09 janeiro, 2009

S.Brás dá a conhecer (e a provar) cogumelos da Serra do Caldeirão

A iniciativa chama-se “Paisagens ao Domingo” e começa já no próximo fim-de-semana com um passeio que incidirá na recolha de cogumelos. Estes passeios decorrerão aos Domingos, sempre com um tema diferente e visam proporcionar uma actividade de ar livre, em sã comunhão com a natureza e à descoberta das paisagens do concelho.

Neste novo ano, a Câmara Municipal de S.Brás de Alportel vai dar continuidade aos Passeios Natureza com um novo ciclo anual de passeios. A iniciativa vai chamar-se “Paisagens ao Domingo” e irá conduzir os participantes por muitos campos e diversos olhares, em busca das paisagens do concelho: natural, rural, arquitectónica, sociológica e até a paisagem celeste.

A primeira “Paisagem ao Domingo” tem lugar já no próximo Domingo, dia 11, com o passeio “À Descoberta dos Cogumelos Escondidos”. Trata-se de uma divertida aventura no campo, com direito a apanhar, aprender a cozinhar e provar estas verdadeiras iguarias da Serra do Caldeirão.

Neste passeio, inicialmente previsto para Novembro, e adiado por razões meteorológicas, a proposta é regressar à terra, de onde o Homem retira o seu alimento, e percorrer montes e vales em busca dos cogumelos. Pelo caminho, desvendam-se mistérios, descobrem-se tradições e curiosidades sobre estes curiosos tesouros da serra. Sabia que o cogumelo está associado ao mistério, à magia e à imortalidade? E que esta planta desempenha um papel único no ecossistema florestal? Bem acompanhados por quem sabe, os participantes vão saber mais sobre os cogumelos escondidos, conhecer, colher as espécies comestíveis e saborea-las.

O ponto de encontro será no Centro Museológico do Alportel, às 9h30. Meia hora depois começa o passeio e a colheita de cogumelos. O regresso está marcado para as 12h00. Na parte da tarde, e depois do almoço livre, o grupo de participantes reúne-se na Quinta do Peral (15h00), onde decorrerá uma sessão de identificação dos cogumelos. A partir das 17h00 decorrerá ma palestra sobre o tema e às 18h00 começará o lanche com prova de cogumelos.

Refira-se que este ciclo de passeios “Paisagem ao Domingo” prosseguirá no dia 22 de Fevereiro.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?