12 outubro, 2008

Desfolhada à Moda Antiga em São Brás de Alportel

As desfolhadas realizavam-se no Outono, lá para finais de Setembro ou princípio de Outubro. Depois do corte do milho nos campos, era marcado o grande dia da desfolhada na eira, onde se juntavam, quase sempre à noite, grupos de homens e mulheres, em volta do grande monte de milho. Ai havia que retirar as folhas para deixar apenas a espiga do milho (conhecida por maçaroca).

Os rapazes e as raparigas não faltavam ao dia da desfolhada, o ambiente era de festa e mandava a tradição que quem encontrasse o “milho rei” – uma maçaroca de milho vermelho – tinha que dar um beijo e um abraço a todos os participantes na roda.
Era a oportunidade de dar aquele beijinho tão desejado à pessoa amada e por isso as desfolhadas eram um dos momentos mais aguardados do ano.

Preservar a tipicidade são-brasense, promover a identidade cultural e etnográfica de São Brás de Alportel e relembrar o espírito de entreajuda comunitária da antiga desfolhada, foram os objectivos desta iniciativa que teve lugar no passado dia 11 de Outubro no Museu do Traje.

A iniciativa foi da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, e contou com a colaboração do Rancho Típico Sambrasense, e com o apoio do Museu do Trajo e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?