12 abril, 2009

FESTA DAS TOCHAS FLORIDAS - SÃO BRÁS DE ALPORTEL

A Procissão

“Ressuscitou como disse, Aleluia!”Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores.Esta é a voz da Fé que se renova ano após ano. Esta é a força da tradição!A vila é um mar de tochas floridas. Os homens, formando alas, abrem a procissão, empunhando uma tocha na mão. Ao longo da procissão, reúnem-se em pequenos grupos para, alternadamente, se levantar o grito do “aleluia”. Aqui e além ouve-se uma voz potente e sonora: “Ressuscitou como disse!”. O grupo erguendo bem alto a tocha, com grande alegria e entusiasmo, responde: “Aleluia, aleluia, aleluia!”.É a manifestação popular da fé em Cristo ressuscitado.

No Domingo de Páscoa, São Brás de Alportel é palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas. As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão. É a tradição quem fala mais alto neste dia, e por ela erguem-se as tochas, canta-se “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”, sente-se a emoção de um dia pleno de sentir popular.São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses.Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.

O Tapete de Flores

Um longo tapete com 1Km de flores cobre o chão, descrevendo o percurso da Procissão, como se a Primavera também ela viesse celebrar este dia de Festa.
Para construir esta verdadeira obra de arte, são precisas 3 toneladas de flores, num trabalho que resulta de um centena de voluntários.Depois de uma árdua semana de trabalho, na apanha e preparação das flores, é na véspera do Domingo de Páscoa, por volta das 5h00, que todos os minutos são poucos, noite fora, até ao amanhecer, para que quando o sol chegar, possa fazer brilhar o magnífico tapete florido que descreve o percurso da Procissão e que pode ser observado a partir das 09h30, nas Ruas da Vila de São Brás de Alportel.

Encontro de Sabores

A partir das 10h00, no Largo de São Sebastião (localizado no centro da localidade, à beira do percurso da procissão), pode apreciar os doces típicos desta Vila do Sotavento Algarvio. Numa pequena feira de doces regionais, estão representados os irresistíveis sabores do sul do país: os típicos folares da Páscoa, as amêndoas tenras de São Brás, os doces à base de frutos secos: figo, amêndoa e a maravilhosa alfarroba, o chocolate da serra, que não vai querer deixar de provar. Tudo isto e muito mais para provar no Encontro de Sabores, na Festa das Tochas Floridas.

Tarde Cultural

Durante a tarde, no Adro da Igreja Matriz, a organização proporciona aos visitantes uma tarde cultural, com a participação de vários grupos musicais, sendo a música portuguesa o ingrediente principal. E enquanto se escutam os sons, podem também apreciar-se os sabores dos doces regionais e dos petiscos típicos, num espaço de mostra e venda da gastronomia e doçaria regional.A não deixar de provar: os saborosos folares, doce típico desta quadra e as amêndoas tenras de São Brás, feitas artesanalmente, em tachos de cobre.

Organização: Associação Cultural Sambrasense / Paróquia de São Brás / Município de São Brás de Alportel
Apoio: Junta de Freguesia de São Brás de Alportel

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?