21 maio, 2008

“Maio Floresta Segura”

Governo Civil de Faro prossegue com “Agendas Temáticas”

Prevenção é componente estratégica muito importante no combate a incêndios florestais considera a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.

As medidas de prevenção constituem uma componente estratégica muito importante no combate aos incêndios florestais, considerou hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, apelando a todos os cidadãos para que cumpram as recomendações da Autoridade Nacional de Protecção Civil e contribuam para um “Portugal sem Fogos”.

Isilda Gomes falava durante a primeira reunião da Subcomissão de Incêndios Florestais (SCIF), realizada hoje no Governo Civil de Faro, com vista ao acompanhamento do período mais crítico do ano, que decorre de 15 de Maio a 30 de Setembro. Criada por decisão da Comissão Distrital de Protecção Civil, a SCIF é constituída por todas as entidades responsáveis pela defesa da fl! oresta, reunindo em simultâneo com o Centro de Coordenação Operacional, estrutura responsável pela coordenação institucional no combate a incêndios florestais.

Durante o encontro, integrado na iniciativa do Governo Civil de Faro “Maio Floresta Segura”, foi feita a avaliação do dispositivo e meios operacionais de vigilância, detecção e combate a incêndios, instalados no Algarve durante a fase “Bravo”, num total de cerca de quatro centenas de homens e 121 veículos, apoiados por um helicóptero.

“Posso assegurar que há um trabalho efectivo no terreno e uma capacidade organizativa de elevado nível que nos dão garantias de uma intervenção eficaz, mas a questão dos incêndios florestais nunca pode ser encarada como um dado adquirido e por isso temos de nos manter atentos e continuar a trabalhar, mobilizando todos os meios necessários para este combate que diz respeito a todos os cidadãos”, sustenta a Governadora Civil de Faro.

O número de incêndios florestais registados entre 1 de Janeiro e 19 de Maio deste ano diminuiu comparativamente a igual período de 2007, com menos 70 ignições (84 em povoamento e duas em zona agrícola), mas Isilda Gomes realça a necessidade de um esforço permanente nas medidas de prevenção, de forma a evitar a sua ocorrência e eventual progressão para situações de incêndio.

“Todos os agentes de Protecção Civil estão empenhadíssimos nesta luta contra os incêndios florestais, sabem perfeitamente qual é a sua função no terreno e com estes meios devidamente mobilizados, coordenados e organizados, estou convicta de que conseguiremos dar a resposta mais adequada, para que o Algarve seja uma região cada vez mais ! segura em todas as áreas”, salienta Isilda Gomes.

A fase “Bravo” antecede a fase “Charlie” (1 de Julho a 30 de Setembro), período em que se registará um aumento da concentração dos meios de vigilância, detecção e combate a incêndios na região algarvia, num total de 511 elementos, 139 veículos e helicópteros.

O “Maio Floresta Segura” é a terceira iniciativa integrada nas “Agendas Temáticas”, um projecto do Governo Civil de Faro que pretende conhecer e divulgar o trabalho desenvolvido pelos agentes e actores da região, numa perspectiva de reconhecimento e de melhoria da qualidade de vida das populações.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?