11 maio, 2011

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: 3ª ETAPA DA TAÇA NACIONAL DE DOWNHILL 2011

A PROVA

A Taça Nacional de Downhill 2011 é uma competição oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo com organização nacional a cargo da empresa Montycirclemix e a nível local pelo município de São Brás de Alportel e a Associação XDream Blásius, com a colaboração Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel/ Guarda Nacional Republicana – São Brás de Alportel e o apoio do Motoclube “Os Unidos da Estrada”.
A valorização dos recursos naturais do município para a prática dos desportos de ar livre é um dos eixos principais da promoção turística do município que tem vindo a ser desenvolvido progressivamente, constituindo-se nos dias de hoje como uma referência na região algarvia.
A realização desta importante prova a nível nacional no município de São Brás de Alportel comprova a qualidade das pistas e das condições do meio envolvente para a prática do Downhill.
“Valorizar o que somos é a nossa estratégia”, segundo afirma António Eusébio, edil são-brasense que tem vindo a direccionar a sua acção, de forma harmoniosa e sustentada, assentando-a sobre a base sólida da valorização do património.
As características territoriais de São Brás de Alportel, com condições excepcionais para o desenho de algumas das melhores pistas do país, fazem deste concelho uma referência a nível nacional e até mesmo internacional, razão pela qual é procurado por muitos praticantes de downhill que durante todo o ano, aqui encontram o lugar ideal para os seus treinos de grande exigência desportiva.
Mais uma prova da Taça Nacional de Downhill dá continuidade a todo este trabalho e é o ponto de chegada de todo um percurso que tem conduzido à notoriedade do município e da equipa da casa - MCF/CCD Município de São Brás de Alportel - que tem vindo a alcançar resultados notáveis um pouco por todo o país e pelo estrangeiro.
Por detrás desta prova, está todo um trabalho árduo e constante, desenvolvido no campo, para criar e manter as pistas, para melhorar os circuitos e criar cada vez mais condições para a prática da modalidade. Um trabalho que tem como grande meta fazer de São Brás de Alportel um dos maiores destinos, por excelência, do BTT em Portugal!
A formação dos mais jovens é um dos objectivos fundamentais deste projecto que pretende ter início com a criação de infra-estruturas direccionadas aos mais novos para a prática e aprendizagem da modalidade, que se constitui como uma extraordinária forma de ocupação saudável dos tempos livres.


A PISTA


Adrenalina e emoções fortes num só lugar: Pista do Cerro Botelho, São Brás de Alportel
A pista do Cerro Botelho é considerada a nível nacional como uma das melhores pistas do país, muito exigente e rápida, a pista, de 1.500 metros, apresenta vários obstáculos técnicos e saltos com gap’s que chegam a atingir os 14 metros, num verdadeiro desafio à perícia dos atletas.
A pista situa-se numa encosta da serra com uma vista deslumbrante sobre São Brás de Alportel e apresenta um grau de dificuldade elevado, sendo classificada numa escala de 1 a 5, de grau 4/5.
A forte inclinação do terreno, aliada a vários saltos que variam de 1 a 3 metros, gap’s máximos de 14 metro e todo um percurso de curvas e contra curvas sinuosas e exigentes desafiam a experiência dos veteranos e a coragem dos principiantes mais destemidos.
A Zona 1 já conhecida do público por “Salto da Estrada” proporciona observar um espectacular salto de 2,5 metros de altura sobre uma estrada, com recepção seguida de releves.
Segue-se a Zona 2, a fantástica “Zona das Pedras” que integra uma sequência de 3 drop’s com um gap de 6 metros em grande velocidade, uma experiência de cortar a respiração para participantes e até mesmo para os adeptos.
E uma velocidade vertiginosa chegamos à Zona 3, “Salto da Meta”, um final em grande num salto de 14 metros de cumprimento que promete, para a recta final algumas das mais espectaculares acrobacias dos mais audazes.
Mas o espectáculo continuar para além da pista, no Paddock, onde se pode apreciar de perto as equipas em preparação para a prova e conhecer os últimos modelos em bicicletas e equipamentos para BTT, com as muitas marcas ali representadas.
Durante dois dias, o Cerro do Botelho transforma-se numa grande aldeia desportiva, como muito para ver e para sentir, numa experiência única.
E atendendo à forte adesão do público, o Município de São Brás de Alportel aposta nas condições para os visitantes, com algumas estruturas de apoio, como casas de banho amovíveis, facilidades de acesso, parques de estacionamento e ainda serviço de bar e refeições. Serviços de apoio que pretendem assegurar a comodidade do público e garantir um fim-de-semana desportivo recheado de emoções fortes, convívio e boa disposição em São Brás de Alportel.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?