07 abril, 2008

Evento visa promover a adopção de hábitos de vida mais saudáveis

Escola Superior de Saúde de Faro associa-se à Semana da Saúde em Faro

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril) a UAlg junta-se à iniciativa Semana da Saúde, que decorrerá entre 9 e 13 de Abril no Mercado Municipal de Faro.

“Saúde: Marcando a Diferença” é o tema da edição deste ano da Semana da Saúde, evento organizado em parceria pela Câmara Municipal de Faro, Administração Regional de Saúde do Algarve, Hospital de Faro, Grupo de Trauma e Emergência e Gasin, ao qual a UAlg se associa através da Escola Superior de Saúde de Faro (ESSaF).
A Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano em que celebra o seu 60.º aniversário sob o lema “A nossa saúde, o nosso futuro”, pede aos governos que apostem na promoção e na educação para a saúde.
É ao encontro deste desafio que a UAlg, em conjunto com os demais parceiros, pretende mobilizar-se no contexto da Semana da Saúde, cujo principal objectivo é promover, junto da população e dos profissionais de saúde do concelho de Faro, a educação para a saúde.
Ao longo deste evento de 5 dias vão ter lugar sessões de esclarecimento e sensibilização sobre diversas doenças crónicas, como, por exemplo, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), hipertensão arterial, enfarte agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC), actualmente a principal causa de morte em Portugal.
Haverá igualmente lugar à promoção de medidas comportamentais essenciais na prevenção das referidas patologias, como uma alimentação saudável, prática regular de exercício físico e cessação tabágica, entre outros.
Estas acções de sensibilização vão decorrer em paralelo com vários rastreios no Mercado Municipal de Faro, nomeadamente rastreios espirométricos para aferição da função respiratória, medição da tensão arterial, da glicemia e do colesterol.
Outra questão que não é descurada nesta iniciativa é a formação, tanto de profissionais de saúde como da população, em medidas de suporte de vida para situações de paragem cardiorespiratória, formação esta que será ministrada pelo Grupo de Trauma e Emergência (GTE).
Além dos parceiros já referidos colaboram nesta iniciativa as juntas de freguesia dos concelhos de Faro, centros de saúde do concelho de Faro, Bombeiros, Protecção Civil, agrupamentos escolares e várias associações que actuam na área da Saúde.

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?