17 março, 2009

Roteiros subaquáticos cada vez mais requisitado por mergulhadores de toda a Europa

Turistas de toda a Europa chegam ao Algarve para mergulharem no roteiro subaquático da região e descobrirem achados históricos ao largo de Faro ou da Ria Formosa, uma actividade turística com cada vez mais adeptos.

Um navio do século XVII e um avião da II Guerra Mundial, ambos afundados ao largo de Faro, são os dois achados históricos mais emblemáticos do roteiro subaquático de Faro e que são visitados tanto por mergulhadores portugueses, como turistas mergulhadores alemães, espanhóis, franceses ou ingleses.

Em declarações à Agência Lusa, José Vieira, um dos responsáveis pela "Hidroespaço", empresa que desenvolve o turismo subaquático na região algarvia, adiantou que a actividade tem um enorme "potencial turístico" e que pode mesmo ser considerada uma alternativa ao turismo tradicional do sol e praia.

"É completamente viável, muita gente nos procura e depois quer voltar".
José Vieira explicou que à Hidroespaço chegam clientes de toda a Europa interessados em mergulhar nas águas algarvias, mas que são os portugueses quem mais procuram os roteiros subaquáticos da região.

"Temos clientes de Espanha, Inglaterra, Alemanha e França, mas são principalmente os portugueses quem nos contacta mais para mergulhar".

Para além do navio do século XVII, denominado por "Faro A" e que se encontra ao largo da Praia de Faro a cerca de 20 metros de profundidade e onde se podem apreciar vestígios da carga e vários canhões dispersos, a empresa algarvia oferece outros roteiros subaquáticos.

A visita debaixo de água aos destroços de um bombardeiro B-24 Liberator, da II Guerra Mundial, ou a um rochedo histórico de grandes dimensões localizado também ao largo da capital algarvia fazem parte do rol de achados subaquáticos visitáveis.

Os roteiros turísticos subaquáticos no Algarve surgem em 2004, na sequência de um protocolo celebrado entre o Instituto Português de Arqueologia e a empresa algarvia Hidroespaço e que permite visitar os "spots" (locais dos achados) de forma legal.

Um mergulho pode variar entre os 30 e os 50 euros, consoante o material pretendido pelo cliente.

Para quem nunca fez mergulho, a Hidroespaço tem disponível uma pequena formação, de uma hora teórica e outra hora de treino em piscina, que permite fazer o baptismo de mergulho em águas algarvias.
Agência LUSA

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?