20 maio, 2011

I Quinzena Intercultural de São Brás de Alportel revela tradições e saberes do mundo

De 4 a 31 de Maio, as diferentes culturas do Mundo marcam encontro na I Quinzena Intercultural de São Brás de Alportel. Durante 15 dias São Brás de Alportel vai ser palco das mais variadas manifestações culturais, formas de identidade e distinção, mas ao mesmo tempo de proximidade e inclusão.


Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia são-brasense de inclusão social e integração da comunidade estrangeira em São Brás de Alportel, que representa cerca de 10% da população residente. Promover o respeito pela diferença, a tolerância e a diversidade cultural é o objectivo deste programa multicultural que revela trajes, danças, artes e sabores do mundo, promove o convívio e apela à reflexão sobre temas transversais a todas as culturas, como a violência doméstica.


O programa da I Quinzena Intercultural teve início no sábado, dia 14, pelas 21h00, com a inauguração da Exposição de Trajes do Mundo, patente no hall de entrada do Cine-Teatro São Brás. Esta mostra etnográfica ilustra as vestes típicas da Guiné-bissau, Rússia, Índia, Moldávia, Equador e Uzbequistão. Pelas 21h30, subiu ao palco do Cine-Teatro São Brás mais de uma dezena de grupos de bailarinas de Dança Oriental, que directa ou indirectamente estão ligadas ao Algarve, bem como percussionistas da música árabe, na I Gala Sorrisos do Oriente.
No próximo dia 18, quarta-feira, o auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas acolhe a Acção de Sensibilização: Direitos da Vítima de Violência Doméstica Imigrante, pelas 20h00. Esta sessão informativa pretende abordar os procedimentos legais disponíveis de apoio às vítimas de violência doméstica, destinando-se a todos os imigrantes, bem como à população em geral.

Na manhã de dia 21, sábado, o Espaço Animação do Mercado Municipal convida à descoberta das artes e sabores do mundo, no Mercadinho Intercultural. Este mercadinho especial conta com uma mostra artística, gastronómica e a actuação de vários grupos musicais.
Os passos da dança regressam ao palco do Cine-Teatro São Brás, pelas 21h30, de sábado, dia 21, no espectáculo de Danças do Mundo “Danç’A Sul – Viagem”. Esta iniciativa tem por objectivo ilustrar diversos estilos de dança, entre os quais a dança contemporânea, as danças de salão, o tango, a salsa, as danças africanas, a dança oriental, entre outras, oriundas de vários pontos do planeta.

No final do mês, dia 29, Domingo, a IV Caminhada CLAII, integrada no Ciclo de Passeios Natureza “Retratos na Paisagem”, promove um passeio pedestre seguido de um piquenique convívio destinado a participantes de todas as nacionalidades. Esta iniciativa “Vamos ao piquenique (na Serra) do Caldeirão” pretende reunir passo a passo tradições portuguesas e estrangeiras, num convívio salpicado por trocas costumes e muita boa disposição que encerra esta I Quinzena Intercultural de São Brás de Alportel.


Esta I Quinzena Intercultural é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, coordenada pelo Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, com a colaboração do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Portimão, Academia Free Dance, Grupo Amador de Dança Oreintal de Fusão – Núcleo do Algarve, do Instituto Paulo Freire, Akhawat Al Raks, Associação de Imigrantes Romenos e Moldávos do Algarve - Doina - e Projecto Sul da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?