Algarve tem 12 projectos de potencial interesse nacional

Lagos e Lagoa recebem dois projectos de potencial interesse nacional cada um e os concelhos de Silves e Portimão têm um cada. Já a secretária da comissão de avaliação e acompanhamento dos PIN, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Madalena Oliveira e Silva, disse à margem do debate que existem três projectos do Algarve suspensos. No Algarve, situa-se cerca de metade dos PIN em apreciação, acrescentou, não adiantando o número de projectos nesta situação.
Além dos 12 projectos de potencial interesse nacional, o Algarve tem também 16 projectos estruturantes, disse Nuno Aires. O vice-presidente do Turismo do Algarve referiu que, com os novos projectos de potencial interesse nacional, a região terá mais 14 mil camas turísticas, "num esforço para contribuir para qualificar o destino".
Entre os projectos de potencial interesse nacional, as fases de desenvolvimento são diversas, e se o Parkalgar tem o autódromo com a quase totalidade do investimento concretizada, ou seja, 115 milhões de euros de um total de 200 milhões, alguns projectos ainda não têm data prevista de conclusão, como o Cidade Lacustre. Este empreendimento, representado o maior investimento da lista dos 12 projectos de potencial interesse nacional apresentada pelo Turismo do Algarve, ao atingir mil milhões de euros. Abrangendo 168 hectares, com áreas de habitação, comercial e turística, o Cidade Lacustre situa-se em Vilamoura (Loulé) e terá três mil camas distribuídas por duas unidades de cinco estrelas e dois aldeamentos turísticos.
O Amendoeira Golf Resort também mereceu o estatuto de projectos de potencial interesse nacional e, após um investimento de 400 milhões de euros, o seu promotor, o grupo Oceânico Developments, prevê inaugurar em 2010 um total de 1.187 camas turísticas.
Segundo dados do Turismo do Algarve, também para o próximo ano está marcada a conclusão do projecto Palmares Resort, em Lagos, ao qual o grupo Onyria destinou 300 milhões de euros para construir um hotel de cinco estrelas, com 200 quartos e 450 unidades turísticas e residenciais.
Em Castrim Marim irá instalar-se o Verdelago Resort, um investimento de 259 milhões de euros, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012.
<< Home