RALLY DE PORTUGAL - Comportamento do público preocupa organização do Rali

"Portugal está sempre debaixo de fogo. Acha-se sempre que os espectadores não se vão portar suficientemente bem. É preciso transmitir ao público a mensagem de que o futuro do Rali de Portugal passa pelo comportamento das pessoas", preveniu Pedro Almeida em entrevista à Agência Lusa.

Apesar de algumas "nuvens cinzentas", Pedro Almeida consegue encontrar motivos para se manter confiante no sucesso da prova, pois "vão estar presentes todas as principais equipas que disputam o campeonato e nesse aspecto o espectáculo está garantido".
"Há uma aliciante adicional: Marcus Gronholm vai estar presente com um Subaru de última geração. Não é exactamente um piloto para passear, é um ex-campeão do Mundo. Não sei se vai discutir o primeiro lugar, mas andará nos lugares da frente", assegurou.

Para o director do rali, cuja organização envolve cerca de 2 mil pessoas, também não serão os representantes portugueses que contrariarão a superioridade do pentacampeão mundial, tendo Pedro Almeida lamentado a ausência de um piloto ganhador, "que desencadeie à volta desta actividade uma maior notoriedade".
"Há algum tempo que nos faz falta uma figura carismática, como têm, por exemplo, os espanhóis e os franceses. Temos falta de referências. Precisamos desse tipo de vedetas para relançar o espírito dos ralis em Portugal", assinalou.
Com um orçamento de 4,5 milhões de euros, a prova apresenta um troço totalmente novo - Silves - e apenas a classificativa de São Brás de Alportel se mantém inalterada, na tentativa de "procurar os percursos mais espectaculares e seguros", mas a principal novidade da edição deste ano resulta da criação da figura do comissário do ambiente.
"É sobretudo um consultor. Por exemplo, um dos aspectos resultantes desta ligação é o facto de utilizarmos este ano fitas biodegradáveis com um período de vida que é 100 vezes inferior às antigas fitas plásticas. Também escolhemos zonas que não faziam parte de áreas mais sensíveis", conclui Pedro Almeida.
<< Home