Gentes de São Brás de Alportel colaboraram...
Projecto "Eco-Famílias" ajudou a reduzir consumos de água no Algarve *
O programa "Eco-Famílias" permitiu que se alcançassem nas residências algarvias envolvidas no projecto reduções no consumo de água utilizada nos duches na ordem dos 60 por cento, diz a Águas do Algarve.

Em comunicado, a empresa afirma que, no espaço de um ano, o programa, pioneiro a nível nacional, contribuiu para alterações de comportamento nas famílias abrangidas, em cujas casas foram instalados redutores de caudal.
A maior percentagem de redução foi verificada nos duches, embora na lavagem de mãos se tenha registado uma redução próxima dos 50 por cento e na lavagem de loiça manual de cerca de 40 por cento.
Nas casas das dez famílias algarvias envolvidas no projecto, conseguiu-se que os consumos médios diários diminuíssem em média cerca de 20 por cento após a fase de recomendações e de instalação de redutores.
O Programa piloto "Eco-Famílias-Água" consiste em acompanhar durante um ano os consumos reais de água nas famílias residentes no Algarve de forma a obter informação relativa aos diferentes usos domésticos desta. A metodologia utilizada permite avaliar comportamentos, hábitos de consumo e identificar oportunidades de uso eficiente da água.
O programa "Eco-Famílias" conta com a participação de dez famílias, distribuídas pelos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Olhão e Lagoa.
<< Home