19 outubro, 2008

São Brás de Alportel comemorou Dia Mundial da Alimentação

Diz o ditado popular que “pela boca morre o peixe”.
E o povo nunca se engana…


Valorizar a sã alimentação mediterrânica, saborosamente guardada na gastronomia tradicional de São Brás de Alportel, incentivar à preservação dos pratos típicos e promover momentos de reflexão sobre estas questões são os objectivos deste programa de actividades.

No dia 15, a Biblioteca Municipal acolheu o lançamento oficial do evento “São Brás com Tempero, Desafio Gastronómico, onde o Saber tem Sabor”, uma iniciativa da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal que junta 8 restaurantes do concelho num desafio que consiste em preservar a tipicidade da gastronomia local, apostando na modernização e na qualidade do serviço. De Outubro a Dezembro, em 8 diferentes locais vai ser possível provar os sabores temperados por este Saber de Tradição feito…

No dia 18, a Quinta do Peral foi palco da palestra sobre hábitos de alimentação saudável, alusiva ao Ano Internacional da Batata.
“Afinal a culpa não era da batata…” é o mote sugestivo para uma sessão sobre hábitos saudáveis à mesa, que dá continuidade ao plano de acções de sensibilização dirigidos à comunidade deste Centro de Interpretação e Educação Ambiental que abriu as suas portas no passado mês de Janeiro.

Neste espaço, de 18 de Outubro a 15 de Novembro estará patente a exposição “2008, Ano Internacional da Batata”, uma oportunidade para conhecer mais sobre este interessante tubérculo que faz parte da nossa alimentação e que afinal não é assim tão culpado como por vezes o tomamos… quando falamos das questões de obesidade e de equilíbrio do peso.

A alimentação tem sido entendida pelo Município de São Brás de Alportel como uma questão prioritária, uma vez que é um facto de qualidade de vida das populações. Valorizar a alimentação mediterrânica e promover hábitos de alimentação saudável desde tenra idade tem sido o objectivo central e por isso tem sido desenvolvido um importante trabalho (com a colaboração do Gabinete de Nutrição da Administração Regional de Saúde e do Centro de Saúde de São Brás), ao nível da criação das ementas dos refeitórios escolares, mais equilibradas e adequadas às necessidades nutricionais das crianças e da implementação de um serviço de análises microbiológicas que analisam a qualidade dos alimentos servidos nos refeitórios, mas também mediante a criação de espaços de refeitório em todos os estabelecimentos de ensino (1.º ciclo e pré-escolar) para que todas as crianças possam usufruir de uma refeição quente e saudável ao almoço.
Um trabalho de parceria que tem dado já alguns frutos e que, sobretudo, deixa sementes para o futuro.

No âmbito deste projecto de promoção da alimentação saudável, o Município editou o livro “São Brás à Mesa, a alimentação mediterrânica, uma alimentação saudável” que neste momento já vai na 2.ª edição. Neste livro que resultou de uma busca realizada pelas crianças às receitas tradicionais, apresenta-se um conjunto de pratos da cozinha tradicional, acompanhados da sua análise nutricional, com ilustrações a cargo das crianças.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?