10 abril, 2020

Festa das Tochas Floridas 2020: Procissão de Aleluia sai às Janelas e Varandas da Vila de São Brás de Alportel


População Sambrasense, foi convidada a manter a tradição, cantando o Aleluia à janela e engalanando as suas Varandas.


A secular e tradicional Procissão da Aleluia - que integra a Festa das Tochas Floridas, não irá este ano sair às ruas, da bonita e pitoresca Vila de São Brás de Alportel, no Domingo de Páscoa, porém, a tradição não se deixará de cumprir – ainda que adaptada ao contexto da Pandemia de Corona Virus - Covid-19.

"Não sendo possível trazer a festa à rua, como acontece desde tempos imemoriais, com a tradicional e impressionante procissão da Aleluia, as suas Tochas Floridas e os tapetes de flores a colorir as principais ruas da vila, os são-brasenses são convidados a viver o final da Quaresma e celebrar a Páscoa em comunidade, mas a partir da sua janela, confinados à sua casa, em segurança, em forma de dádiva e entrega ao próximo", segundo a nota enviada às redacções pela Câmara Municipal de São Brás, que organiza a Festa, em parceria com a Associação Cultural Sambrasense e com o Centro Paqroquial de São de Alportel.
Às 10h30 do Domingo de Páscoa, será transmitida nas Redes Sociais, concretamente através das páginas do Facebook e do Instagram do Município a tradicional Eucarística da Ressurreição.
"Respeitando as regras de isolamento social, a comunidade está convidada a colocar colchas nas janelas e varandas das suas casas, onde pelas 11h30m, são desafiados a cantar e a fazer soar a fé e a tradição são-brasense, que rejubila com a ressurreição de Jesus cantando: “Ressuscitou como disse… Aleluia, Aleluia, Aleluia!", refere a Autarquia.
De igual forma, o também tradicional Concurso de Jogos Florais, ou seja, de quadras e versos inspirados nas tradições pascais de São Brás de Alportel, prosseguiu este ano, embora adequado ao contexto de Pandemia, e os trabalhos premiados serão conhecidos no Domingo de Páscoa, na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense (ACS).
"Está ainda a decorrer um concurso de fotografia digital, sob o tema «Procissão de Aleluia», uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com o Município, que visa recordar os melhores momentos e os diferentes olhares sobre este evento que, ano após ano, tem vindo a envolver e a ser motivo de orgulho para toda a comunidade", acrescentou a Edilidade de São Brás de Alportel.
Mais informações e inscrições devem ser solicitadas através do email da Associação Cultural Sambrasense: cultural@acs.com.pt ou na página de Facebook da ACS.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?