30 maio, 2009

São Brás de Alportel promoveu 2.ª Edição da Semana Intercultural

A 2.ª edição da Semana Intercultural, promovida pelo CLAII – Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de São Brás de Alportel decorreu de 18 a 24 de Maio, com diversas iniciativas, que contaram com a presença e o envolvimento de grande número de imigrantes do município.

Esta iniciativa dá continuidade a todo um trabalho de promoção da inclusão social e integração da comunidade estrangeira que em São Brás de Alportel representa cerca de 10% da população.

A semana começou com um Ciclo de Acções de Formação, que tiveram lugar nas escolas, envolvendo três de dezenas de jovens alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e da Escola Secundária, para as questões da educação intercultural. Num contexto escolar cada vez mais multicultural é importante fomentar nos alunos o respeito pela diferença, tolerância e pela diversidade cultural.

No decorrer da semana, houve lugar para uma Sessão de Esclarecimentos sobre “Direitos fundamentais do trabalhador imigrante”, no dia 21 Maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que contou com a presença de uma inspectora da Autoridade para as Condições do Trabalho, que de forma clara esclareceu as mais diversas dúvidas apresentadas pelos participantes acerca de questões relacionadas com o novo código do trabalho.

O culminar da Semana aconteceu na manhã de domingo, dia 24 de Maio, com a II Caminhada Intercultural que teve início pelas 10h, no sítio do Alportel e decorreu ao longo de 6.6 km, à descoberta do “Trilho da Alcaria”, um dos troços dos percursos pedestres sinalizados no concelho. Mais de duas dezenas de participantes, oriundos de diversas nacionalidades, juntaram-se pelo diálogo entre culturas, nesta manhã agradável de contacto com a natureza, onde puderam conhecer melhor o território onde residem.

Fomentar a proximidade no seio da comunidade estrangeira, através do diálogo entre as diversas culturas, com partilha de experiências, tradições e informação acerca dos diversos países de onde são originários foi o objectivo desta iniciativa.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?