13 dezembro, 2007

“Rota da Cortiça” arranca em meados de 2008

A partir de Julho de 2008, a “Rota da Cortiça” estará a funcionar no terreno, constituindo-se como "um produto turístico inovador” que orientará o visitante para a descoberta dos principais núcleos da cadeia de produção e transformação daquela matéria.

Promovida pela Associação Rota da Cortiça (ARC), a iniciativa – que está a ser desenvolvida – implica um percurso que se desenrolará, a partir de São Brás de Alportel, em torno do tema, conhecendo o sobreiral, a fábrica tradicional preparadora e a fábrica moderna de transformação.

Em cada um destes locais, refere a ARC, funcionará um pólo de interpretação com painéis informativos e sistemas multimédia. O tema central será a cortiça, mas será dada “atenção” a outros elementos identitários da região: história, gastronomia, artesanato e meio ambiente. Nesse âmbito, outros locais de visita obrigatória serão o Museu do Trajo Algarvio (situado na vila são-brasense) e um terreno agrícola com árvores de sequeiro e culturas de regadio (situado em pleno barrocal), também eles pólos de interpretação.

De forma a aprofundar os conhecimentos sobre a temática, a associação organiza debates, conferências, seminários e intercâmbios, sob o tema “Conversas à volta do Sobreiro”. O arranque deu-se em Novembro e a próxima sessão, “Passado e Presente das Gentes da Cortiça”, está agendada para o dia 10 de Janeiro, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (IN LOCO), em São Brás de Alportel. Com estas iniciativas, a ARC pretende “contribuir para a protecção e divulgação do único produto em que Portugal é líder mundial”.
Edgar Pires - in "Regiao Sul"

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?