09 abril, 2008

ARS Algarve, I.P. assinala Dia Mundial da Saúde

"Mudanças climáticas: um problema para o sector da Saúde"

A Administração Regional de Saúde do Algarve, IP promove no dia 9 de Abril de 2008, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, sob o tema «Proteger a Saúde face aos efeitos das alterações climáticas», duas palestras que irão decorrer no auditório da Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais da Universidade do Algarve em Campus de Gambelas.

A iniciativa, aberta ao público em geral, tem inicio previsto para as 14:30 com a realização da Palestra intitulada «Alterações Climáticas e Saúde – Ciência e Ficção», proferida pela Professora Doutora Maria João Bebianno, Professora Doutora Delminda Moura e a Professora Doutora Cristina Veiga Pires, docentes da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve.

A partir das 15:45 irá decorrer a Palestra «Ondas de Calor e Hospitais Climatizados» proferida pelo Dr. Baltazar Nunes do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) de Lisboa.

O Dia Mundial da Saúde celebra-se a 7 de Abril, tendo a Organização Mundial da Saúde escolhido como tema este ano «Proteger a saúde face aos efeitos das alterações climáticas», assentando assim no reconhecimento de que as alterações climáticas colocam ameaças cada vez mais sérias à saúde pública global.
Os perigos que representam para a saúde, as mudanças climáticas são de natureza diversa e mundial, e vão desde o aumento do risco de fenómenos meteorológicos extremos a mudanças na dinâmica das doenças infecciosas. Muitas das doenças mais mortíferas são sensíveis às condições climáticas, quer no que respeita ao aparecimento de novos casos quer à sua propagação.
Algumas das repercussões sobre a saúde motivadas pelas mudanças climáticas já são manifestas: aumento da mortalidade pelo efeito das ondas de calor; variações no número de novos casos das doenças transmitidas por vectores e alterações na ocorrência de desastres naturais.
Estas repercussões afectarão de uma forma desproporcionada as populações mais vulneráveis: crianças pequenas, idosos, doentes e populações isoladas
A vulnerabilidade também é maior nas zonas: com doenças endémicas sensíveis ao clima; com grave escassez de água e escassa produção de alimentos.
Nestas circunstâncias, as repercussões das mudanças climáticas na saúde serão dificilmente reversíveis em anos ou decénios. No entanto, muitas dessas repercussões são evitáveis ou controláveis, através de medidas como: controlo dos vectores; a redução da contaminação provocada pelos meios de transportes (aumento da utilização da bicicleta, de veículos não poluentes e do transporte público em detrimento do transporte em automóveis privados); o uso eficiente da água.
Muitas destas medidas necessárias para evitar os efeitos das mudanças climáticas na saúde, tem ainda sobre ela efeitos positivos, melhorando a qualidade do ar e a saúde respiratória e reduzindo as mortes prematuras, reduzindo o excesso de peso e a obesidade, bem como as medidas com elas relacionadas.

Programa

14:30 – Abertura
14:45 – Palestra «Alterações Climáticas e Saúde – Ciência e Ficção»
Oradores:
Professora Doutora Maria João Bebianno
Professora Doutora Delminda Moura
Professora Doutora Cristina Veiga Pires (Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve)
Intervalo
15:45 – Palestra «Ondas de Calor e Hospitais Climatizados»
Orador: Dr. Baltazar Nunes (INSA, Lisboa)
17:00 – Encerramento

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?