Carros da A1GP construidos em Portimão

Manuel da Luz fez o anúncio do acordo no Portimão Arena durante uma iniciativa partidária de lançamento da sua terceira candidatura à Câmara de Portimão para as próximas eleições autárquicas. Perante mais de 1.500 pessoas, o autarca e candidato do PS divulgou que quinta-feira transacta "foi fechado o acordo para a instalação de uma fábrica de automóveis em Portimão, nos terrenos do autódromo".
"Representa cerca de 350 postos de trabalho directos, ao que se acrescentam os indirectos", disse o autarca socialista, frisando os benefícios dos cerca de 30 milhões de euros de investimento. Contactado pela Agência Lusa, Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar confirmou que a A1GP - Taça das Nações de automobilismo já assinou os contratos para a compra de dois lotes do Parque Tecnológico do Algarve Motor Park e para a construção dos módulos que vão receber a fábrica dos monolugares Ferrari da competição e a sede de serviços do campeonato, actualmente localizada no Reino Unido.
"Está tudo encaminhado e neste momento em processo de licenciamento. Acreditamos, por isso, que a A1GP queira iniciar a construção ainda no primeiro semestre de 2009", disse o responsável do autódromo à Lusa.
A transferência para Portugal da fábrica de bólides e dos serviços do campeonato era uma das ambições do presidente da A1 Grand Prix, o empresário luso-sul-africano Tony Teixeira, que ficou a liderar prova desde a saída do Sheik Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum em 2006.
Em Novembro de 2008, explicou à Lusa o que pretendia no Autódromo Internacional do Algarve: "montar os carros, fazer os testes na pista e definir a tipologia, tanto dos A1, como A2 e A3".
O campeonato, onde corre o português Filipe Albuquerque estreia-se em Portugal entre 10 e 12 de Abril, no circuito algarvio.
<< Home