Governadora Civil de Faro visitou Escolas de São Brás de Alportel
Algarve tem dado passos significativos na melhoria da qualidade das nossas escolas, considera Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.
“O Algarve tem dado passos muito significativos na melhoria da qualidade das nossas escolas”, reconheceu hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante uma visita a estabelecimentos de ensino de São Brás de Alportel e de Faro.

Isilda Gomes, que se deslocou às escolas secundária José Belchior Viegas e E.B. 2,3 Poeta Bernardo Passos, em São Brás de Alportel e à secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, no âmbito da Agenda Temática “O Algarve e a Educação” e das comemorações regionais do Ano Europeu para a Criatividade e a Inovação (AECI), considerou que os jovens de hoje “têm razões para gostar da escola”, tendo em conta a diversidade da oferta na área da educação e formação, bem como a facilidade de acesso às novas tecnologias.
“Sinto-me profundamente orgulhosa por constatar que as escolas algarvias estão a cumprir cabalmente o seu papel, ao formar cidadãos com uma forte consciência cívica e uma grande capacidade de intervenção na comunidade”, reconheceu Isilda Gomes.
Na Escola José Belchior Viegas, estabelecimento frequentado por cerca de 650 alunos, a Governadora Civil visitou uma exposição sobre o 25 de Abril elaborada pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Design e partilhou alguns momentos das aulas dos cursos profissionais de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, Técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos e do Curso de Educação e Formação de Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos.
Naquele concelho do interior algarvio a Governadora Civil deslocou-se ainda à Escola E.B 2,3 Poeta Bernardo Passos, sede do Agrupamento que integra um total de 1.285 alunos, onde assistiu à apresentação de trabalhos elaborados por alunos do Curso de Educação e Formação de Pré-Impressão, bem como o Jardim-de-Infância do Coreto, responsável pelo projecto Kidsmart, que visa proporcionar o acesso às tecnologias de informação a crianças mais pequenas.
No âmbito da deslocação às duas escolas de S.B. de Alportel a Governadora Civil destacou a importância da ligação existente entre aqueles estabelecimentos e a comunidade local, tendo elogiado a colaboração do presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia pela disponibilidade e apoio prestados na área do ensino.“O envolvimento das autarquias! na área da educação e formação revela a preocupação por parte dos responsáveis municipais com a integração dos jovens na comunidade e no mercado de trabalho, para além de garantir a qualificação de profissionais em áreas extremamente importantes para o futuro do Algarve”, sublinhou Isilda Gomes, admitindo-se surpreendida com o empenho demonstrado pelos alunos do concelho no desenvolvimento das respectivas actividades curriculares com uma grande “criatividade e inovação”.
“Os jovens de São Brás de Alportel sabem valorizar o esforço feito pelas escolas no sentido de lhes proporcionarem um vasto leque de opções profissionais e isso revela-se na dedicação e nos níveis de sucesso escolar que apresentam”, referiu a Governadora Civil de Faro, para quem a intervençã! ;o da Direcção Regional de Educação do Alg arve tem sido “fundamental” para a evolução registada nesta área.
“A Direcção Regional de Educação do Algarve tem desenvolvido um trabalho meritório ao potenciar a instalação de novos cursos na região, permitindo assim aumentar as opções profissionais dos nossos jovens e a sua qualificação, o que garante uma maior facilidade de integração no mercado de trabalho”, referiu Isilda Gomes.
EM FARO...
Em Faro a Governadora Civil visitou a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, frequentada por 900 alunos, onde acompanhou os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Línguas e Humanidades e de Ciências e Tecnologia, tendo elogiado o Conselho Executivo e os professores daquele estabelecimento de ensino pelo recurso e capacidade de adaptação às novas tecnologias.
Durante a presença numa aula de matemática, disciplina que leccionou até há 12 anos, Isilda Gomes, considerou que “aprender é actualmente uma tarefa fascinante” e sublinhou a importância da aposta feita na área da educação e formação por parte do presidente da Câmara Municipal de Faro e doutros autarcas do município.
“Finalmente acho que a educação passou a ser vista como uma responsabilidade transversal, cabendo não sóapais e professores mas também aos decisores, sendo o presidente da Câmara de Faro um modelo no que diz respeito ao apoio prestado às escolas do município”, frisou Isilda Gomes, considerando que o Algarve tem correspondido inteiramente às expectativas do Governo na aplicação das políticas de educação e formação.Durante esta jornada integrada nas Agendas Temáticas e no AECI, o director regional de Educação do Algarve, Luís Correia, destacou por sua vez os níveis de qualidade registados nas escolas, tendo salientado que este é o resultado de um esforço conjunto desenvolvido por todos os responsáveis que trabalham nesta área.
“É importante que o trabalho feito pelas nossas escolas e pelos seus profissionais seja reconhecido pela sociedade, pois merece ser visto com seriedade”, considerou Luís Correia. Para além do Director Regional da Educação do Algarve participaram nesta jornada das Agendas Temáticas os presidentes das Câmaras Municipais de S.B. de Alportel e de Faro, presidentes de Juntas de Freguesia e outros autarcas e responsáveis da área da educação e formação.
<< Home