25 março, 2008

Faro a três dimensões...

Já é possível visualizar a três dimensões e online nove cidades portuguesas, entre elas Faro. Saiba como e espreite a capital algarvia.

A visualização a três dimensões de todas as capitais de distrito portuguesas vai ser possível, graças a uma aplicação hoje apresentada e na qual já se pode “visitar” nove cidades nacionais.
As nove cidades que já podem ser vistas em alta definição, para já, são Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Leiria Setúbal e Faro.
O representante da Microsoft Portugal, José Fernandes, escusou contudo avançar, em declarações à agência Lusa, quando ficarão todas as maiores cidades disponíveis para visualizar com imagens de uma definição que permite distinguir marcas de automóveis em circulação ou até caixas de ar condicionado nas fachadas dos prédios.
A aplicação está disponível ao público através da página
http://maps.live.com/ e resulta de um acordo entre o Governo e a Microsoft para melhorar os conteúdos da plataforma informática Vitual Earth no que respeita a Portugal.
Esta aplicação, acessível num computador normal ligado à Internet, já possibilita ver no ecrã o que se pode observar numa viagem ao longo do país, previamente definida nas ferramentas do programa, apresentado numa cerimónia realizada no Ministério do Ambiente, em Lisboa.
A “ferramenta” tem ainda grande utilidade para as instituições públicas, principalmente as que estão ligadas ao ordenamento do território, e tem entre os principais parceiros o Instituto Geográfico de Portugal, organismo tutelado pela Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional.
Ao todo, segundo o responsável da Microsoft Portugal, a empresa investiu cerca de um milhão de euros no projecto.
O sistema desenvolvido em Portugal é considerado dos mais avançados a nível mundial e tem como característica única cobrir todo o território com uma definição de imagem igual e a três dimensões, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
As imagens usadas na plataforma digital foram recolhidas, na sua maioria em 2006 - no caso da alta definição das nove cidades, em 2007 - e deverão ser renovadas a um média de cada dois anos, explicou José Fernandes.
Além dos custos que implica a obtenção das fotos - as de alta definição são obtidas por avião, as outras por satélite - e o facto de a “morfologia do território não sofrer grandes alterações” nesse prazo é a justificação apresentada pelo responsável da Microsoft Portugal para as imagens não serem actualizadas em prazos mais curtos.
A apresentação da nova “ferramenta”, que vai ser utilizada pela administração central, principalmente como auxiliar na área do Ordenamento do Território, deverá ser utilizada também pelas autarquias, sugeriu a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. A cerimónia foi presidida pelo ministro do Ambiente, Nunes Correia.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?