23 dezembro, 2007

Todo o espírito do Natal tradicional em São Brás de Alportel…

CONCELHO TEM QUATRO PRESÉPIOS PÚBLICOS

Habitantes de aldeias típicas algarvias vão voltar a trabalhar em conjunto para fazer um presépio original, feito segundo a tradição local.

A Festa dos Presépios do Algarve conta em 2007, com a participação de 18 aldeias, de 10 concelhos algarvios.A iniciativa teve início a 15 de Dezembro, altura em que os diferentes presépios poderam começar a ser visitados.
No Barlavento, participam nesta festa as aldeias de Alcantarilha (Silves), Alferce e Monchique (Monchique), Barão de São João (Lagos); e Paderne (Albufeira).
Já no Sotavento participam as localidades de Alportel, Mesquita, Corotelo e Machados (São Brás Alportel), Ameixial, Cortelha, Penina e Tor (Loulé), Martim Longo e Vaqueiros (Alcoutim), Cachopo (Tavira); Estói (Faro), e Odeleite (Castro Marim).Todos eles terão de criar um presépio que esteja ligado às tradições locais e à história da aldeia.
E este ano o facto de não se saber onde as aldeias ficam não será desculpa para as não visitar. No site Algarve Digital, põem ser encontrados mapas interactivos da região, uma medida feita ao abrigo do programa Geo Algarve. Estes mapas podem ser consultados em http://geo.algarvedigital.pt/.
A iniciativa é feita no âmbito das Aldeias do Algarve e inserido no Plano Estratégico para as Áreas de Baixa Densidade do PROALGARVE.A Festa dos Presépios do Algarve já se realiza há cinco anos consecutivos e é uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Em São Brás de Alportel...

Todos podem visitar os quatro Presépios Públicos, expostos em quatro locais do Concelho, que nasceram da união e da boa vontade das comunidades locais.

Aceitando o desafio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR), de novo as comunidades locais, as associações e as autarquias (Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel) juntaram-se para manter vivas as tradições do Natal, recuperando o costume de construir presépios de todos e para todos…

Quatro presépios podem ser visitados em São Brás de Alportel, até ao próximo dia 6 de Janeiro (dia de Reis):

- Em Machados (no Parque dos Poetas, junto à EN2, 6Km a sul da Vila, direcção Faro – São Brás) - onde as tradicionais figuras do presépio, criadas com tecidos e outros materiais reutilizados dão as “Boas Festas” a quem chega... Um trabalho a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, com a colaboração da população;

- Em Corotelo (no Átrio da Escola – na parte poente do concelho], toda a comunidade escolar uniu esforços para construir um bonito presépio, com figuras em tamanho real e muita imaginação... um trabalho com coordenação do Jardim-de-Infância do Corotelo, que contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Uma mensagem de esperança num futuro melhor, é deixada pelos mais pequenos, neste presépio original.

- Em Alportel [no Centro Museológico – centro da aldeia de Alportel, a norte da Vila] - Uma Aldeia de Alportel em miniatura nasceu da arte e da união da comunidade, para acolher em fraternidade este Natal... num trabalho minucioso e paciente, os homens e as mulheres de natal deram de novo prova de como a união e a fraternidade são capazes de verdadeiras obras de arte. A iniciativa cabe à Sociedade Recreativa Alportelense.

- Em Mesquita (junto à Capela – na zona nascente do concelho) - O bonito sítio de Mesquita acolhe de novo um presépio público. Com tradicionais bonecos de trapo, cortiça e muita criatividade nasceu um presépio original, que procura recriar todo o espírito do Natal... e pode ser visitado num espaço junto à Capela da Mesquita, num trabalho a cargo da comunidade local.

Durante a quadra natalícia, em São Brás de Alportel podem ainda visitar-se um conjunto de outros Presépios Públicos: um Presépio Misto no Museu do Trajo, numa iniciativa do Museu do Trajo de São Brás de Alportel; presépios no Centro Infantil António Calçada e no Lar de 3.ª Idade - Sta Casa da Misericórdia, iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e também o Presépio Tradicional Algarvio na Igreja Matriz, que a Paróquia de São Brás de Alportel apresenta uma vez mais para preservar a tradição do Presépio Algarvio.

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?