FÉRIAS!!!
Até Breve!
Vá de Férias, mas Não Abandone os seus Animais!!!
Gostos d'Agosto 2007 em São Brás de Alportel
Dias 17 e 18 - Sábado e Domingo - 21h30 - Jardim da Verbena Festa de Verão da Sociedade Recreativa 1º de JaneiroBaile, com Vitor Alves
Org.: Sociedade Recreativa 1º de Janeiro
Dia 25 - Sábado - 22h00 - Jardim da Verbena
Concerto “Art Active”Concerto da Orquestra de Câmara Art Active de München
Org.: Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Dia 26 - Domingo - 22h00 - Jardim da Verbena
Noite de Fado
Com a participação dos fadistas: Patrícia Serra, Peres David, Liliana Mendes, Virgílio Martins, Ana Guerreiro e Victor Alves, acompanhados à guitarra por Carlos Oliveira e à viola, por Carlos Plácido.
Org.: Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Dia 31 - Sexta-Feira - 22h00 - Jardim da Verbena
Noite Oriental
Poesia, Música e Dança
Som do alaúde, interpretado por Eduardo Ramos.
Espectáculo de dança e percussão pelo Grupo de Danças “Mirsalah”, com Denise Carvalho.
Org.: Câmara Municipal de São Brás de Alportel
BTT de São Brás de Alportel de Parabéns
Bike Clube sagrou-se Campeão Nacional por EquipasA equipa do Bike Clube de São Brás/Freebike sagrou-se campeã nacional de BTT por equipas, no campeonato disputado em Ribeira de Pena, no final do mês de Julho.
Em termos individuais, destaque para Lisandro Sousa, campeão nacional de Juniores Masculinos, Rita Barriga, campeã nacional de Cadetes Femininos, e Irina Coelho, vice-campeã de Elites Femininos.
Na corrida de juniores, cedo se formou um duo na cabeça da corrida, em que Lisandro Sousa era um dos intervenientes, mas só na ultima subida é que o algarvio conseguiu desferir um ataque que o levou a sagrar-se campeão nacional. O outro representante da equipa de São Brás de Alportel, João Barreira, terminou em 4.º lugar.
Em Cadetes Femininos, Rita Barriga levou o título de campeã nacional para casa, enquanto a colega Daniela Gonçalves concluiu a corrida na 5.ª posição.
Em Elites Femininas, Irina Coelho teve uma quebra física nas segunda e terceira voltas que a colocou no 4.º lugar mas, após quase duas horas de corrida, encetou uma recuperação na quinta volta, que a levou ao 2.º lugar. Edgar Pires - Região Sul
FOLKFARO (Festival de Folclore Internacional Cidade de Faro) - Passa novamente por São Brás de Alportel
No próximo dia 19 de Agosto, pelas 22h, terá lugar no Jardim da Verbena, em São Brás de Alportel, a actuação dos Grupos Folclóricos da Coreia do Sul, Tataristão e Venezuela, que integram o FolkFaro 2007. Trata-se de uma organização do Rancho Folclórico de Faro que conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
QUEBRANDO AS BARREIRAS de raça, credo ou ideologia, grupos vindos dos quatro cantos do mundo celebram a paz entre os povos através da música e da dança. O FOLKFARO revela a magia do encontro daqueles que preservam e mantêm vivas as suas raízes.
Espectáculo integrado no Festival de Folclore Internacional Cidade de Faro, que decorre de 18 a 26 de Agosto, com participação de grupos de 7 diferentes países: Venezuela, Coreia do Sul, República Checa, Costa Rica, República do Tataristão, República da Buriácia e Portugal.
VENEZUELA - Compañia Danzas Cumana (Sucre)Vindos do bonito continente americano, os dançarinos venezuelanos transportam, nas suas interpretações, o cruzamento das culturas herdadas dos ameríndios originais, mas também dos espanhóis e africanos após as conquistas. Culturas e tradições enriquecidas pelas vagas de imigração do século XX, que aportaram grandes quantidades de italianos, portugueses, árabes, alemães e outros, provenientes dos países vizinhos da América do Sul.
REPÚBLICA DO TATARISTÃO (Federação Russa) - Grupo de Dança BulgarsEste grupo de danças chega-nos da pequena República de Tataristão, com 67,8 km² e quase 4 milhões de habitantes. Fundado em 1990, o grupo criou uma forte imagem de marca, partindo do folclore legado pelos seus antepassados como inspiração para uma pesquisa criativa. O seu repertório inclui danças e canções folclóricas tártaras bem como danças dos povos das regiões dos Urais e do Volga.
COREIA DO SUL - Companhia Chang Yoo Kyung Vindo da longínqua Península da Coreia, o Grupo de Dança Chang Yoo Kyung é maioritariamente formado por professores e instrutores de dança da Universidade de Kyemyung, muitos dos quais premiados em diversas competições nacionais. O grupo interpreta diversas coreografias que fazem parte do folclore da Coreia, como as danças de Leque, de Tambor e de Espada, acompanhadas de instrumentos tradicionais de percussão, sob a direcção artística da professora Yoo Kyung Chang.
Museu do Trajo, em São Brás de Alportel
Coro dos Amigos do Museu, actua em casa, com convidados
O Coro dos Amigos do Museu de São Brás de Alportel vai actuar no Museu Regional do Trajo, nesta vila da Serra do Caldeirão, no sábado, às 20 horas, depois da passagem pelo I Encontro de Coros de Santo Estêvão. Dirigido por Walter Sulzer desde 2006, este é um coro que conta já com 40 membros, de diversas nacionalidades.
Para este espectáculo em particular, os Amigos do Museu vão contar com a ajuda do grupo «Canticorum» e de acompanhamento no piano, na flauta e no violoncelo.Juntos, os cantores e músicos interpretarão temas dos compositores John Dowland, John Bartlet, Juan del Encina, Thoinot Arbeau, Daniel Friderici, Hans Leo Hassler, Joseph Haydn, Frei Manuel Cardoso e Claudio Monteverdi.
Os bilhetes para assistir ao espectáculo custam 7 euros para o público em geral e 5 euros para Amigos do Museu. Mais informações podem ser obtidas através no site www.amigos-museu-sbras.org ou através dos telefones 96 632 9073 e 289 840 100.
Concentração Motard em São Brás no fim - de - semana
A partir de hoje e até domingo, dia 12 de Agosto, a festa em São Brás de Alportel é a duas rodas, com mais uma animada concentração de motards.
O Motoclube “Os Unidos da Estrada” realiza o XV Convívio Motard de São Brás de Alportel, no Parque da Fonte Férrea, um encontro que reúne centenas de motociclistas, num fim-de-semana em que a adrenalina e o espírito motard se vivem a 100%. Este convívio motard é já uma referência nacional, nos certames do género, reunindo um conjunto de actividades.
Desportos radicais, concursos muitos divertidos, concertos que animam a madrugada e sensuais momentos de striptease, com muitas surpresas à mistura são alguns dos condimentos deste encontro, onde o convívio e o companheirismo são mesmo o pratoo forte ao longo de três dias que são de festa.
O destaque da 15ª edição é a noite de Wrestling, amanhã, sábado, com combates que prometem cortar a respiração dos participantes. Tendo em conta que amanhã é o dia em que se espera a maior concentração de pessoas, de modo a garantir melhores condições de segurança aos visitantes, a organização conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás na disponibilização de um autocarro municipal que fará, gratuitamente, o trajecto de ida e volta, desde o Polidesportivo Municipal (junto à Escola EB 2 e 3 Poeta Bernardo de Passos) até ao Parque da Fonte Férrea, entre as 21h00 e as 04h00.
Exposição Temática até Setembro
“Olhares de Serra” - Centro Museológico do AlportelOs "Olhares de Serra" levam-nos numa viagem à Serra do caldeirão, que ocupa dois terços do município de São Brás de Alportel... A Serra que lhe dá forma e identidade. Que guarda o Tempo e a Idade. Que esconde saberes, sabores, tradições.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Sociedade Recreativa Alportelense e do Museu do Trajo de São Brás de Alportel.
As fotografias são de Cristina Matias Medeiros e Pedro Guerreiro, os textos de Marlene Guerreiro e Cristina Matias Medeiros, e o espaço de representação etnográfica, por Dora Barradas e Emanuel Sancho.
TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Não perca…
Duas Luas na próxima noite de 27 de Agosto!
No próximo dia 27 de Agosto pode ver duas Luas! O planeta Marte será o mais brilhante no início da noite. Parecerá tão grande quanto a Lua cheia, isto acontecerá quando o planeta Marte ficar a 34.65M milhas da Terra.
Observe o céu no dia 27 de Agosto com muita atenção, concretamente, à meia - noite e meia. Parecerá que a Terra tem 2 luas… A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será em 2287!!! O que quer dizer que: NINGUÉM VIVO HOJE voltará a vê-lo!!!
Hospital Central do Algarve deverá ser inaugurado em Maio de 2012
O concurso público para a construção do novo Hospital Central do Algarve será lançado em 2008, as obras iniciar-se-ão em 2009 e a sua abertura ao público está prevista para Maio de 2012, estando estimado que o custo final deverá rondar os 170 a 200 milhões de euros. O anúncio doi feito recentemente pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, na apresentação do Hospital Central do Algarve.
PROTAL PUBLICADO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
A Resolução do Conselho de Ministros que aprova a revisão do Plano de Ordenamento do Território do Algarve (revisão) foi publicada com o número 102/2007, no dia 3 de Agosto, no Diário da República, abrangendo os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
“Iniciativa Novas Oportunidades” passou por São Brás de Alportel
No âmbito do Plano Tecnológico foi criado um Fundo que irá garantir a mais de meio milhão de portugueses, de forma faseada, não só o acesso a um computador, mas também o acesso à Internet. As visitas aos 18 distritos do continente são destinadas, respectivamente, aos indivíduos em processo de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências, aos alunos do 10.º ano e aos professores do ensino básico e secundário.
No Algarve a iniciativa passou por São Brás de Alportel. Neste sentido e inserido numa Cerimónia da “Iniciativa Novas Oportunidades” presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, a sede da Associação In Loco foi palco, recentemente, da entrega de diplomas aos inscritos no Programa Novas Oportunidades.
OPINIÃO
Certames ou “feiras de vaidades” subsidiadas?
Por: José Mateus Moreno - in "Região Sul"
Já aqui referi em tempos a necessidade de ser criada uma agenda reguladora de eventos na região, de forma a que não se assista a uma desnecessária acumulação de eventos na mesma data. Bem sabemos que a organização de qualquer iniciativa, desportiva, cultural, ou outra, o que pretende é alcançar o sucesso e apresentar um saldo final positivo para poder prosseguir com a realização das edições futuras.
Contudo, há eventos que pela sua concepção e missão, poderiam colher melhores resultados e tornarem-se marcantes. E há mesmo exemplos dessas realizações temáticas que são marcantes e por mais sobreposições que se registem não serão afectados. Refiro-me, por exemplo, à Feira da Caça e Pesca no Parque das Cidades, à Feira da Serra de S. Brás de Alportel, ao Concurso Arte Doce de Lagos, ao Festival do Marisco em Olhão, à Fatacil em Lagoa, e a outros. Como é óbvio não vou aqui referi-los a todos. Estes são apenas indicados a título exemplificativo. Isto para dizer que há eventos que estão a sobrepor-se uns aos outros e que nada beneficiam por se realizarem em Julho ou Agosto.
Poderiam mesmo ser deslocados para Junho ou para Setembro. Que adianta ao expositor ter milhares de olhos em cima do seu stand e dos seus produtos se quase ninguém os compra?! Apenas olham para eles, por curiosidade, pelo que a arte subjacente lhes desperta, ou por um motivo concorrencial. Nada mais que isso... e lá vão comentando: “Muita giro, não achas!...” - e o outro responde. “Sim, sim...”... Melhor, seria serem apenas algumas centenas de olhares interessados e desses sobressaírem alguns compradores. Ganhavam os expositores, ganharia certamente a organização do evento e ganhava a região tradicional, porque os produtos conquistavam também o seu próprio interesse no plano cultural e no espaço económico.
A coordenação dessa tal agenda de eventos poderia ser efectuada pela RTA e/ou pela AMAL, em colaboração com os diversos municípios e outros subsidiadores.
Não vejo porque motivo se não faz essa coordenação e ao invés são reforçadas as verbas dos apoios (para colmatar prejuízos!?...) Por sua vez os expositores reclamam espaço grátis... e com razão!... porque estão a transformar os certames em “feiras de vaidades” em que os ganhos, a existirem, serão meramente políticos. Além disso, os que mereceriam ser devidamente apoiados, dada a dispersão de apoios existente, acabam por não o ser e também perdem.
REFLEXÃO
"Sorri sempre, mesmo quando estiveres triste... porque mais triste que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir!"
Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio, em Entrevista ao "Região Sul"
Realizou-se este ano (2007), de 27 a 29 de Julho, a 16ª edição da Feira da Serra. Para nos fazer um breve balanço do certame e nos falar das suas virtudes e/ou necessidades vamos colocar as seguintes questões ao presidente da Câmara Municipal, António Eusébio:
Entrevistador/ Jornalista:José Mateus Moreno
António Paulo Jacinto Eusébio, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Algarve e Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico. Foi eleito há dois anos para o seu segundo mandato de Presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, entidade organizadora da Feira da Serra, sempre com crescente sucesso. Este ano realizou-se a 16ª edição da Feira da Serra e é desse certame que vamos falar nesta entrevista, ao jeito de balanço, ...das suas virtudes e também das suas necessidades. O engenheiro António Eusébio é por isso o nosso entrevistado de hoje, mas também porque é o presidente de câmara mais novo da região do Algarve, a quem decidimos conceder o privilégio de inaugurar este novo sistema de entrevistas.
A criação, este ano, do Sítio da Alfarroba, depois do Sítio da Cortiça lançado o ano passado, é o prenúncio de uma evolução cada vez mais temática da Feira da Serra nas próximas edições?
Com o Sítio da Cortiça iniciámos um caminho que pretendemos continuar, porque a Feira da Serra é acima de tudo um espaço de promoção dos valores e das potencialidades do Algarve interior. Revelar os frutos desta Serra com tanto de potencial para desenvolver é o desafio que queremos alcançar. Começamos com a cortiça porque é o mais nobre fruto da nossa serra. Temos uma das melhores cortiças do mundo e à sua indústria devemos muito da nossa história e do nosso desenvolvimento. E tal como no caso da alfarroba, este sector tem passado mas tem FUTURO e é esse o objectivo destes sítios temáticos: mostrar a ponte entre o passado e o futuro para os frutos da Serra. A criação destes espaços só é possível com um trabalho em parceria com os agentes do sector: as associações e as empresas. Não posso deixar de agradecer toda a colaboração da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça e da Associação Interprofissional para a Valorização e o Desenvolvimento da Produção da Alfarroba.
O volume de expositores e participantes já se sabe que aumentou este ano novamente. E o de visitantes? Quantas entradas foram registadas?
Houve um aumento não apenas ao nível de expositores e participantes mas também de visitantes. A Feira da Serra teve este ano mais de 25.000 visitantes em apenas 3 dias! Um número que nos deixa muito satisfeitos! Chegámos a registar 300 pessoas a entrar em apenas 10 minutos! Nas noites de sábado e domingo o recinto esteve completamente repleto!
Que comentário inicial pode fazer da Feira da Serra 2007. Satisfatório ou nem por isso?
Plenamente satisfatório. Mais visitantes. Mais animação. Mais dinâmica. Melhor aproveitamento do espaço. Um conjunto de novidades cujo resultado superou plenamente as nossas expectativas. Esta edição teve um gosto especial. Houve um grande esforço da nossa parte mas o êxito comprovou que a Feira da Serra é uma aposta certa.
Para além de mais patrocinadores (como referiu na apresentação do certame) que outras carências pretende superar em relação à próxima edição?
Manter ou se possível aumentar o volume de patrocínios é de facto essencial para continuarmos a apostar e melhorar o certame, nomeadamente ao nível do palco. A Feira da Serra representa um grande investimento por parte da Câmara Municipal, atendendo aos limitados recursos financeiros da autarquia, mas é a chave de toda uma estratégia de desenvolvimento para São Brás de Alportel. É um projecto no qual acreditamos plenamente. Ano após ano, queremos sempre melhorar: Mais sinalização e parques de estacionamento, melhores condições no recinto, por forma a tudo ser mais agradável aos visitantes. A nível do recinto, gostaríamos de ter um Parque de Feiras e Exposições, mas neste momento não existe possibilidade, dado que existem outras prioridades de investimento.
Por último, que principais virtudes tem a Feira da Serra e qual a sua importância para as gentes do seu Concelho?
Como gostamos de dizer: temos 3 ingredientes que defendemos com “unhas e dentes” e que dão à Feira o seu cunho especial: a qualidade, a diversidade e a genuinidade. A maior das virtudes é esta genuinidade que encontramos na Feira da Serra. A Serra do Caldeirão revela tudo o que tem de bom e mostra-se ao visitante em todo o seu esplendor. A Feira da Serra guarda as tradições antigas, os costumes, os sons, os sabores, os saberes, os ofícios, o modo de ser das gentes da Serra. Mas ao mesmo tempo, tem a virtude de apresentar não apenas artesanato ou gastronomia mas um conjunto de espaços e actividades, que preenchem a Feira, para que os visitantes, de todas as idades, possam desfrutar de um conjunto de experiências e sensações. O espaço de animação infantil, o picadeiro onde pode fazer o baptismo de equitação, ou o sítio dos animais onde se pode dar uma voltinha de burro são exemplos disso. A vertente pedagógica é também outra das principais virtudes: a Feira da Serra tem uma mensagem e transmite importantes ensinamentos: a defesa da natureza, a importância da floresta, as potencialidades da alfarroba, da cortiça, dos produtos da serra, o valor das tradições… Outra das virtudes deste evento é o envolvimento de um conjunto vasto de pessoas, empresas, associações… resulta de um trabalho de parceria, que começa por envolver quase todos os funcionários da autarquia e que se estende à comunidade local. É um projecto de São Brás de Alportel para São Brás de Alportel.