23 março, 2008

Secular Procissão de Aleluia

São Brás de Alportel prepara-se para mais uma Festa das Tochas Floridas

No próximo domingo de Páscoa, dia 23 de Março, São Brás de Alportel será uma vez mais palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas.

As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão.

Em nome da fé e da tradição, erguem-se as tochas ao alto e canta-se o refrão sentido “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia.

São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses. Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.

Quem visita a vila de São Brás de Alportel neste dia, pode ainda apreciar a saborosa doçaria, num espaço de mostra e venda de produtos locais – “Encontro de Sabores” -, no Largo de São Sebastião, aberto ao público desde as 10h00. Não deixe de provar as típicas amêndoas tenras de São Brás, os folares típicos desta época do ano e de saborear as receitas genuínas, à base de figo, amêndoa ou alfarroba, verdadeiro chocolate da serra.

À tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe uma tarde cultural, onde pode assistir a espectáculos de música popular portuguesa, conhecer os premiados dos concursos de jogos florais, tochas e varandas, enquanto saboreia doces e petiscos regionais, num espaço dedicado aos sabores. A convidada desta Tarde Cultural é a conhecida cantora Dulce Guimarães, mas o cartaz contempla ainda o grupo de música tradicional “Rastemenga” e um momento de dança, pelo Grupo de Dança Jazz Contemporâneo da Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel.

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?