13 junho, 2011

Nelson Conceição: Compositor Português vence “Italia Award” para Melhor Composição Moderna

Pela primeira vez, é atribuído a um Português o “Italia Award” para melhor Composição Moderna, conceituado concurso que se realiza todos os anos na cidade de Pineto-Itália e que premeia, entre outros, os melhores trabalhos discográficos produzidos em Itália ligados ao Acordeão (Worldmusic, Clássico e Jazz) e também distingue a melhor composição moderna.

Desta feita, foi com a obra para Acordeão-Solo: “A moça que gostava de Amália”, dedicado a uma aluna sua e inspirado no fado “Amália”, que Nelson Conceição venceu o “Italia Award 2011” para melhor Composição Moderna. Tema esse que irá fazer parte do seu próximo trabalho discográfico a sair ainda este ano.

Até aqui, este jovem natural de Bordeira-Faro e agora residente em Loulé, já contava com inúmeros prémios como executante e professor: recorde-se que, entre outros prémios importantes, foi o primeiro acordeonista português a pisar um pódio num Troféu Mundial de Acordeão na categoria Varieté-Virtuosismo no ano 2000 e, como professor e apesar de leccionar há apenas 10 anos, já conta com mais de duas dezenas de primeiros prémios alcançados pelos seus alunos em diversos concursos de relevo e com representações pelo nosso País nos mais importantes Prémios Internacionais. Como autor, já conta com mais de 100 obras musicais de sua autoria tendo sido algumas delas executadas por intérpretes de nomeada em importantes palcos pelo mundo fora, e agora, finalmente é premiado como compositor por um júri de nomeada: Renzo Ruggieri(Itália), Fiedrich Lips (Rússia), Fréderic Deschamps (França), Zorica Karakutovksa (Macedónia), Herbert Scheibenreif (Áustria), Igor Zavadsky (Ukraina), Mindaugas Labanauskas (Lituania).

Em virtude de compromissos agendados em Portugal, foi impossível a este recém-consagrado compositor deslocar-se a Itália para receber tal Prémio. Contudo, Nelson Conceição fez questão de agradecer publicamente a atribuição do “Italia Award” e deixar algumas dedicatórias:

“Quero agradecer à organização do “Italia Award”, pois estou muito contente pela atribuição deste Prémio. Penso que, Portugal deve orgulhar-se deste Prémio, não por mim mas por aquilo que me inspira. Inspiro-me na luta do dia-a-dia; inspiro-me nas pessoas de bem; inspiro-me na cultura de um povo sofrido; inspiro-me na inspiração, coragem e na força de outros; enfim…inspiro-me no meu País.
Cada vez que recebo um Prémio, mais respeito o meu passado. Jamais poderei esquecer as minhas raízes humildes; Bordeira, terra onde aprendi a viver e a saber o que é amar a música através das suas tradições; todos aqueles que deram a sua amizade e/ou ensinamentos, sentindo-me obrigado a destacar dois: Joaquim Machado e Aníbal Freire… Mas, também valorizo o presente, daí sentir a necessidade de dizer aos meus alunos que este prémio também lhes pertence; dizer à minha família que são parte de mim; dizer a todas as pessoas de bem que dão-me coragem só por aquilo que representam; dizer obrigado a todos aqueles que me têm dado um pouco da sua força e torcido por mim."

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?