“Dias Vivos” em São Brás de Alportel

Os mestres artesãos vão estar a trabalhar ao vivo no Centro de Artes e Ofícios nos “Dias Vivos”, iniciativa que acontece a par da exposição “À Descoberta das Artes e Ofícios Tradicionais”, patente até ao final de Fevereiro.
Os mistérios do mel vão sendo desvendados desde o passado dia 10 de Fevereiro, pelo apicultor Artur Marcos. Já hoje, dia 22 de Fevereiro é o “Dia do Sapateiro”, com a participação ao vivo de Elisiário Vaz.
A fechar o mês e o ciclo de Dias Vivos, estará esta quarta-feira (dia 24), a costureira Maria José. O som da velha singer a pedal promete invadir o Centro de Artes e Ofícios para relembrar os velhos tempos de costura desta afamada modista.
No âmbito dos Dias Vivos passaram também pelo Centro de Artes e Ofícios Custódio Cavaco e Maria Francisca, os artesãos que se dedicam à empreita, e João Florêncio, que aplica grande parte do tempo a preparar e a trabalhar o esparto.
A exposição “À Descoberta das Artes e Ofícios Tradicionais”, patente desde a abertura do equipamento cultural, no passado mês de Novembro, retrata 17 histórias de vida de mestres artesãos que guardam a sabedoria ancestral dos ofícios tradicionais.
Para o mês de Março, o Centro está a preparar exposição “Março, Mês de Mulher”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A mostra irá reunir trabalhos de mãos femininas, em resultado dos projectos de formação de adultos que têm sido desenvolvidos no concelho.
<< Home