15 março, 2008

SUGESTÕES...

Delícias de caça na serra de TAVIRA

Por: João Prudêncio
Na pequena aldeia de Cachopo, no coração da serra, quem gosta de caça pode matar… saudades. No restaurante Charrua, coelho bravo, javali e veado são alguns dos pitéus que esperam os forasteiros.

A casa está em nome do marido, Gilberto, 39 anos, mas é Irene Gonçalves, um ano mais velha, quem fica ao leme de tachos, panelas e até das mesas, como anfitriã que gosta de bem receber quem a procura.
Há 26 anos que, logo na primeira curva do Cachopo – para quem vai de Faro, a 52 quilómetros de distância -, o Charrua lá está, atento a quem vai de longe – e são muitos – e por ali queira aliviar as dores e o stress de uma semana de trabalho na cidade grande.
“Temos clientes certos de Lisboa e do Porto, mas também de todos os sítios do Algarve”, jura a cozinheira Irene, com a tampa do tacho na mão, receptáculo onde acabou de estufar o javali, que à semelhança do veado ali chega de uma reserva perto de Mértola.
Já que os preços são módicos – com quaisquer 15 euros, bom vinho e sobremesa incluídos, já se atesta a barriga –, para o cliente reserva-se outro tipo de exigência, aliás compreensível: a de que telefone a marcar, pelo menos na véspera, se o pedido for de caça.
Depois, há que saborear os estufados de javali, veado ou coelho bravo, que podem acompanhar com batatas fritas caseiras e uma farta salada de alface (nesta época do ano), num dos 114 lugares à disposição da clientela, num espaço amplo decorado com adereços de tradição serrana, à base de funis, arados, pás, cangalhas e até chapéus algarvios.
Quem não for em caças, pode ficar-se pela açorda de galo velho, o ensopado de borrego, o cozido de feijão com couve ou as migas com entrecosto de porco preto, ementas a que se juntam os mais triviais pratos de bifes, febras e costeletas grelhados, além do inefável bacalhau, também passado a grelha.
No final, os doces não abundam mas são agradáveis, de mousses a arroz doce, passando pela pêra bêbeda.
Depois disto tudo, só se recomenda suavidade na condução, tanto com destino à esquerda como à direita, que há muita curva a vencer até ao Barranco do Velho (a poente) ou Martinlongo (a nascente). Se decidir a terceira via e começar a descer os 40 quilómetros até Tavira, tenha cuidados redobrados, que a serra tem tanto de encantadora como de perigosa.
Para encomendas, os telefones são os 918 465 789/3. Abertos todos os dias da semana. Pagamentos só em dinheiro ou cheque.
___________________________________________________________

Faro recebe xarém

As famosas papas de milho vão estar em destaque no festival gastronómico “XARÉM EM MARÇO”, que decorre até dia 16 de Março, em 30 restaurantes do Concelho.

A iniciativa, que teve início no passado dia 8 de Março, marca a 5.ª Semana Gastronómica “Xarém em Março”, e prolonga-se até ao dia 16 de Março, em vários restaurantes do Concelho de Faro.
Organizada pela Câmara Municipal de Faro, Ambifaro e Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), esta edição conta com a participação de 30 restaurantes, que irão servir os melhores pratos de xarém, as tradicionais “papas de milho” algarvias.
O Município de Faro pretende, com este certame, promover a gastronomia regional e os estabelecimentos de restauração do concelho, e fazer com que os visitantes procurem os pratos que fazem também parte do património cultural da região.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?