01 agosto, 2007

Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio, em Entrevista ao "Região Sul"

Feira da Serra 2007... ainda quente !

Realizou-se este ano (2007), de 27 a 29 de Julho, a 16ª edição da Feira da Serra. Para nos fazer um breve balanço do certame e nos falar das suas virtudes e/ou necessidades vamos colocar as seguintes questões ao presidente da Câmara Municipal, António Eusébio:

Entrevistador/ Jornalista:José Mateus Moreno

António Paulo Jacinto Eusébio, licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Algarve e Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico. Foi eleito há dois anos para o seu segundo mandato de Presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, entidade organizadora da Feira da Serra, sempre com crescente sucesso. Este ano realizou-se a 16ª edição da Feira da Serra e é desse certame que vamos falar nesta entrevista, ao jeito de balanço, ...das suas virtudes e também das suas necessidades. O engenheiro António Eusébio é por isso o nosso entrevistado de hoje, mas também porque é o presidente de câmara mais novo da região do Algarve, a quem decidimos conceder o privilégio de inaugurar este novo sistema de entrevistas.

A criação, este ano, do Sítio da Alfarroba, depois do Sítio da Cortiça lançado o ano passado, é o prenúncio de uma evolução cada vez mais temática da Feira da Serra nas próximas edições?

Com o Sítio da Cortiça iniciámos um caminho que pretendemos continuar, porque a Feira da Serra é acima de tudo um espaço de promoção dos valores e das potencialidades do Algarve interior. Revelar os frutos desta Serra com tanto de potencial para desenvolver é o desafio que queremos alcançar. Começamos com a cortiça porque é o mais nobre fruto da nossa serra. Temos uma das melhores cortiças do mundo e à sua indústria devemos muito da nossa história e do nosso desenvolvimento. E tal como no caso da alfarroba, este sector tem passado mas tem FUTURO e é esse o objectivo destes sítios temáticos: mostrar a ponte entre o passado e o futuro para os frutos da Serra. A criação destes espaços só é possível com um trabalho em parceria com os agentes do sector: as associações e as empresas. Não posso deixar de agradecer toda a colaboração da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça e da Associação Interprofissional para a Valorização e o Desenvolvimento da Produção da Alfarroba.
O volume de expositores e participantes já se sabe que aumentou este ano novamente. E o de visitantes? Quantas entradas foram registadas?
Houve um aumento não apenas ao nível de expositores e participantes mas também de visitantes. A Feira da Serra teve este ano mais de 25.000 visitantes em apenas 3 dias! Um número que nos deixa muito satisfeitos! Chegámos a registar 300 pessoas a entrar em apenas 10 minutos! Nas noites de sábado e domingo o recinto esteve completamente repleto!

Que comentário inicial pode fazer da Feira da Serra 2007. Satisfatório ou nem por isso?

Plenamente satisfatório. Mais visitantes. Mais animação. Mais dinâmica. Melhor aproveitamento do espaço. Um conjunto de novidades cujo resultado superou plenamente as nossas expectativas. Esta edição teve um gosto especial. Houve um grande esforço da nossa parte mas o êxito comprovou que a Feira da Serra é uma aposta certa.

Para além de mais patrocinadores (como referiu na apresentação do certame) que outras carências pretende superar em relação à próxima edição?

Manter ou se possível aumentar o volume de patrocínios é de facto essencial para continuarmos a apostar e melhorar o certame, nomeadamente ao nível do palco. A Feira da Serra representa um grande investimento por parte da Câmara Municipal, atendendo aos limitados recursos financeiros da autarquia, mas é a chave de toda uma estratégia de desenvolvimento para São Brás de Alportel. É um projecto no qual acreditamos plenamente. Ano após ano, queremos sempre melhorar: Mais sinalização e parques de estacionamento, melhores condições no recinto, por forma a tudo ser mais agradável aos visitantes. A nível do recinto, gostaríamos de ter um Parque de Feiras e Exposições, mas neste momento não existe possibilidade, dado que existem outras prioridades de investimento.

Por último, que principais virtudes tem a Feira da Serra e qual a sua importância para as gentes do seu Concelho?

Como gostamos de dizer: temos 3 ingredientes que defendemos com “unhas e dentes” e que dão à Feira o seu cunho especial: a qualidade, a diversidade e a genuinidade. A maior das virtudes é esta genuinidade que encontramos na Feira da Serra. A Serra do Caldeirão revela tudo o que tem de bom e mostra-se ao visitante em todo o seu esplendor. A Feira da Serra guarda as tradições antigas, os costumes, os sons, os sabores, os saberes, os ofícios, o modo de ser das gentes da Serra. Mas ao mesmo tempo, tem a virtude de apresentar não apenas artesanato ou gastronomia mas um conjunto de espaços e actividades, que preenchem a Feira, para que os visitantes, de todas as idades, possam desfrutar de um conjunto de experiências e sensações. O espaço de animação infantil, o picadeiro onde pode fazer o baptismo de equitação, ou o sítio dos animais onde se pode dar uma voltinha de burro são exemplos disso. A vertente pedagógica é também outra das principais virtudes: a Feira da Serra tem uma mensagem e transmite importantes ensinamentos: a defesa da natureza, a importância da floresta, as potencialidades da alfarroba, da cortiça, dos produtos da serra, o valor das tradições… Outra das virtudes deste evento é o envolvimento de um conjunto vasto de pessoas, empresas, associações… resulta de um trabalho de parceria, que começa por envolver quase todos os funcionários da autarquia e que se estende à comunidade local. É um projecto de São Brás de Alportel para São Brás de Alportel.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?