26 setembro, 2008

São Brás de Alportel integra Jornadas Europeias do património 2008

“no património… ACONTECE”

O Município de São Brás de Alportel adere uma vez mais à iniciativa, apresentando um programa de actividades, a decorrer no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, no próximo sábado, dia 27 de Setembro, que marca, simultaneamente, a celebração do Dia Mundial do Turismo.

As Jornadas Europeias do Património 2008 celebram-se em Portugal nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, sob o tema "no património... ACONTECE", para propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos.
Uma iniciativa europeia dinamizada em Portugal sob a coordenação do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP) que já vem habituando os portugueses a um conjunto de iniciativas que promovem o conhecimento e a proximidade da comunidade com a sua História.

Pelas 15h30, decorre a Sessão de Apresentação da Publicação «Um passeio pela História» e seguidamente, pelas 16h30 os participantes são convidados a participar no Workshop «A origem dos primeiros Museus», uma actividade dividida em duas partes: a primeira no interior do Centro e a segunda no exterior do edifício.
Pretende-se incentivar miúdos e graúdos a descobrir a importância dos objectos que vivem nos Museus… e das histórias que estes têm para contar!

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha

O Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, aberto ao público no passado mês de Dezembro, é um espaço de interpretação do património arqueológico do concelho, que serve de ponto de partida à descoberta da “Calçadinha”, antiga via de origem romana, que apresenta visíveis 2 troços – A e B – num total de 1.480 m, e se constitui como o ex-líbris arqueológico de São Brás de Alportel.
O Centro alberga o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal e é fruto de um projecto mais vasto de valorização do património, no seio de uma estratégia de promoção do turismo cultural do município alicerçada na defesa e valorização do património.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?