05 março, 2009

Salir - Cabeça do Velho - Salir

Salir TT 2009 - 20 anos pelos melhores "maus" caminhos

O interior do Algarve receberá nos próximos dias 7 e 8 de Março a vigésima edição do passeio todo-o-terreno SALIR TT, que será um marco histórico nos eventos organizados pela Secção de Motorismo da Associação Cultural de Salir.

O SALIR TT iniciou-se quando um grupo de amigos com ligações à vila serrana de Salir se aventurou a mostrar, de uma forma divertida e em espírito de companheirismo, onde estavam os melhores trilhos da Serra do Caldeirão, proporcionando bons momentos ao volante de viaturas todo-o-terreno. De ano para ano o evento foi crescendo em número de participantes, desde algumas dezenas até perto das duas centenas actualmente, o que em parte também se deve aos variados motivos de atracção deste passeio.
Refira-se, em particular, os contactos que a Organização promove com os produtos e costumes da região, como sejam a aguardente de medronho, os licores, a doçaria, o queijo, o artesanato regional, os cantares e as danças. A cada ano há um destaque, sendo o mel o eleito na edição de 2009, que proporcionará contacto com os métodos de produção usados por produtores da região. Outro aspecto com grande significado no SALIR TT é a sua persistência anual em promover a plantação de árvores, com destaque para o sobreiro, árvore muito característica desta região do sul do país e da qual é extraída a cortiça.

De salientar que a cortiça da Serra do Caldeirão é conhecida internacionalmente pela sua extraordinária qualidade, com usos muito específicos como por exemplo nas rolhas dos melhores vinhos espumantes do mundo. Desde 1995, cerca de 2600 árvores, na sua maioria sobreiros, foram plantadas pelas mãos dos participantes nos eventos do SALIR TT.

No SALIR TT 2009, com concentração no dia 7 de Março a partir das 7h30 em frente à Junta de Freguesia de Salir, os participantes deverão vir mais uma vez preparados para percorrer os mais recônditos trilhos e vislumbrar bonitas paisagens rumo a nascente, com destino à aldeia serrana de Cabeça do Velho, no concelho de São Brás de Alportel, onde será servido o almoço volante. A participação é aberta a viaturas de quatro rodas motrizes, motos e quads. Para os mais audazes, os que gostam de levar mais além as capacidades das suas máquinas e procuram mais adrenalina, o dia 8 de Março será o dia perfeito, pois poderão encontrar ao longo do percurso algumas zonas de trial, preparadas com recurso , grandes subidas e descidas, a inclinações laterais, cruzamentos de eixos e passagens por lamaçais.

Ao longo de todo o passeio há diversos pontos de controlo de passagem dos participantes, sendo a sua progressão no terreno acompanhada de perto por viaturas e elementos da Organização, equipados com sistemas de comunicação. No jantar de sábado e no almoço de domingo, que se realizará no NERA - Núcleo Empresarial da Região do Algarve, os participantes e a Organização terão oportunidade de se juntarem em ambiente de convívio, contando as suas aventuras e desventuras ao longo do passeio.

As entidades públicas que apoiam o evento são a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Salir, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e os Bombeiros Municipais de Loulé, que prestarão a assistência de primeiros socorros e saúde ao evento. Os principais Patrocinadores do SALIR TT 2009 são a Garvetur, a Visacar, a Ascol, a Sumolis, a Gráfica Comercial, a Arta Design e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

O passeio todo-o-terreno SALIR TT, cujas 20 edições consecutivas foram realizadas por uma Organização não profissional e com pessoas que dedicam muito do seu tempo livre a este evento, é reconhecido pela Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno e este ano também pela Federação Europeia de Todo-o-Terreno. Ao fazer 20 anos, a Organização do SALIR TT e todos os seus Patrocinadores esperam que "todos os Participantes na edição 2009, confirmem uma vez mais o lema já sobejamente conhecido: SALIR, CAPITAL ALGARVIA DO TODO-O-TERRENO”.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?