30 julho, 2006

NOTICIAS DE S. BRAZ - I

Projecto “Separar Vai Colar” passou por S. Brás de Alportel

O projecto “Separar Vai Colar” que oferece 50 prémios semanais passou por S. Brás de Alportel com um ponto de entrega de autocolantes no Intermarché nos passados dias 6 a 8 de Julho.

O projecto “Separar Vai Colar” consiste em equipas do ponto verde, colocadas à saída dos estabelecimentos, colocando em embalagens compradas pelos clientes autocolantes do “Separar Vai Colar” contendo um código de barras, que identificará a sua embalagem ao longo do percurso de reciclagem.
No decurso da reciclagem e depois de recolhida para o centro de triagem e quando processada a mesma identificará o utente que enviou a embalagem para a reciclagem dando assim lugar a prémios.
A campanha durará até Dezembro de 2006, e o Sistema Ponto verde, gerido pela sociedade Ponto Verde , assenta numa articulação de responsabilidades entre um conjunto de parceiros, com o objectivo de valorizar e reciclar resíduos de embalagens contribuindo para a diminuição do volume de resíduos depositados em aterro.
in Notícias de S. Braz

29 julho, 2006

NOTICIAS DE S. BRAZ - II

Câmara de Tavira atribuiu medalha de mérito municipal - grau prata ao Padre José da Cunha Duarte

No passado dia 24 de Junho dia da cidade de Tavira, a Câmara Municipal distinguiu varias individualidades e associações bem como 13 funcionários.

Uma das individualidades foi o padre José da Cunha Duarte pároco de Santa Catarina da Fonte do Bispo e de S. Brás de Alportel agraciado com a medalha de mérito municipal - grau prata entregue em cerimónia que teve lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.
O Padre José da Cunha Duarte foi homenageado sobretudo pela acção pastoral, cultural e social que desenvolve na paróquia de Santa Catarina da Fonte do Bispo do concelho de Tavira.
in Notícias de S. Braz

21 julho, 2006

ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE JULHO


14 julho, 2006

No Museu do Trajo

Para visitar este fim-de-semana...

Este Sábado...

XII Algarve Classic Cars / Troféu RTP
Passagem por São Brás de Alportel, neste evento que decorre de 14 a 16 de Julho, em todo o Algarve.
O maior evento do seu género, realizado na Península bérica, com a participação de 160 automóveis antigos, indos de vários países europeus.
Partidas e chegadas decorrem na Marina de Vilamoura.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Localização: Avenida da Liberdade - São Brás de Alportel
Horário: 10h00
Organização: Clube Português de Automóveis Antigos
Apoio: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

12 julho, 2006

Romeno agride GNR

Espancou dona de geladaria e resistiu à detenção

Um romeno, de 29 anos, foi detido pela GNR de São Brás de Alportel, anteontem à noite, acusado de ter praticado vários distúrbios numa geladaria da vila e de ter resistido, com violência, à detenção. Agrediu os militares a soco e partiu, ao pontapé e cotovelada, os vidros da viatura militar.


Os desacatos começaram na geladaria na Avenida da Liberdade, onde o romeno agrediu a estalo e socos na cara a proprietária, que teve de receber assistência no Hospital de Faro a vários ferimentos sofridos na cara.
“Vi o romeno atirar uma garrafa de cerveja para o chão”, conta um cliente da geladaria, que pediu o anonimato. Quando a proprietária interpelou o romeno, este “respondeu com uma chapada na cara da senhora”, disse. Não satisfeito e quando ameaçado com a chamada da GNR, “desatou aos socos na cara da dona da geladaria, fugindo de seguida”.

Na fuga, a pé, pelas ruas da vila, o romeno foi perseguido por vários clientes da geladaria, só sendo alcançado cerca de 500 metros depois, perto do posto de combustíveis na antiga estrada para Lisboa. “À chegada dos dois militares da GNR, entretanto chamados pelos populares, agrediu-os a soco e pontapé”, afirma a testemunha, que viu ainda, já dentro do jipe, o romeno “partir dois vidros da viatura à cotovelada e pontapé”, seguindo depois para o Hospital de Faro, para ser tratado aos ferimentos sofridos durante o incidente.
in Correio da Manhã, por Teixeira Marques

11 julho, 2006

Cinema a 4 dimensões já abriu no Algarve

A primeira sala de cinema 4D a nível nacional promete novas sensações e educação ambiental.

Mesmo para quem tem boa visão, é obrigatório. Aqui, toda a gente vai ter de usar óculos, isto se quiser tirar partido do efeito de 3 dimensões no filme que vai estar durante todo o verão, no cinema 4D do Zoomarine.


No entanto, mais do que a mera curiosidade de se poder ver o filme "como se estivéssemos nele", algo que a tecnologia já permite há vários anos, os responsáveis do parque aquático dizem querer "transmitir uma mensagem de protecção ambiental", alertando para os problemas do Planeta a uma escala global.


Se é verdade que o cinema a três dimensões já não é nada de novo, (há pouco tempo voltámos a assistir ao fenómeno dos óculos coloridos na RTP), as empresas viraram-se para algo mais que pudessem oferecer aos espectadores, levando-os a 'sentir-se parte' do filme.


O cinema 4D da Guia tem uma lotação de 300 lugares fixos, mais 10 para pessoas com deficiência, conta com um ecrã de 12,5 por 6,7 metros e pode ser visitado por crianças a partir dos 8 anos de idade.


O bilhete está incluído no preço da entrada no parque, 12,5 euros para crianças e seniores e 20,5 euros para adultos.

10 julho, 2006

SEGUNDA - FEIRA...

07 julho, 2006

ESTE FIM DE SEMANA! NÃO FALTE!!!

Campeonato do Algarve de BTT
(Dias 8 e 9 de Julho)
Fonte Férrea

A Fonte Férrea, em São Brás de Alportel recebe já nos próximos dias 8 e 9 de Julho o Campeonato do Algarve em BTT, numa organização do Bike Clube de São Brás.

As inscrições são gratuitas. Os interessados em participar devem contactar a linha de informações pelo número: 962858418. A iniciativa tem o apoio da autarquia local, Junta de Freguesia de S. Brás, Bombeiros Voluntários, Associação de Ciclismo do Algarve e Bike Zone.

06 julho, 2006

Surf

Mundial regressa ao Algarve

É já entre os próximos dias 10 a 16 de Julho que os melhores do mundo voltam a competir nas ondas algarvias. São esperados alguns dos melhores surfistas do mundo, e toda elite da Europa.

Os eventos realizam-se nos três concelhos algarvios que oferecem as melhores ondas do Algarve e mesmo alguns dos melhores locais de Portugal e da Europa. Aljezur, Lagos e Vila do Bispo já têm uma enorme economia associada ao Surf e em algumas das vilas esse impacto é de quase dependência económica.
O Super Bock Pro já vai na sua 5ª edição, sendo que a empresa organizadora do evento – Billy Eventos, faz este verão o décimo quinto aniversário sobre a primeira vez que organizou uma prova do internacional.
A edição de 2006 vai assistir a uma mão cheia de novidades entre elas o facto de a prova “ProJunior” ter a categoria feminina, o que pela primeira vez acontece em ondas algarvias, assim o publico poderá ver um pouco do futuro do surf feminino em acção.

Esta 5ª edição da prova algarvia terá um cerca de 15 mil euros de prémios monetários, repartidos por 3 divisões: 10 mil dólares para a prova “WQS”, 5 mil dólares para os Juniores masculinos e mil e quinhentos para as raparigas. O Super Bock Pro distribui pontos, para os rankings mundial e europeu, e relativamente ao europeu estes podem ser da maior importância tendo em consideração que o líder do circuito é o português Ruben Gonzalez.

É quase uma certeza que os 4 vencedores das edições anteriores vão estar presentes, com o destaque todo para o atleta da região, o luso-germanico Marlon Lipke, que venceu em 2005 e quererá repetir o feito na busca de mais pontos, dinheiro e fama do circuito mundial de Surf.

Organizado por Billy Boy e o Algarve Surf Clube que conta com um vastíssimo curriculum em organizações de eventos, a prova promete ser um sucesso, e mesmo dependendo de factores que não podem ser controlados como as ondas e o tempo, é garantido que animação e boa disposição não vão faltar durante os 7 dias de competição.

05 julho, 2006

Mundial de Futebol - RUMO A BERLIM!!!

NÃO HÁ QUEM NOS SEGURE...

04 julho, 2006

Nova proposta lança 30 Câmaras para a falência

Ameaça é constatada pelo secretário de Estado-Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita.

Com a nova Lei das Finanças Locais , refere Eduardo Cabrita em entrevista ao Jornal de Negócios, o Governo pode declarar a «falência técnica» dos municípios, a partir do momento em que estes acumulem dívidas a fornecedores superiores a metade das receitas geradas.
A aplicação da nova Lei das Finanças Locais pode vir a colocar uma em cada dez Câmaras Municipais em situação de ruptura financeira ou em desequilíbrio estrutural.


A proposta de revisão da Lei das Finanças Locais dá poderes ao Governo para decretar a situação de «desequilíbrio financeiro estrutural ou de ruptura financeira» a todas as câmaras que tenham dívidas a fornecedores que ultrapassem os 50% das receitas totais do ano anterior, escreve o jornal.


O Governo pode também decretar aquelas situações a todas as câmaras que mantenham dívidas à Segurança Social ou à ADSE (regime de protecção na doença dos funcionários públicos) durante três meses consecutivos e que não tenham possibilidade de as solver no prazo de dois meses.


Também podem ser consideradas em «desequilíbrio» as autarquias que acumulem dívidas de rendas ou de créditos emergentes de contrato de trabalho durante três meses e não demonstrem capacidade financeira para lhes fazer face.


Eduardo Cabrita disse ao jornal que as simulações de que o Governo dispõe, com base nos últimos relatórios e contas, indicam que haveria pelo menos 10 por cento dos municípios do país (30 câmaras em cerca de 300) a violar a primeira cláusula (com dívidas a fornecedores superiores a metade das receitas).


As restantes condicionantes não foram incluídas na simulação, o que indicia que esta percentagem de câmaras em incumprimento poderá crescer, escreve o Jornal de Negócios.


Segundo o jornal, a proposta de Lei que agora entra em discussão pública mantém a possibilidade de as câmaras municipais autodenunciarem a situação de falência técnica, tal como acontecia até aqui. As autarquias passam a ter uma gestão condicionada e vigiada de perto pelo Estado Central, como até agora, escreve ainda o jornal.


Há dias assim...

02 julho, 2006

Mundial 2006 - RUMO A BERLIM !!!

PORTUGAL NAS MEIAS-FINAIS

INGLATERRA - PORTUGAL, 0-0 (1-3 g.p.)

Passado dois anos, a história repetiu-se. Portugal e Inglaterra apenas desempataram nas grandes penalidades, desta vez depois de 120 minutos sem golos, mesmo com Rooney expulso. Na «lotaria», Ricardo voltou a ser herói e Portugal carimbou histórica passagem às meias-finais do Mundial-2006.

O guarda-redes Ricardo, um dos máximos heróis do triunfo português desta tarde frente a Inglaterra, depois da excelente prestação no desempate por grandes penalidades (3-1), estava visivelmente emocionado depois do encontro que deu à Selecção Nacional a passagem à meias-finais do Mundial’2006, onde vai defrontar o vencedor do Brasil-França. A confiança do guardião foi uma das suas armas nos momentos decisivos do encontro.

«Passámos por muitas dificuldades, mas quem trabalha dignamente, quem é sempre o mesmo nas alturas boas e más, nunca é esquecido por Deus. Portugal está de parabéns. É um orgulho enorme pertencer a esta Selecção. Tenho de agradecer ao público português que esteve aqui hoje. Foi pouco mas com uma alma muito grande».
Os "lutadores"...

Portugal Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Tiago (Hugo Viana, 74 m), Petit e Maniche; Figo (Hélder Postiga, 85 m), Pauleta (Simão, 63 m) e Cristiano Ronaldo.
Suplentes não utilizados: Quim, Paulo Santos, Paulo Ferreira, Caneira, Ricardo Costa, Boa Morte e Nuno Gomes.


Penáltis

Portugal - Cristiano Ronaldo 1-3
Inglaterra - Carragher atira para defesa de Ricardo
Portugal - Postiga 1-2

Inglaterra - Gerrard atira para defesa de Ricardo
Portugal - Petit atira ao lado do poste direito

Inglaterra - Hargreaves 1-1
Portugal - Hugo Viana atira ao poste direito
Inglaterra - Lampard atira para defesa de Ricardo
Portugal - Simão 0-1


E agora...?

“Já que aqui estamos, vamos lutar por mais uma vitória" - Ricardo

“Acreditem!” - Scolari


01 julho, 2006

Associação de Futebol do Algarve esclarece...

"Jogador Formado Localmente"

Em breve, nos campeonatos distritais, serão dez os jogadores ‘formados localmente’ a mencionarem na ficha do jogo (modelo 143). Quanto à II e III Divisões nacionais, o número de jogadores nessas circunstâncias e a incluir na ficha de jogo, é de oito.

A Federação Portuguesa de Futebol informou recentemente em comunicado, que vai haver uma regulamentação a obrigar os clubes a inscreverem no modelo 143 (ficha técnica) um número mínimo de jogadores formados localmente. A interpretação inicial preocupou os clubes que não têm futebol de formação mas a AFA esclarece.De resto, o vice-presidente da Associação de Futebol do Algarve, Carlos Pereira, tem um artigo na Revista nº 3 da AFA a explicar o que é que a FIFA define como jogador ‘formado localmente’. “Para o efeito, entende-se ‘jogador formado localmente’ aquele que tenha sido inscrito na Federação Portuguesa de Futebol pelo menos durante três épocas desportivas entre os 15 e os 21 anos”.

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu este comunicado lembrando que os clubes podem inscrever livremente jogadores profissionais e amadores mas alerta que na época 2006/2007 (a próxima) os clubes têm obrigatoriamente de inscrever um número mínimo de jogadores formados localmente, profissionais ou amadores, nas fichas técnicas, documento que habitualmente chamada de ‘ficha de jogo’ mas oficialmente é o modelo 143.

Depois, para a temporada 2007/2008, a exigência quanto ao número de jogadores formados localmente e a inscrever na ficha de jogo, aumenta; Dez para II e III Divisões nacionais e 12 nas provas de âmbito distrital ou regional. Em resumo: Na época 2007/2008 qualquer equipa do distrital algarvio, por muitos jogadores experientes que tenha no plantel, terá obrigatoriamente de inscrever na ficha de jogo uma dúzia de atletas formados localmente, ou seja, repetimos, jogadores que tenha sido inscritos na FPF pelo menos durante três épocas entre os 15 e os 21 anos.

" QUEM LÊ... SABE MAIS! "

REVISTA DA IMPRENSA REGIONAL

(clicar nas imagens para ampliar)

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -