22 janeiro, 2009

Ilha de Faro: Novos projectos para requalificação

Novas dunas nos espaços demolidos, um parque de estacionamento junto ao Aeroporto de Faro e nova ponte sobre a Ria Formosa são as propostas vencedoras para a requalificação da Praia de Faro. O vencedor do concurso público de ideias, o arquitecto Nuno Brandão Costa, propõe a criação de "novas dunas nos espaços demolidos com o objectivo de iniciar o processo de renaturalização da ilha".

Novas construções para realojamento dos habitantes da Ilha de Faro, praças, novos acessos à praia, apoios de praia e cais na ria também fazem parte do rol das propostas de Nuno Brandão Costa. Este projecto para a frente de mar da Praia de Faro, no valor que ronda os 50 mil euros, é "um esboço indicativo e não vinculativo", disse à Lusa o presidente da Câmara de Faro, José Apolinário. O autarca explica que este projecto vencedor deverá "influenciar" o trabalho da equipa projectista que vai desenvolver o Plano de Pormenor para a Câmara de Faro, inserido no "Polis Ria Formosa", plano estratégico de valorização e requalificação da Ria Formosa, que envolve investimento na ordem dos 87 milhões de euros.

A proposta vencedora do concurso público de ideias é o resultado de um protocolo feito em 1996 que envolvia Ministério da Economia, autarquias algarvias e Ordem dos Arquitectos. Para este concurso público existiram 42 intenções de projecto, mas apenas 28 trabalhos estavam capazes de serem avaliados por um júri de sete pessoas oriundas de vários organismos (CCDR, Ministério da Economia, Câmara de Faro, entre outros). Vai ser em breve homologada pelo secretário de estado do Turismo e depois todos os projectos candidatos vão estar expostos na Biblioteca Municipal de Faro para "promover um debate sobre o futuro da Praia de Faro", acrescentou o autarca José Apolinário.

No projecto de arquitectura vencedor são propostos também novos sistemas de mobilidade, tais como uma ciclovia, TRAM(espécie de comboio),pedonal e trânsito mecânico condicionado.

Reconverter a actual estrada urbana numa série linear de passeios e ciclovias, colocar pavimentos uniformes em calçada de pedra da região no sentido longitudinal dos elementos naturais existentes da praia são outras das propostas do arquitecto da proposta vencedora.

O vencedor do concurso público de ideias propôs para a sua estratégia "o desenho de um sistema, que se desenvolve na geometria linear do sítio, alastrando-se sobre o território a intervir, acompanhando o sentido longitudinal dos elementos naturais existentes. CCM/Lusa

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?