem como captar um maior número de visitantes através da riqueza gastronómica da região.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -