21 março, 2009

Equipa feminina do Bike Clube São Brás dá lição no Minho*

A recém-formada equipa feminina de ciclismo do 4Life/Freebike/Bike Clube São Brás inaugurou a ronda de competições com chave de ouro, com a atleta de fundo Ester Alves a arrebatar a vitória e a cortar a meta em primeiro lugar, no passado sábado, no Minho.

O feito, já de si importante para a única equipa de estrada feminina algarvia, ganhou ainda mais relevo visto que a prova foi disputada entre homens, sendo o Bike Clube a única equipa de mulheres presente no Prémio de Ciclismo da Cidade de Fafe.A entrada de uma equipa feminina no calendário nacional de Cadetes ficou a dever-se a um pedido da turma louletana à Federação Portuguesa de Ciclismo, já que a presença numa prova internacional em Itália, no próximo fim-de-semana, exigia mais do que um simples estágio nas estradas algarvias.

Quem não parece ter ficado agradado foram as restantes equipas masculinas em prova, que sentiram o peso da derrota perante o colectivo feminino de cinco atletas que se destacou em toda a grelha classificativa.«O nosso objectivo era ganhar ritmo de corrida e, por isso, fizemos um pedido à Federação, que acedeu. Os resultados estão à vista e deram frutos na primeira corrida», explicou ao «barlavento» o presidente do Bike Clube São Brás Pedro Santos.

Mas notável foi mesmo a prestação de Ester Alves que, apesar de ter cumprido a prova em 01h38m09s, à semelhança de João Leal, foi a primeira a passar o risco de meta, sendo declarada a vencedora absoluta. No entanto, o brilharete da atleta não se resumiu ao final da corrida.

«A Ester colocou-se em fuga logo ao quilómetro quatro e assim permaneceu em quase toda a corrida. O João Leal [vencedor masculino] apenas a atacou uma vez, mas ela respondeu e ele não repetiu a investida. Limitou-se a segui-la e a deixá-la trabalhar», ilustrou ao «barlavento» o presidente do Bike Clube.

Depois de uma prestação promissora, a equipa feminina do 4Life/Freebike/Bike Clube São Brás está de malas feitas para Itália (Livorno), onde participa em três competições, até domingo.
Aqui, a turma algarvia estará em confronto directo com algumas das principais formações femininas de estrada, sendo esperadas as presenças da campeã do mundo e das três medalhadas de Pequim.Por estas razões, Pedro Santos já se mostrou cauteloso, preferindo observar a prova internacional como um «momento de aprendizagem».

Quanto ao calendário nacional feminino, a equipa de estrada são-brasense cumpre a primeira prestação no dia 5 de Abril, em Lisboa, a que se seguem outras seis provas de estrada em solo nacional. No que se refere à internacionalização, o destaque vai para o Tour de França feminino, que se disputará em Julho.
* Filipe Antunes in "Barlavento on-line"

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?