ALMA ALGARVIA
31 dezembro, 2007
23 dezembro, 2007
Todo o espírito do Natal tradicional em São Brás de Alportel…
Já no Sotavento participam as localidades de Alportel, Mesquita, Corotelo e Machados (São Brás Alportel), Ameixial, Cortelha, Penina e Tor (Loulé), Martim Longo e Vaqueiros (Alcoutim), Cachopo (Tavira); Estói (Faro), e Odeleite (Castro Marim).Todos eles terão de criar um presépio que esteja ligado às tradições locais e à história da aldeia.
E este ano o facto de não se saber onde as aldeias ficam não será desculpa para as não visitar. No site Algarve Digital, põem ser encontrados mapas interactivos da região, uma medida feita ao abrigo do programa Geo Algarve. Estes mapas podem ser consultados em http://geo.algarvedigital.pt/.
A iniciativa é feita no âmbito das Aldeias do Algarve e inserido no Plano Estratégico para as Áreas de Baixa Densidade do PROALGARVE.A Festa dos Presépios do Algarve já se realiza há cinco anos consecutivos e é uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Em São Brás de Alportel...
Todos podem visitar os quatro Presépios Públicos, expostos em quatro locais do Concelho, que nasceram da união e da boa vontade das comunidades locais.
Aceitando o desafio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR), de novo as comunidades locais, as associações e as autarquias (Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel) juntaram-se para manter vivas as tradições do Natal, recuperando o costume de construir presépios de todos e para todos…
Quatro presépios podem ser visitados em São Brás de Alportel, até ao próximo dia 6 de Janeiro (dia de Reis):
- Em Machados (no Parque dos Poetas, junto à EN2, 6Km a sul da Vila, direcção Faro – São Brás) - onde as tradicionais figuras do presépio, criadas com tecidos e outros materiais reutilizados dão as “Boas Festas” a quem chega... Um trabalho a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, com a colaboração da população;
- Em Corotelo (no Átrio da Escola – na parte poente do concelho], toda a comunidade escolar uniu esforços para construir um bonito presépio, com figuras em tamanho real e muita imaginação... um trabalho com coordenação do Jardim-de-Infância do Corotelo, que contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Uma mensagem de esperança num futuro melhor, é deixada pelos mais pequenos, neste presépio original.
- Em Alportel [no Centro Museológico – centro da aldeia de Alportel, a norte da Vila] - Uma Aldeia de Alportel em miniatura nasceu da arte e da união da comunidade, para acolher em fraternidade este Natal... num trabalho minucioso e paciente, os homens e as mulheres de natal deram de novo prova de como a união e a fraternidade são capazes de verdadeiras obras de arte. A iniciativa cabe à Sociedade Recreativa Alportelense.
- Em Mesquita (junto à Capela – na zona nascente do concelho) - O bonito sítio de Mesquita acolhe de novo um presépio público. Com tradicionais bonecos de trapo, cortiça e muita criatividade nasceu um presépio original, que procura recriar todo o espírito do Natal... e pode ser visitado num espaço junto à Capela da Mesquita, num trabalho a cargo da comunidade local.
Durante a quadra natalícia, em São Brás de Alportel podem ainda visitar-se um conjunto de outros Presépios Públicos: um Presépio Misto no Museu do Trajo, numa iniciativa do Museu do Trajo de São Brás de Alportel; presépios no Centro Infantil António Calçada e no Lar de 3.ª Idade - Sta Casa da Misericórdia, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e também o Presépio Tradicional Algarvio na Igreja Matriz, que a Paróquia de São Brás de Alportel apresenta uma vez mais para preservar a tradição do Presépio Algarvio.
22 dezembro, 2007
ESTE NATAL FAÇA COMPRAS NO COMÉRCIO LOCAL
Para além de um conjunto de acções de divulgação, esta campanha é composta de um conjunto de iniciativas, nomeadamente:
> Reforço da Iluminação de Natal nas principais artérias da Vila e em espaços do Concelho;
> Som ambiente nas ruas comerciais da vila [Diariamente 10h – 20h];
> Alargamento do horário de funcionamento do comércio [a Câmara Municipal autoriza o alargamento do horário dos estabelecimentos comerciais, durante o mês de Dezembro, podendo estender-se, diariamente, ao período 08h > 22h];
> Acções de Animação de rua:
- Festa de Chegada do Pai Natal [Dia 8 de Dezembro sábado 15h Av. da Liberdade]
- Visita do Pai Natal [Sábados 10h30 – 12h30 Junto ao Mercado e Zonas Comerciais]
- Espectáculos Musicais [sábados 10h30 Junto ao Mercado Municipal]
Dia 8 Espectáculo com Grupo Coral Infantil de Loulé
Dia 15 Espectáculo, com Grupo de Acordeonistas de S. Brás de Alportel
Dia 22 Espectáculo, com Veredas da Memória
21 dezembro, 2007
CONCERTO DE NATAL NO CINE - TEATRO S. BRÁS

Sob a direcção do maestro Luis Carvalho, o concerto será constituído por duas partes, sendo a primeira preenchida com composições de Arcangelo Corelli, Bach, Adolphe Adam (com a incontornável “Noite Feliz”) e Francesco Manfredini, terminando com a célebre Adeste Fidelis, anónima na composição e universal na celebração de uma melodia que é um Hino de Natal. A segunda parte é dedicada a Grubert; Haendel, com quatro maravilhosas composições); havendo lugar para a “Ave Maria” de Charles Gounod e finalizando, com toda a emoção, com o “Concerto per il Santo Natale”, de Giuseppe Torelli. Este maravilhoso concerto contará com a participação especial do solista (tenor) Rui Baeta.
Programa:
J.S. Bach (1685-1750) > Grosser Herr und starker König
Adolphe Adam (1803-1856)> Noite Feliz
Francesco Manfredini (1684-1762)> Concerto per Santíssimo NataleI. Pastorale / II. Largo Allegro
Anónimo> Adeste Fidelis
G.F. Haendel (1685-1759)> The trumpet Shall Sound > Why do the nations> Thus saith the lord> Joy to the World
Charles Gounod (1818-1893)> Ave Maria
Giuseppe Torelli (1658-1709)> Concerto per il Santo Natale I. Grave / II. Vivace / III. Largo / IV. Vivace
20 dezembro, 2007
José Hermano Saraiva filmou em São Brás de Alportel

No passado dia 16 de Dezembro, o Programa “A Alma e a Gente”, de autoria do Prof. Hermano Saraiva, transmitido semanalmente, ao domingo, na RTP2, pelas 19h30 foi dedicado a São Brás de Alportel.
O seu apresentador é o historiador e professor de universidade José Hermano Saraiva.
Cada programa, traça a biografia de um português notável, com a evocação da sua época e o esclarecimento da sua contribuição para o denominador comum que é a Pátria Portuguesa. Cada figura será recordada no cenário mais adequado, e no caso de figuras literárias será feita uma síntese da obra com a leitura expressiva de alguns trechos mais significativos.
A Alma e a Gente constitui uma lição e um estímulo sobre a arte de falar a Língua Portuguesa. Sendo a sua base e verdadeira razão de ser, o êxito do Autor desde há mais de trinta anos, mantendo o método do improviso verbal, sem tele-pontos nem qualquer outro apoio, características que tem tornado tão populares todos os programas qualquer que seja o tema tratado.
19 dezembro, 2007
Bike Clube S.Brás comemora 3 anos de pedaladas

No Domingo (dia 23 de Dezembro) o Bike Clube S. Brás, realiza um Torneio de Paintball, na Fonte Férrea, pelas 10h, que conta com a organização do Monte dos Marafados.
Para mais informações e para inscrições contacte 962858418 ou 919208629.
Inscrições limitadas na FREEBIKE Loulé ou através dos contactos 962858418 ou 919208629.
18 dezembro, 2007
Concurso “Saúde em Palavras” lançado em São Brás de Alportel
17 dezembro, 2007
Mercado solidário em São Brás de Alportel
15 dezembro, 2007
13 dezembro, 2007
“Rota da Cortiça” arranca em meados de 2008

12 dezembro, 2007
11 dezembro, 2007
Rally de Portugal 2008 passa novamente por São Brás de Alportel

No primeiro dia na estrada, os concorrentes realizarão duplas passagens por Loulé, Vascão e S. Brás de Alportel, portanto, e como o próprio nome das especiais indica, a etapa será disputada na zona de Loulé e S. Brás de Alportel.
As especiais são, na generalidade, muito semelhantes às do ano passado, mas todas elas são novas versões. Aproveitam grande parte dos percursos utilizados na prova do mundial, embora com quilometragens sensivelmente menores, especialmente no primeiro dia.
10 dezembro, 2007
Detido homem em São Brás de Alportel por caçar aves selvagens com armadilhas
De acordo com fonte da GNR, o indivíduo, residente em São Brás de Alportel, dedicava-se à captura das aves em armadilhas artesanais no interior de uma reserva de caça concessionada à Associação de Vizinhos dos Machados de São Brás de Alportel.
O crime de que o homem é suspeito pode ser punido com pena de prisão até 6 meses ou pena de multa até 100 dias.
Fonte da GNR disse à Lusa que este tipo de detecções é relativamente raro, uma vez que «é muito difícil apanhar alguém em flagrante praticando estes delitos».
Na sua posse, o suspeito tinha 42 piscos-de-peito-ruivo ( erithacus rubela), 14 tordos (turdus philomelos), 9 toutinegras-de-barrete-preto (sylvia atricapilla), 2 Melros (turdus merula), 2 tentilhões-montês ( fringilla montifringilla) e 1 cartaxo-comum (saxicola torquata).
Das 74 armadilhas, 30 encontravam-se armadas para captura.
O indivíduo detido, foi notificado para ser ouvido no Tribunal Judicial da Comarca de Faro dia 10 de Dezembro de 2007.
09 dezembro, 2007
“São Brás de Alportel dá mais um Passo no Caminho da Descoberta do Passado”
Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel abre as portas ao público
Da reabilitação do antigo edifício do Matadouro Municipal, no Centro Histórico da Vila de São Brás de Alportel, nasceu o novo Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel, um novo espaço que abriu as suas portas ao público, no dia 7 de Dezembro, ao final da tarde.
A criação deste novo Centro Explicativo e de Acolhimento da “Calçadinha” surge no âmbito de um vasto projecto de valorização do património do concelho, tendo como ponto de partida o conhecimento e a preservação da “Calçadinha” de São Brás de Alportel, antiga via de origem romana, que constitui o ex-libris do património arqueológico do município.
A “Calçadinha” constituiu, deste modo, “o ponto de partida” para o estudo e para a descoberta do passado do concelho que à mercê da sua centralidade no mapa do Algarve, acolhia naquele tempo duas importantes vias, no sentido sul – norte e no sentido este – oeste (esta via vindo de Balsa – Tavira).
Esta antiga via, de origem romana, deveria ligar Ossónoba (actual cidade de Faro) às terras do Norte. Neste momento, em resultado de trabalhos de limpeza e prospecção arqueológica, encontram-se a descoberta dois troços: o Troço A e o Troço B, numa extensão total de 1480 metros. Estruturalmente, os dois troços apresentam características diferentes, o que se deve às várias intervenções de que foram alvo ao longo dos tempos.
A criação deste Centro é um dos vectores da estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, que tem o turismo cultural como uma das principais apostas, dado que São Brás de Alportel apresenta um valioso legado arqueológico, nomeadamente, dos períodos romano e islâmico, que importa valorizar e dar a conhecer.
O projecto de construção do centro contou com financiamento comunitário, através do PROALGARVE. A obra ficou a cargo da empresa António Poucochinho, orçando num valor global de 229.904,00 euros.
Para desempenhar os seus objectivos, que passam não apenas pelo acolhimento ao turista, mas também por dar continuidade ao projecto de valorização da “Calçadinha” e por incentivar o estudo do passado arqueológico do concelho, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha disponibiliza um conjunto de serviços e espaços, nomeadamente: Serviço de Informações, na recepção; Sala de exposições permanente, que apresenta informação sobre a “Calçadinha”; Sala polivalente destinada a exposições temáticas entre muitas outras actividades; Sala de estudo e investigação, aberta à comunidade e ainda um Gabinete técnico. Nas zonas exteriores, existe uma área verde de lazer e um espaço reservado à realização de actividades de recriação do passado.
O Centro encontra-se aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e pode ainda ser contactado pelo telefone 289 840 000, fax. 289 842 455 e E-mail centro.calcadinha@cm-sbras.pt. Mais informações podem ainda ser encontradas no sítio da Calçadinha na Internet: em http://www.calcadinha.cm-sbras.pt
A Cerimónia de inauguração realizou-se no passado dia 7 de Dezembro, durante a qual será inaugurada a Exposição patente na Sala de Exposições Permanente.
O Centro está localizado na Rua do Matadouro, n.º 2 (junto ao complexo de Piscinas Municipais de São Brás de Alportel).
08 dezembro, 2007
NATAL 2007 EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL
Dia 8 sábado - 15h00 - Av. da Liberdade (junto ao Cine-Teatro S. Brás)
Festa da Chegada do Pai Natal
Com a participação da Escola de Patinagem do CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia
Org.: Câmara Municipal de S. Brás de Alportel
Dias 11 e 12 terça e quarta-feira - Cine-Teatro São Brás - Festa de Natal das Crianças
Festa dirigida a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho.
Programa:
> Teatro Infantil: “Oh Oh Oh A caixinha de música”, pela Companhia “Encerrado para Obras”
Numa divertida viagem ao universo das canções de Natal… os meninos e as meninas vão conhecer duendes taciturnos, renas cansadas, um Pai-Natal zangado, reis-Magos perdidos, ou ainda a vaca e o burro mais famosos da história.
Numa roupagem essencialmente acústica, fluindo entre a música tradicional e a música pop, um conjunto de 4 actores/músicos multifacetados apresentam canções, em 7 diferentes idiomas!
Um Natal em todas as línguas e de todas as cores, para todos os meninos do Mundo!
> Visita do Pai Natal.
Org.: Câmara Municipal de S. Brás de Alportel
Dia 15 - Sábado - 15h00 - Salão de Festas da Santa Casa de Misericórdia
Festa de Natal – Centro Infantil António Calçada
Org.: Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel
Dia 16 - Domingo - 16h00 Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires
Festa de Natal do CCD
Palhaços, insufláveis, e muita animação.
Org.: Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel
Dia 23 - Domingo - 15h00 - Centro Museológico do Alportel
Festa de Natal Solidária
Actividades e Lanche Convívio, com distribuição de prendas numa festa dedicada às crianças, que resulta da realização do Bazar Solidário.
Org.: Sociedade Recreativa Alportelense
Dia 25 - Dia de Natal - 15h00 - Sede do Motoclube
Festa de Natal do Motoclube “Os Amigos da Estrada”
Org.: Motoclube de S. Brás de Alportel “Os Amigos da Estrada”
07 dezembro, 2007
Feira da Serra de Loulé coloca amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras em destaque
A nova edição da Feira da Serra de Loulé vai decorrer entre 7 e 9 de Dezembro, no Pavilhão da ExpoAlgarve (Nera), na zona industrial de Loulé, dando destaque a uma exposição dedicada ao pomar tradicional de sequeiro. Ler noticia aqui!05 dezembro, 2007
04 dezembro, 2007
03 dezembro, 2007
“Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” assinalado no Algarve
Cavaco, que grande decepção - in Blog "Coisas de Gajos"
02 dezembro, 2007
Inspector-Geral da ASAE ao "Correio da Manhã":
António Nunes, inspector-geral da ASAE, afirma que não fecha os olhos a qualquer infracção e que a sua acção visa a defesa dos consumidores e da livre concorrência. Não conhece nenhum caso de corrupção na ASAE, confia em absoluto nos seus inspectores e revela que Portugal tem o dobro de restaurantes, bares e cafés da média europeia. Alerta para o facto de metade do sector só ter duas alternativas: ou se renova ou acaba por fechar. Como em tudo na vida.
Pantera Cor-de-rosa em São Brás de Alportel

A iniciativa traz a São Brás as aventuras e peripécias policiais do inesquecível Jacques Closeau, o mais desastrado dos inspectores, em quatro títulos da série que marcou a história da sétima arte.
O filme “Um Tiro às Escuras” (1964) a 2 de Dezembro, “A Pantera volta a atacar” (1976) a 9 de Dezembro e por fim chega “A Vingança da Pantera” (1978) no dia 16 de Dezembro.
A personagem animada “pantera cor-de-rosa” foi criada em 1963 pelo realizador Blake Edwards, para ilustrar o início do seu primeiro filme, “A Pantera com de rosa”, uma comédia policial em torno do roubo de um valioso diamante. A introdução de um desenho animado com o nome da jóia foi de tal forma bem sucedido que viria a ser padrão, sendo utilizado em todos as outras sequências da série.
O Ciclo de Cinema “Pantera Cor-de-Rosa” tem encontro marcado nas tardes de Domingo, pelas 15h30 horas e é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com o Cine-Clube de Faro, que pretende recordar os clássicos do cinema.
01 dezembro, 2007
São Brás de Alportel Sobre Rodas
