Em São Brás de Alportel: Conversa à Volta do Sobreiro lançou números para o debate
A Associação Rota da Cortiça levou a cabo, no passado dia 12 de Março, a terceira “Conversa à Volta do Sobreiro”, uma iniciativa que integrou o pólo temático dedicado ao Conhecimento, um dos 8 rumos desta Viagem ao Mundo da Cortiça.Nas sessões anteriores desta iniciativa já tinham sido abordadas as vertentes ambiental e social do sector – a gestão sustentável dos sobreirais e o envelhecimento da mão-de-obra corticeira – . Nesta terceira conversa “à Volta do Sobreiro”, foi a vertente económica que esteve em debate, sob o tema “Actualidade económica do sector corticeiro”, dando-se destaque ao panorama da indústria local.
No concelho de São Brás de Alportel chegaram a laborar mais de 80 fábricas. 
Hoje, apesar de não ter diminuído o volume da produção global (mercê das evolução da maquinaria e da tecnologia), contam-se pelos dedos as fábricas que existem, perto de 10. 
Quais as causas deste retrocesso? Que posição ocupa agora São Brás no ranking nacional de produtores de fardos de cortiça? E qual deverá ser o rumo a tomar pelo sector industrial? Estas são questões que estão na ordem do dia e que precisam de soluções práticas que ajudem a requalificar o sector. 
O debate contou com a presença de João Rodrigues, do IAPMEI, de José Leite Pereira, da Direcção Geral de Economia do Algarve, e de outra entidades competentes que irão contribuir para o esclarecimento de dúvidas levantadas pelos proprietários fabris.
        
    
  








0 Comments:
<< Home