17 março, 2008

“Março Solidário”

Governadora Civil realça trabalho meritório das IPSS’s no apoio a crianças e jovens em risco

“Não há impossíveis e sonhar é muito importante. Sonhem e lutem para realizar os vossos sonhos, porque o futuro depende de vós”. Foi esta a mensagem que a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, deixou às 18 menores que se encontram à guarda do Centro de Acolhimento Temporário (Protecção à Rapariga) da Junta Diocesana de Faro, uma das quatro instituições que visitou no âmbito da jornada “Março Solidário”.

Isilda Gomes, iniciou um conjunto de iniciativas denominado “Agendas Temáticas”, dedicou o dia às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) vocacionadas para o acolhimento de crianças e jovens em situação de risco, tendo realçado o trabalho meritório que os técnicos do sector têm desenvolvido na região.”O apoio que estas instituições estão a dar na área da segurança social é insubstituível e estas pessoas merecem que a sociedade as reconheça”, considerou a Governadora Civil.

Dar voz aos que contribuem para a melhoria das condições de vida dos residentes e dos que visitam a região, é precisamente o objectivo preconizado pelo projecto “Agendas Temáticas”, que abrangerá áreas tão diversas como a solidariedade social, a cultura, a protecção civil e a agricultura, entre outras.

No primeiro périplo do “Março Solidário” Isilda Gomes deslocou-se durante a manhã à Creche e Jardim-de-Infância do Núcleo de Olhão da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), espaço frequentado por 33 crianças. Uma capacidade de resposta que fica aquém das necessidades registadas na sua área de abrangência (Quelfes, Pechão e Olhão), registando actualmente uma lista de espera de cerca de uma centena de inscritos.
Uma situação que afecta grande parte das famílias da região e que Isilda Gomes registou no sentido de fazer chegar aos responsáveis governamentais para o sector, com vista a encontrar respostas cada vez mais adequadas às necessidades verificadas nesta área.
Vocacionada para a promoção e integração social de indivíduos e famílias através de acções de acolhimento, atendimento, informação e orientação, bem como actividades lúdicas, culturais e desportivas, o Núcleo de Olhão da CVP mantém acordos de cooperação com a Segurança Social desde 1988, nas valências de Centro Comunitário (em construção), Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, ATL e Jardim de Infância.

No Centro de Acolhimento Temporário (Protecção à Rapariga) da Junta Diocesana de Faro, instituição criada em 1993, onde se deslocou também durante a manhã, a Governadora Civil teve oportunidade de avaliar a capacidade de resposta social a jovens na faixa etária dos 12 aos 18 anos, implementada em Abril de 2007. Actualmente 18 jovens são acolhidas pela instituição vocacionada para o diagnóstico e definição dos respectivos projectos de vida, com vista à sua inserção familiar e social. Aberta 24 horas por dia a situações de emergência, o centro garante alojamento temporário e apoio sócio-educativo adequado à idade e característica de cada jovem. Promover a intervenção junto da família em articulação com as entidades e as instituições para a devida promoção dos direitos das crianças e jovens, é o objectivo da intervenção desenvolvida a nível distrital.

Numa região onde os processos de promoção e protecção de crianças e jovens em risco atingem cerca de um milhar, Isilda Gomes destaca o papel das IPSS’ na luta contra a exclusão social e reforça a necessidade de uma intervenção cada vez maior por parte da sociedade civil.
“A minha vinda a estas instituições é uma chamada de atenção à sociedade civil para se envolver nas causas sociais. Compete-nos a todos empenharmo-nos, envolvermo-nos e investirmos nessas causas, de forma a dar as melhores respostas, tanto nesta, como noutras áreas”.

Durante a tarde a Governadora Civil de Faro deslocou-se ainda à Creche e Jardim-de-Infância do Centro Infantil do Chinicato, valência da responsabilidade do Centro de Assistência Social Lucinda Amino dos Santos, cuja intervenção abrange as áreas da infância, juventude, deficiência, família e comunidade em geral. O espaço, que Isilda Gomes decidiu presentear com um equipamento de recreio, acolhe 95 crianças e desenvolve actualmente um esforço no sentido de se adaptar à nova legislação e garantir uma prestação de serviços de qualidade.
Esta instituição, uma das poucas que no concelho de Lagos direccionam a sua actividade para as faixas etárias entre os quatro meses e os dez anos, integra cinco creches, cinco centros de educação pré-escolar, dois de actividades de tempos livres, um juvenil, um lar de crianças e jovens, um centro de actividades ocupacionais, dois lares residenciais e dois centros comunitários.

No concelho de Portimão o apoio social na área da infância e juventude conta, desde 1994, com o trabalho dos técnicos do Lar de Crianças e Jovens Bom Samaritano, desenvolvido em amplas instalações construídas num terreno cedido pela Câmara Municipal. Esta Associação de Solidariedade Social, onde Isilda Gomes concluiu o primeiro dia de visitas no âmbito do “Março Solidário”, acolhe actualmente 19 rapazes e 17 raparigas, com idades a partir dos 5 anos, em colaboração com a Segurança Social.

A título de balanço desta primeira jornada a Governadora Civil realça não só o “trabalho notável” desenvolvido pelas IPSS’s na região, como “a eficácia” do Centro Distrital de Segurança Social, no âmbito dos programas de apoio a estas instituições.

O “Março Solidário” prosseguirá nos dias 31 de Março, 7 e 11 de Abril, dedicados, respectivamente, à Rede Social e Linha de Emergência; Deficiência; e Idosos.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?