15 abril, 2008

Algarve Central: o desafio está lançado

A ideia é agregar os municípios de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e São Brás de Alportel, a associações e empresas inseridas nos referidos municípios (40 entidades entidades no total), num grupo de trabalho em parceria para a competitividade e inovação. Trata-se da criação da rede urbana Algarve Central.

O secretário de Estado do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, João Ferrão, presidiu esta terça-feira em Faro à assinatura do contrato entre os cinco municípios. Secretário de Estado sobre o projecto e dotação orçamental Esta rede urbana é um de cinco projectos piloto a nível nacional. Duas outras redes foram criadas no Alentejo, e mais duas no Norte. Servirão de cobaias num universo de 30 redes urbanas a serem criadas no futuro por todo o país, em todas as regões. Parques empresariais; redes de equipamentos desportivos e culturais; sistemas de informação; acessibilidades e infra-estruturas; e rede de centros históricos são as cinco grandes áreas de actuação conjunta previstas. A aprovação da candidatura do Algarve Central concedeu 100 mil euros para financiar as chamadas «acções preparatórias», reuniões que têm decorrido desde há cinco meses pelos cinco municípios com as diversas entidades. Mas nada está como um dado adquirido. Agora os municípios e as restantes entidades têm de consolidar a rede urbana. Ou seja, têm mais cinco meses para apresentarem projectos concretos de interesse comum, que depois de avaliados, poderão ou não ser objecto de candidatura a fundos. “Temos de aprender com estes cinco casos (cinco redes urbanas). Criar condições para que esta cultura do diálogo se torne numa rotina, com vista a ter uma linha de rumo partilhada”, observou o secretário de Estado. O director-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Vítor Lopes considerou que “há boas condições para que os objectivos sejam atingidos”. “Há optimismo e elevada certeza de que iremos ter resultados”. Nesta primeira fase houve 26 candidaturas a redes urbanas piloto, das quais apenas cinco foram aprovadas. Também se candidataram mas sem sucesso, a Rede Urbana do Baixo Guadiana, entre Vila Real de S. António, Castro Marim, Alcoutim e Mértola; e a rede urbana Barlavento Sustentável entre Albufeira, Portimão, Lagoa e Lagos.
João Vargues in "Região Sul"

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?