09 abril, 2008

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde

II Edição do Livro “S. Brás de Alportel à Mesa, a Alimentação Mediterrânica, uma Alimentação Saudável”

Lançamento da II Edição do Livro “S. Brás de Alportel à Mesa, a Alimentação Mediterrânica, uma Alimentação Saudável”, São Brás de Alportel assinala o Dia Mundial da Saúde com a reedição do livro “S. Brás de Alportel à Mesa”, uma saborosa edição que reúne um conjunto de receitas tradicionais, preservando a saudável alimentação mediterrânica, hoje reconhecida como uma das mais saudáveis alimentações do mundo, constituindo um contributo para a valorização da gastronomia tradicional, tão ameaçada nos dias de hoje.

Criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial da Saúde surgiu com base no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado de promoção da mesma. Neste sentido, a promoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de actividades desportivas e uma alimentação equilibrada são as principais directrizes apontadas para se alcançar uma melhor qualidade de vida.
Com este propósito e para defender um tesouro valioso constituído pelo património gastronómico do Município, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com a Equipa Escolar do Centro de Saúde e o Agrupamento de Escolas do Concelho lançaram mãos ao projecto “São Brás de Alportel”, que contou ainda com a colaboração da Administração Regional de Saúde, ao nível da análise nutricional e com a Escola Secundária José Belchior Viegas, que auxiliou na divulgação. O desafio foi lançado à comunidade escolar: os alunos recolheram um conjunto de receitas, promovendo a troca de experiências entre gerações, trazendo as avós, os pais, as famílias e as escolas reunidas à volta da mesa, para preservar o precioso legado da alimentação mediterrânica, hoje tão ameaçado pelas novas tendências da alimentação de “fast food”. O projecto colheu uma enorme adesão e assim nasceu a 1.ª edição do São Brás de Alportel, em 2005, que rapidamente esgotou.Para poder satisfazer os inúmeros pedidos, e porque importa dar continuidade a este projecto nas escolas do município, em conjunto com outras acções de promoção da alimentação saudável que estão a ser desenvolvidas, nomeadamente com a participação no Plano Regional de Combate à Obesidade Infantil, a Câmara Municipal apresenta a II edição desta publicação.
“S. Brás de Alportel à Mesa” volta a juntar, em torno da mesa, diferentes gerações, na redescoberta da alimentação mediterrânica. Para além de ser um documento vivo, que guarda a memória das receitas típicas de São Brás de Alportel, transmitidas ao longo dos tempos, este livro pretende ser ainda um instrumento de trabalho, para apoiar a escola na educação para a cidadania, onde a educação para a saúde e, em especial a alimentação alimentar, deve ser assumida como um dos seus principais vectores.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?