Alberto Contador confirma estatuto e vence Volta ao Algarve na sua estreia

Contador, que tinha conquistado a camisola amarela de líder na véspera, com o triunfo no contra-relógio individual, apenas controlou hoje as operações e garantiu o triunfo na volta algarvia, com o tempo total de 19:04.22 horas, sucedendo ao belga Stijn Devolder, vencedor em 2008.

Apesar de uma queda sofrida no início da etapa, que fez o corredor da Madeinox chegar à meta combaliado, isso não o impediu de segurar a posição conquistada no contra-relógio da véspera.
A chegada ao “sprint” a Portimão permitiu a Haussler obter o segundo triunfo nesta edição da Volta, depois de ter ganho a chegada compacta na primeira tirada, em Olhão.Haussler gastou 4:16.04 horas a cumprir os 165,8 quilómetros da etapa, iniciada em Vila do Bispo, e superou sobre a linha de meta os belgas Greg Van Avermaet (Silence-Lotto) e Wouter Weylandt (Quick Step), segundo e terceiro classificados, respectivamente, com o mesmo tempo.O melhor português do dia foi Manuel Cardoso (Liberty Seguros), que foi sexto classificado.
A tirada ficou marcada por uma fuga protagonizada logo no início por cinco ciclistas, que chegaram a ter cinco minutos de vantagem: os holandeses Johnny Hoogerland (Vacansoleil) e Huub Duyn (Garmin), o alemão Bjorn Schroder (Milram) e os belgas Johan Coenen (Topsport) e Steven Van Vooren (An Post-Sean Kelly).Os fugitivos mantiveram-se unidos até à subida para a Fóia, contagem de montanha de segunda categoria, a cerca de 60 quilómetros da chegada, ganha por Johnny Hoogerland, que pouco depois descolou dos restantes.
A cerca de 20 quilómetros da chegada, a fuga já estava neutralizada e o pelotão seguiu compacto até Portimão, onde Haussler voltou a ser o mais forte.
A vitória final por equipas foi para a Astana, a das metas volantes para Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), a da montanha para o italiano Mauro Santambrosio (Lampre), enquanto o melhor jovem foi Tiago Machado, embora esta classificação não seja oficial.
A 35ª edição da Volta ao Algarve chegou ao fim com o triunfo final do principal ciclista presente, Alberto Contador, que começou da melhor forma a época e venceu na sua estreia em provas realizadas em Portugal. LUSA
<< Home