26 maio, 2009

Até final de Maio: Notas de cortiça dão música ao Museu do Trajo de São Brás de Alportel

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel acolhe, até ao final do mês de Maio, a exposição “A Cortiça na Música”, uma iniciativa da Rota da Cortiça que revela a enorme versatilidade e potencialidades da cortiça, a maravilhosa matéria prima extraída do sobreiro.

Depois da exposição “A cortiça no Desporto” que anteriormente esteve patente no pólo património da Rota da Cortiça, naquele museu, agora é a vez do mundo da música, onde também a cortiça tem um lugar especial.


Neste interessante mostra de materiais, podemos conhecer as qualidades da cortiça enquanto isolante acústico, aplicada no revestimento de estúdios radiofónicos, e em diversos instrumentos musicais, sobretudo em instrumentos de sopro.

Na exposição, podemos observar a aplicação interior de cortiça no clarinete, no saxofone e na guitarra portuguesa, instrumentos onde a cortiça marca a diferença e aumenta a qualidade sonora.

Estes materiais dão novas notas sobre o mundo da cortiça, traçando novas rotas e novos percursos para esta matéria-prima ancestral que atravessa hoje uma rota de inovação.

A par da exposição de instrumentos musicais, gentilmente cedidos pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, os visitantes podem ainda apreciar algumas obras de arte feitas com rolhas de cortiça usadas, numa arte muito original , de mãos dadas com a natureza.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?