09 dezembro, 2007

“São Brás de Alportel dá mais um Passo no Caminho da Descoberta do Passado”

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel abre as portas ao público

Da reabilitação do antigo edifício do Matadouro Municipal, no Centro Histórico da Vila de São Brás de Alportel, nasceu o novo Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel, um novo espaço que abriu as suas portas ao público, no dia 7 de Dezembro, ao final da tarde.

A criação deste novo Centro Explicativo e de Acolhimento da “Calçadinha” surge no âmbito de um vasto projecto de valorização do património do concelho, tendo como ponto de partida o conhecimento e a preservação da “Calçadinha” de São Brás de Alportel, antiga via de origem romana, que constitui o ex-libris do património arqueológico do município.
A “Calçadinha” constituiu, deste modo, “o ponto de partida” para o estudo e para a descoberta do passado do concelho que à mercê da sua centralidade no mapa do Algarve, acolhia naquele tempo duas importantes vias, no sentido sul – norte e no sentido este – oeste (esta via vindo de Balsa – Tavira).
Esta antiga via, de origem romana, deveria ligar Ossónoba (actual cidade de Faro) às terras do Norte. Neste momento, em resultado de trabalhos de limpeza e prospecção arqueológica, encontram-se a descoberta dois troços: o Troço A e o Troço B, numa extensão total de 1480 metros. Estruturalmente, os dois troços apresentam características diferentes, o que se deve às várias intervenções de que foram alvo ao longo dos tempos.
A criação deste Centro é um dos vectores da estratégia de desenvolvimento turístico do concelho, que tem o turismo cultural como uma das principais apostas, dado que São Brás de Alportel apresenta um valioso legado arqueológico, nomeadamente, dos períodos romano e islâmico, que importa valorizar e dar a conhecer.
O projecto de construção do centro contou com financiamento comunitário, através do PROALGARVE. A obra ficou a cargo da empresa António Poucochinho, orçando num valor global de 229.904,00 euros.
Para desempenhar os seus objectivos, que passam não apenas pelo acolhimento ao turista, mas também por dar continuidade ao projecto de valorização da “Calçadinha” e por incentivar o estudo do passado arqueológico do concelho, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha disponibiliza um conjunto de serviços e espaços, nomeadamente: Serviço de Informações, na recepção; Sala de exposições permanente, que apresenta informação sobre a “Calçadinha”; Sala polivalente destinada a exposições temáticas entre muitas outras actividades; Sala de estudo e investigação, aberta à comunidade e ainda um Gabinete técnico. Nas zonas exteriores, existe uma área verde de lazer e um espaço reservado à realização de actividades de recriação do passado.
O Centro encontra-se aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e pode ainda ser contactado pelo telefone 289 840 000, fax. 289 842 455 e E-mail
centro.calcadinha@cm-sbras.pt. Mais informações podem ainda ser encontradas no sítio da Calçadinha na Internet: em http://www.calcadinha.cm-sbras.pt
A Cerimónia de inauguração realizou-se no passado dia 7 de Dezembro, durante a qual será inaugurada a Exposição patente na Sala de Exposições Permanente.
O Centro está localizado na Rua do Matadouro, n.º 2 (junto ao complexo de Piscinas Municipais de São Brás de Alportel).

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?