31 março, 2009

Em São Brás de Alportel, Sabores do Caldeirão tentam o paladar

O Sabor e a Saúde vão sentar-se à mesa, em São Brás de Alportel, nesta I Quinzena Gastronómica.


Este é o primeiro evento de um conjunto de acções previstas, no âmbito da recente adesão do município à Rede Mundial SlowCities, que começou na verdade pelo movimento SLOWFOOD que quis fazer o contraponto à FAST FOOD, defendendo os valores da gastronomia tradicional e da vida com qualidade, que precisa de tempo para ser saboreada. São Brás de Alportel é um dos 4 municípios algarvios pioneiros no país nesta rede mundial.

Na conferência de imprensa, Vitor Lamberto, associado do movimento SLOWFOOD, teve ocasião para apresentar este movimento e deixar o desafio da redescoberta da alimentação.

Filomena Correia, Delegada de Saúde, em São Brás de Alportel, não quis deixar de apresentar a experiência que em São Brás tem sido desenvolvida, no âmbito da promoção da alimentação mediterrânica, desde as escolas, onde de pequenino se começa a aprender a comer. O Projecto “São Brás à Mesa”, que culminou na edição de um livro, que vai já na 2.ª edição, com um conjunto de receitas recolhidas e ilustradas pelas crianças, é bem o exemplo deste trabalho, da maior importância, para a promoção da saúde na comunidade.

Por fim, António Eusébio, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, reafirmou os objectivos desta iniciativa, que se prendem com o desenvolvimento turístico, a valorização da alimentação mediterrânica e a promoção da gastronomia local, uma das maiores potencialidades turísticas do município. “Em São Brás de Alportel, Viver Sabe Bem e durante esta quinzena desafiamos todos a comprovar…”

Numa quadra turística, por excelência, em torno do Domingo de Páscoa, quando São Brás de Alportel acolhe um dos eventos de maior referência na região – Festa das Tochas Floridas – este evento pretende potenciar o turismo no município, apostando na Tradição.

A estratégia de desenvolvimento turístico do município passa pelo eixo natureza e saúde, potenciando as riquezas paisagísticas e naturais do concelho. “Diferenciar e revelar o que temos de melhor é o caminho.”

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?