07 abril, 2008

Investimento de 7,5 milhões de euros cria 800 novos lugares em creche

Cerca de 800 novos lugares em creche vão ser criados no Distrito de Faro, através de um investimento de aproximadamente 7,5 milhões de euros, no âmbito da segunda fase do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Os contratos de financiamento assinados no dia 4 de Abril, no Governo Civil de Faro, em cerimónia presidida pelo secretário de estado da solidariedade social, Pedro Marques, com 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) da região, vão permitir ainda a criação de 70 lugares em lares de idosos.

O PARES já aprovou, no âmbito das duas fases, cerca de 400 milhões de euros de investimento em equipamentos sociais, 15 milhões dos quais no Distrito de Faro. A região ultrapassará mesmo a meta definida pelo Governo até 2010, no que concerne à principal prioridade do projecto, nomeadamente aumentar em 50% a rede nacional de creches. Nas duas fases do PARES já foram aprovados a nível nacional, 16 mil novos lugares nesta valência e cerca de 15 mil na área de apoio a idosos.
“O nosso País estava demasiado atrasado em rede de creches e precisava de ambicionar muito mais para cumprir esta meta Europeia, que conseguiremos ultrapassar, em 2009, praticamente em todo o País”, garantiu Pedro Marques, que salientou o “contributo” do Distrito de Faro, na concretização destas medidas sociais, com a criação de cerca de mil lugares em 24 novos espaços, dois terços dos quais na segunda fase de candidaturas.
“A aprovação destes lugares permite que, com a conclusão do PARES, o Distrito de Faro ultrapasse a meta dos 33,8% em rede de creches. Significa que as instituições compreenderam a realidade social em que estão inseridas e perceberam a dimensão estratégica do desenvolvimento destes equipamentos”, frisou o Secretário de Estado, classificando este como o principal “incentivo à natalidade”.
Como complemento ao aumento da rede de creches, o Governo tem implementado prestações sociais como o abono pré-natal, que já abrange cerca de cem mil crianças.
Pedro Marques referiu ainda que o PARES conta com dotação orçamental própria, que permitirá a disponibilização de verbas para as obras e posteriores acordos de cooperação, tendo apelado aos parceiros, nomeadamente as câmaras municipais e as instituições envolvidas, que avancem rapidamente com os respectivos processos de construção das futuras creches.
Durante a cerimónia de assinatura dos 15 contratos de financiamento a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, salientou a importância do PARES na resposta às necessidades da região e destacou o “papel fundamental do movimento associativo” vocacionado para esta área, “na estruturação de valores para que a palavra solidariedade tenha a sua real correspondência no terreno”.
“O Governo tem dado um forte impulso na área das politicas sociais e, com este apoio decisivo às famílias, estamos a dar um passo importante para que nasçam mais crianças no nosso País”, disse Isilda Gomes, realçando ainda a importância da intervenção das câmaras municipais na concretização das medidas implementadas pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?