27 março, 2009

Jornais consideram adaptação às novas regras do Acordo Ortográfico questão não prioritária

A maioria dos directores dos jornais portugueses considera que a adaptação ao novo acordo ortográfico, que entrou em vigor no Brasil no primeiro dia de 2009, não é uma questão prioritária, mas há quem já tenha metas traçadas.

Apesar de referir que o caminho a seguir na adaptação ao novo acordo ortográfico é uma preocupação sua, António Costa admitiu à Lusa que essa "não é uma questão prioritária nesta altura".Opinião que é partilhada pelo director do Público José Manuel Fernandes.

"Neste momento esse tema não é prioritário e não temos planos nem datas", disse à Lusa o director do Público.Também no semanário Expresso ainda não há data marcada para a mudança.

O director do título, Henrique Monteiro, acredita que a adaptação deverá ser feita a nível do grupo Impresa, e não só do Expresso, o que passará por "acordos com os restantes directores das publicações".

No desportivo O Jogo, o tema já começou a ser "discutido", mas ainda não há conclusões até porque no jornal há agora "outras prioridades", de acordo com o director do jornal Manuel Tavares.

O Correio da Manhã já tem uma "estratégia traçada", mas Octávio Ribeiro, director do título, escusou-se a adiantar mais pormenores."Anunciaremos [a estratégia] aos nossos leitores", a 19 de Março, dia em que faremos 30 anos", adiantou.

Entre os poucos títulos que já adoptaram as novas regras, conta-se o desportivo Record onde desde 01 de Janeiro já é possível ler algumas notícias que respeitam o novo acordo ortográfico. No primeiro dia do ano, a mudança foi referida no editorial do jornal. Desde então, todos os dias é publicado numa das últimas páginas um pequeno texto destinado "a quem estranha"."Record atualiza-se - Estamos já a aplicar o Novo Acordo Ortográfico. Dada a complexidade da mudança, durante alguns meses utilizaremos nas nossas colunas a ortografia nova e a antiga, para o que pedimos a compreensão dos leitores", pode ler-se no jornal.

Também o mais antigo jornal de Coimbra, O Despertar, adoptou no início do ano o novo acordo ortográfico.Em Portugal, o segundo protocolo do Acordo Ortográfico, cuja ratificação era essencial para a sua entrada em vigor, foi aprovado no Parlamento em Maio e promulgado pelo Presidente da República em Julho.

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, porque Timor-Leste só aderiu em 2004, após a independência face à Indonésia. Para vigorar, o acordo tem de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal.
LUSA

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?