23 abril, 2009

Loulé poderá ter Maior Ikea da Península Ibérica

O concelho de Loulé deverá ser o escolhido para a instalação de uma loja e de um centro comercial do grupo sueco IKEA. Já decorreram contactos exploratórios e em cima da mesa está um investimento de 200 milhões de euros, com a criação de perto de três mil postos de trabalho.

"Será a maior estrutura do grupo na Península Ibérica e estamos muito interessados em acolher o projecto", confirma Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé.

Segundo o Correio da Manhã responsáveis do IKEA já se deslocaram a Loulé para uma reunião com o autarca e Seruca Emídio espera que "não surjam entraves a inviabilizar o negócio", até porque a alternativa passa por Espanha.

"O grupo tem uma loja na zona de Lisboa [Alfragide] e outra em Sevilha e quer preencher o espaço geográfico situado entre estes dois pontos, no qual se inclui o Algarve, parte do Alentejo e a zona de Huelva, havendo a possibilidade da escolha recair nesta última cidade espanhola", alerta Seruca Emídio.

O nó do aeroporto da Via do Infante, perto do Parque das Cidades, é apontado como a localização provável, mas surgem vozes discordantes, devido a dificuldades no trânsito, quando ali vai nascer um hospital e os acessos ao estádio, em dia de jogo, são complicados. As antigas instalações da Unicer, na saída para Quarteira, apresentam--se como uma solução a considerar. "A localização não é o factor mais importante. Queremos é que o investimento fique no concelho", defende Seruca Emídio.

A instalação de uma loja e de um centro comercial do IKEA no Algarve "não trás nenhum valor acrescentado para a região nem para a sua principal actividade, o turismo", refere Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Este responsável critica igualmente a localização, caso se confirme o nó do aeroporto. "O Parque das Cidades deve ter um espaço multiusos, um centro de congressos e outros equipamentos que sirvam o turismo e não centros comerciais."

João Rosado, da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), recebeu na semana passada "esta péssima notícia. O IKEA não trás nenhuma vantagem para o Algarve e a criação de postos de trabalho é ilusória, pois muitos, no comércio tradicional, vão desaparecer."

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?