11 abril, 2009

SÃO BRÁS DE ALPORTEL - Festa das Tochas Floridas -

No próximo domingo de Páscoa, dia 12 de Abril, São Brás de Alportel será uma vez mais palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas. As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão. Em nome da fé e da tradição, erguem-se as tochas ao alto e canta-se o refrão sentido “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia.
São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses. Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.
Quem visita a vila de São Brás de Alportel neste dia, pode ainda apreciar a saborosa doçaria, num espaço de mostra e venda de produtos locais – “Encontro de Sabores” -, no Largo de São Sebastião, aberto ao público desde as 10h00.
Não deixe de provar as típicas amêndoas tenras de São Brás, os folares típicos desta época do ano e de saborear as receitas genuínas, à base de figo, amêndoa ou alfarroba, verdadeiro chocolate da serra.À tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe uma tarde cultural, onde pode assistir a espectáculos de música popular portuguesa, conhecer os premiados dos concursos de jogos florais, tochas e varandas, enquanto saboreia doces e petiscos regionais, num espaço dedicado aos sabores.
O convidado especial desta Tarde Cultural é o conceituado artista TOY, mas o cartaz contempla ainda o grupo de música tradicional “Veredas da Memória” e um momento de dança, pelo Grupo de Danças de Salão da Escola Secundária João de Deus (Faro).

Para mais informações sobre a Festa das Tochas Floridas, clique aqui.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?