18 março, 2008

Em São Brás de Alportel: Conversa à Volta do Sobreiro lançou números para o debate

A Associação Rota da Cortiça levou a cabo, no passado dia 12 de Março, a terceira “Conversa à Volta do Sobreiro”, uma iniciativa que integrou o pólo temático dedicado ao Conhecimento, um dos 8 rumos desta Viagem ao Mundo da Cortiça.

Nas sessões anteriores desta iniciativa já tinham sido abordadas as vertentes ambiental e social do sector – a gestão sustentável dos sobreirais e o envelhecimento da mão-de-obra corticeira – . Nesta terceira conversa “à Volta do Sobreiro”, foi a vertente económica que esteve em debate, sob o tema “Actualidade económica do sector corticeiro”, dando-se destaque ao panorama da indústria local.

No concelho de São Brás de Alportel chegaram a laborar mais de 80 fábricas.

Hoje, apesar de não ter diminuído o volume da produção global (mercê das evolução da maquinaria e da tecnologia), contam-se pelos dedos as fábricas que existem, perto de 10.

Quais as causas deste retrocesso? Que posição ocupa agora São Brás no ranking nacional de produtores de fardos de cortiça? E qual deverá ser o rumo a tomar pelo sector industrial? Estas são questões que estão na ordem do dia e que precisam de soluções práticas que ajudem a requalificar o sector.

O debate contou com a presença de João Rodrigues, do IAPMEI, de José Leite Pereira, da Direcção Geral de Economia do Algarve, e de outra entidades competentes que irão contribuir para o esclarecimento de dúvidas levantadas pelos proprietários fabris.

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?