31 julho, 2008

Manjares Serranos nos dias 2 e 3 de Agosto - Cortelha

Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, freguesia de Salir, nos dias 2 e 3 de Agosto. Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover aquilo que de mais genuíno tem a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que na sua 5ª edição reunirá em palco grupos folclóricos representastes de várias regiões do país. Este duplo evento, que tem sido de sucesso em anos anteriores, dá a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.

Em palco estará, no Sábado, para além do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, o Grupo Típico 'O Cancioneiro de Castelo Branco' (Beira Baixa), o Grupo Folclórico de Abitureiras - Santarém (Ribatejo), o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho (Minho) e ainda o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista - Portalegre (Alto Alentejo), que certamente demonstrarão em palco as características mais genuínas da sua região.

Domingo será dia de música tradicional com o Grupo de Acordeonistas Modas ao Sul e para terminar, os Cante Andarilho.

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da Região de Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola Integrada de Salir. Mais informações em www.amigosdacortelha.pt.

25 julho, 2008

FEIRA DA SERRA 2008 - DIAS 25,26 E 27 JULHO - SÃO BRÁS DE ALPORTEL

24 julho, 2008

FEIRA DA SERRA 2008 - SÃO BRÁS DE ALPORTEL

17.ª Edição da Feira da Serra
O respirar da tradição!

O certame procura manter a genuinidade e dar mostra do que de mais tradicional se faz na região, designadamente, as artes e ofícios tradicionais. A Feira da Serra é por isso, um convite à memória e um desafio aos sentidos. Deixe-se surpreender!

Referência incontornável no roteiro turístico do Verão Algarvio, a Feira da Serra de São Brás de Alportel conta já com 16 edições e mais de 30.000 visitantes anuais.
Criada com o objectivo de promover produtos e produtores, tradições e costumes da Serra do Caldeirão, a Feira da Serra assume hoje uma dimensão nacional, reflectindo um conjunto de saberes, sabores e sonoridades tipicamente algarvias.
Realizado anualmente, durante 3 dias, no último fim-de-semana de Julho, este certame é um ponto de encontro entre o passado e o presente, procurando fazer a ponte entre a tradição e a inovação.
A Feira da Serra revela o Algarve genuíno: a sua história, a sua identidade, as suas raízes,
pautando-se por três ingredientes essenciais: a genuinidade, a qualidade e a diversidade, para um verdadeiro Festival de Cores, Sons e Sabores da Serra do Caldeirão.

Objectivos

> Promover os valores da Serra do Caldeirão: a gastronomia, o artesanato, os produtos tradicionais; as danças e os cantares; os ofícios e os saberes ancestrais;
> Promover a agricultura biológica e dar a conhecer projectos inovadores, na área do desenvolvimento sustentável;
> Potenciar os recursos naturais do território;
> Promover o espírito de partilha e de convívio entre saberes de várias gerações;
> Divulgar a gastronomia algarvia e as potencialidades turísticas desta região;
> Valorizar as tradições culturais e musicais das gentes da Serra do Caldeirão;
> Promover o potencial artístico da região;
Data / Local
25, 26 e 27 de Julho > De sexta-feira a domingo
Recinto da Escola EB 2 3 Poeta Bernardo de Passos
Horário
Dias 25 e 26 sexta-feira e sábado 19h00> 02h00
[Horário alargado: até às 03h00 no espaços: Encontro de Sabores e Palco Principal]
Dia 27 domingo 19h00> 01h00
Tarifas
> Ingresso de entrada Simples 3,00 € / > Ingresso de entrada 3 Dias 6,00 €
Organização
Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Roteiro da Feira

Doze diferentes mundos esperam por si na Feira da Serra.

No Sítio da Cortiça, reserve algum tempo para conhecer mais sobre este misterioso “vestido” do sobreiro. A sua história, os mistérios, os desafios e o novo projecto turístico – Rota da Cortiça – vão decerto surpreendê-lo nesta visita. Passe depois pelo [renovado] Sítio do Agricultor e renda-se às propostas da agricultura biológica; e ali bem perto e não dispense uma visita atenta ao Sítio da Alfarroba para conhecer os segredos deste verdadeiro chocolate da serra, que tem até potencialidades ao nível da produção de energias alternativas!
Pelas ruas da Aldeia Serrana, descubra as artes tradicionais das gentes da serra, conheça o artesanato e prove a tentadora doçaria. Chegado à Praça do Município, deixe-se ficar a observar, ao vivo, os misteres artesanais, que recordam outros tempos, no Encontro de Ofícios e visite os stands das autarquias locais. No Encontro de Saberes, conheça o trabalho de associações e entidades e na Praça da Cultura descubra o talento dos artistas algarvios.
Leve os seus filhos a descobrir o Sítio dos Curiosos, um mundo de brincadeiras e actividades; passe pelo Picadeiro para deslumbrar a arte equestre e dê uma voltinha pelo Sítio dos Animais, onde pode encontrar uns visitantes muito especiais: os residentes da Quinta do Peral que estão de férias, na Feira da Serra.
Os sabores da gastronomia serrana esperam por si na tasca e nos restaurantes que preenchem deliciosamente o Encontro de Sabores e nos Palcos da Feira marque encontro com a música e a dança, a moda e o humor, em três noites onde a FESTA é a rainha da noite.

I. Aldeia Serrana
o fazer tradicional
Está no coração da Feira. Pelas ruas, que ostentam os nomes das flores da Serra, descubra o mais genuíno artesanato, feito pelas mãos que conhecem a mestria do tempo. Assista ao vivo ao fiar do linho, ao trabalhar a empreita. Prove os bons produtos da Serra do Caldeirão: os doces, o mel, os licores e as aguardentes, os gelados caseiros, o pão cozido em forno de lenha…
> Todos os dias: provas de doces, compotas e licores.
II. Encontro de Ofícios
Fazeres de outros tempos
Verdadeiro encontro de tradição, aqui se reencontram os ofícios de antigamente, os saberes e “afazeres” de outros tempos. Observe ao vivo o moer do milho, o trabalho da palma e do esparto, o conserto do calçado… a serra viva, que o convida a um percurso pelo passado.

III. Sítio da Cortiça
Uma ponte entre o passado e o futuro
Este é o sítio da Cortiça, fascinante Fruto da Serra, que nasce no montado de sobro. Após ser extraída do sobreiro, a cortiça é cozida e transformada em muitos produtos, com um sem fim de utilizações… Conheça o passado, o presente e os novos desafios deste sector, de importância estratégica para a economia nacional.

Apresentação Oficial da Rota da Cortiça

Mais do que um percurso, uma História
Dia 25 22h30 Desfile “Moda em Cortiça para o século XXI
Participação especial de Carla Matadinho
Desfile de moda em pele de cortiça onde a tradição e a Inovação se cruzam no limiar da ecologia.
Criar Moda com cortiça tem sido o ex-líbris da Pelcor, que apresenta para este desfile, uma colecção audaz, assente na junção de pele de cortiça com materiais naturais como a seda e o algodão, numa mistura de cores que pretende demonstrar que podemos ser amigos do ambiente, com glamour e distinção.
Apresentação de colecções PELCOR:
- Colecção Moda 08 (Glamour, Fashion, Moda) / Colecção Acessórios de Moda 08
www.pelcor.pt / www.carlamatadinho.net / www.donav.pt
Uma organização da PELCOR, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Dia 26 09h00 Seminário “O futuro da cortiça face aos desafios do novo milénio”

IV. Sítio da Alfarroba
O chocolate da Serra
Neste espaço, pode descobrir as curiosidades da alfarroba, um maravilhoso fruto da natureza e da alfarrobeira, a árvore que mais carbono devolve à atmosfera, cumprindo uma missão da maior importância para o futuro do planeta… Conheça as suas múltiplas aplicações, os projectos de produção de energias alternativas a partir de alfarroba e saiba mais sobre uma das mais fascinantes indústrias, onde Portugal é o 3.º maior produtor mundial. E não deixe de saborear o “chocolate da Serra”, numa tentadora selecção de doces, gelados e licores…

V. [renovado] Sítio do Agricultor
O amanho da terra
Da relação entre o Homem e a Terra, nasceu a agricultura, verdadeiro hino à natureza que recupera a sua pureza e a sua harmonia, com os novos projectos da agricultura biológica que cruzam a ponte entre a tradição e a inovação, para preservar a natureza e trazer a saúde à nossa mesa.
Entidades presentes > Direcção Regional de Agricultura e Pescas / > ALGAR

VI. Encontro de Sabores
[Horário alargado: Sexta-feira e Sábado até às 03h00]
As papas de milho estão na mesa… quentinhas e boas, à sua espera. E também as migas com carne de porco do alguidar, o javali, que é uma delícia; e o jantarzinho de grão, bem apurado. Ah! e a açordinha que cai sempre bem… Hummmm...
Deixe-se tentar pelos Sabores da Serra e neste verdadeiro reino do paladar, prove a gastronomia típica da Serra do Caldeirão. Sente-se à mesa num dos 7 espaços de restauração presentes na Feira e petisque na nossa tasquinha, à boa moda portuguesa!

VII. Encontro de Saberes
o lugar ao associativismo
Neste espaço de partilha de saberes, conheça as actividades, participe nos diferentes ateliers, passatempos, jogos e outras propostas de entretenimento.
Poderá experimentar o som dos instrumentos da banda, conhecer os acordes do acordeão ou atrever-se a um corridinho. E se o convidarem a participar na construção de um mini acampamento de escuteiros?

VIII. Sítio dos Curiosos
Embarca nesta aventura!
Este é o cantinho preferido dos mais novos. Espaço de animação infantil, preparado para receber os visitantes mais jovens da Feira, com um mundo de actividades e brincadeiras à sua espera.
Actividades:
> Ateliers e Brincadeiras – Projecto “Sentimentos com Sentido”
> Pinturas Faciais
> Jogos Tradicionais
> Roda de Oleiro [21h00 > 23h00]

IX. Praça da Cultura
o cantinho das artes
Visite a Praça da Cultura, onde os artistas algarvios mostram o seu talento e as suas obras, na pintura, na escultura e outras formas artísticas. Aprecie o trabalho ao vivo.

X. Sítio dos Animais
Porta aberta à natureza
Os moradores da Quinta do Peral estão de férias na Feira da Serra e querem marcar um encontro consigo. Passe pelo Sítio dos Animais e fique a conhecer estes “turistas” de quatro patas e algumas asas que vivem no Centro de Interpretação e Educação Ambiental, sempre dispostos a mostrar como é a vida no campo e como é importante defender a natureza.
Neste Sítio, pode conhecer mais sobre as espécies da região e ajudar alguns animais que precisam de si!
Experimente uma voltinha de burro…

XI. Picadeiro
No Picadeiro, cavalos e cavaleiros fazem as delícias de todos os enamorados da arte equestre.
De sexta a domingo, diferentes momentos de animação, convidam-no a descobrir o mundo destes maravilhosos animais. Não deixe de ver a demonstração de arte equestre com cavaleiros fardados à antiga portuguesa.
20h00 Demonstração de arte equestre com Cavaleiros trajados à Antiga Portuguesa
21h00 > 23h00 Volteio.
Venha fazer o seu baptismo de equitação e leve para casa uma experiência inesquecível.

XII. Palco da Feira
[Horário alargado: Sexta-feira e Sábado até às 03h00]
Três dias de Animação
A animação anda à solta nesta Feira da Serra… Nos Palcos e por todo o recinto não faltarão motivos para se divertir nesta Festa que se repete noite após noite, com muita música e dança, a que se junta a moda e o HUMOR.
No Palco Principal, de sexta a domingo, sucedem-se os espectáculos. A moda abre o palco com todo o glamour e sensualidade na 6.ª feira, que fecha em grande com a voz quente da cabo-verdiana Nancy Vieira. No sábado, o humor arrebatador de Fernando Mendes tem o peso certo de um grande momento de animação! E no domingo, como é já uma tradição, a Feira presta homenagem a um grande nome da música nacional, desta feita o consagrado José Cid!

Programa

Sexta-feira 25 de Julho
Palco Principal:
21h00 - Maré de Sons
22h30 - Desfile “Moda em Cortiça para a geração XXI” com a participação especial de Carla Matadinho
00h30 - Nancy Vieira
02h00 -Baile Serrano
Palco “Sonoridades”
19h30 - Dança da Misteriosa
20h00 - Grupo Chocalheiros de Ficalho
21h15 - Grupo Etnográfico de São Brás de Alportel
22h00 - Cante Andarilho
23h00 - Danças Orientais “Mirsallah”

Sábado 26 de Julho

Palco Principal:
21h00 – Moçoilas
22h30 - Trovas ao Vento
00h30 – Fernando Mendes – espectáculo “Peso Certo”
02h00 - Baile Serrano
Palco “Sonoridades”
19h30 - Grupo de Tambores Africanos dos Amigos do Museu
20h00 - Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense
21h15 - Rancho Típico Sambrasense
22h00 – Veredas da Memória
23h00 - Grupo de Danças do Clube Imortal - Albufeira

Domingo 27 de Julho

Palco Principal:
21h00 - Grupo de Acordeonistas de São Brás de Alportel
22h30 – José CID
Palco “Sonoridades”
19h30 - Momento de Acordeão
20h00 – Grupo Folclórico de Faro
21h00 – Grupo de Dança Jazz Contemporâneo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel
22h00 - Danças Latinas “Salsa Flame”

Mas a animação não se fica pelo Palco da Feira... Por todo o recinto, prepara-se para ser surpreendido pelas animadas e surpreendentes intervenções de animação de rua, pelo grupo “Marimbondos”.

Praça do Município

Ao passear pela Praça do Município, poderá saber mais sobre o Município de São Brás de Alportel e sobre os Desafios de Futuro deste jovem concelho do Algarve. No stand de publicações, apresentam-se os mais recentes títulos publicados.
Espaço – Exposição
No espaço “exposição”, a Feira da Serra 2008 apresenta: “Gentes da Cortiça”, com trabalhos de relevo, em cortiça, pelas mãos talentosas de Manuel Fontes.

Destaques:

> [renovado] Sítio do Agricultor – Alguns dos mais inovadores projectos da Agricultura Biológica esperam pela sua visita!
> Sítio da Alfarroba – A defesa do Ambiente passa por aqui. Conheça o que a alfarrobeira tem para nos ensinar!
> A Apresentação Oficial da Rota da Cortiça está patente no Sítio da Cortiça, descubra mais sobre esta interessante proposta turística;
> No Sítio dos Curiosos, brinque à tradição com os seus filhos, redescobrindo a velha roda de oleiro e desperto os seus sentidos.
> Nos Palcos da Feira, o espectáculo acontece, com ingredientes explosivos: a sensualidade da moda, os rtimos quentes da música de África, o Humor e aquela música… que fala à nossa memória e é capaz de juntar num mesmo coro todas as gerações.

Os números da Feira da Serra:

6 Dezenas de artesãos
2 Dezenas de produtores Agro-alimentares
1 Dezena e Meia de Produtores Biológicos
Meia dezena de Produtores de Mel
10 Stands na Praça do Município
17 Entidades e associações
20 Cavalos no Picadeiro
8 Espaços de restauração e tascas
5 Pontos de água e cafés
12 Artistas na Praça da Cultura
6 Entidades no Sítio do Agricultor
400m2 de área de brincar no Sitio dos Curiosos
150 Funcionários da Câmara Municipal envolvidos na organização;
20 Grupos musicais nos Palcos da Feira;

10 julho, 2008

ARTE VIVA 2008

Está a chegar o Festival de Artes Plásticas ARTE VIVA 2008. O Festival irá decorrer no fim de semana de12 e 13 de Julho de 2008. Uma vez mais os Amigos do Museu preparam a 8ª edição do Festival, no recinto do próprio Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

Um fim de semana de Verão espectacular, mostrando ARTE AO VIVO. As duas galerias de arte estarão disponíveis para visitar e teremos uma mostra de bordados e outras o artes pelo grupo de de Bordados e Artesanato dos Amigos. Música ao vivo no Sábado à noite com NANOOK (guitarra, bateria e vocalista) às 19h30, JAZZTAPARTA às 22h00. No Domingo animação continua com uma mostra de danças às 18h30 e teremos TINTO BEAT (Brazilian Vocals + Guitarra) às 19h30 e MARÉ NOSTRUM às 22h00.

Haverá também animação de rua, concurso de arte para crianças e animação com tambores Africanos. Enfim, um festival onde prima a diversidade aliada à qualidade! Não perca esta oportunidade para ver o Museu de Trajo como nunca viu antes.

05 julho, 2008

Música barroca e clássica para ouvir em S. Brás de Alportel

Dia 5 de Julho a Igreja Matriz de São Brás de Alportel acolhe um concerto de música renascentista, barroca e clássica, com a actuação do grupo coral dos Amigos do Museu e Canticorum, juntamente com o grupo Ensemble de flautas de Loulé.
Promovido pelos Amigos do Museu com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, o evento tem início às 21:30 horas. O programa inclui peças de Bach, Purcell, Buxtehude e Mendelssohn, assim como música popular portuguesa.

02 julho, 2008

"Conversas sobre Associativismo Imigrante"

No próximo dia 3 de Julho, pelas 19h00, a Sede da Associação IN LOCO (Av. da Liberdade) acolhe: "Conversas sobre Associativismo Imigrante"

Por: GIDI

Numa iniciativa conjunta do CLAII [Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante] de São Brás de Alportel e do GATAI [Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes] do ACIDI, Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural, esta sessão pretende abordar as questões relacionadas com o movimento associativo em Portugal, na área do associativismo imigrante.
Conversas sobre Associativismo Imigrante contam com a participação de Técnicos do Gabinete de Apoio Técnico ao Associativismo do Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural e de associações de imigrantes algarvios, que partilham a sua experiência no terreno e convidam técnicos, dirigentes associativos, imigrantes e todos os interessados nestas temáticas a juntarem-se a sua voz à discussão.
“Só com todos, podemos construir um futuro melhor”. Com esta convicção, o executivo municipal, liderado pelo Eng.º António Eusébio, tem vindo a desenvolver um importante trabalho ao nível do apoio à integração dos imigrantes em São Brás de Alportel, um município que tem conhecido nos últimos anos um forte crescimento populacional e onde a população imigrante representa cerca de 10% da população total.
“Com um passado de emigração arreigado na tradição e nos costumes das gentes, é importante que saibamos nos novos tempos, ser um pais de acolhimento para os homens e as mulheres, as famílias e as crianças, que nos procuram para viver”.Este trabalho tem vindo a ser desenvolvido sob a dinamização do CLAII de São Brás de Alportel, Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, que funciona no edifico do Centro de Apoio à Comunidade, na Rua Serpa Pinto, n.º 29.
Neste âmbito, têm vindo a ser desenvolvidas diversas iniciativas. Como exemplo disso, mensalmente a agenda de eventos “São Brás Acontece” dá a conhecer os Sabores do Mundo, receitas típicas das nacionalidades berço dos imigrantes residentes no município.
Uma forma saborosa de partilha e de encontro das culturas em presença no município.


CLAII - São Brás de Alportel’s Community Centre for the Integration of Immigrants
July 3rd / 19H00Head Office of the IN LOCO Association (Av. da Liberdade)
Conversations about Immigrant Membership


An InitiativeCLAII of São Brás de Alportel(São Brás de Alportel’s Community Centre for the Integration of Immigrants)
With the special participation of:
Spokespersons from the Office of High Commissioner for the Support of the Integration of Immigrants and Intercultural Dialogue (ACIDI);
Immigrant associations of the Algarve
Informations and Registration:
For registration or more information, please contact the CLAII of São Brás de Alportel, located in the Community Support Centre in Rua Serpa Pinto, nº 29 or by telephone: 289 840 020 or e-mail:
claii@cm-sbras.pt

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -