12 março, 2008

Em S. Brás de Alportel

Campanha de reciclagem das rolhas de cortiça

Em S. Brás de Alportel está em curso um projecto que visa “dar uma nova vida às rolhas de cortiça”, através da reciclagem.

O projecto resulta de uma parceria entre o Município de São Brás de Alportel e a Delegação do Algarve e Baixo Alentejo da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, contando para o efeito com o apoio de fundos comunitários.

Entretanto, os objectivos são: "Sensibilizar a população para a importância da reciclagem e reutilização de materiais; Proteger o meio ambiente, mediante a reciclagem de um recurso natural; Desenvolver um processo que permita aproveitar as rolhas de cortiça após a sua extracção das garrafas ou garrafões; Obter produtos com diversas finalidades; Dar uma nova vida a um recurso precioso".

A autarquia são-brasense recorda em comunicado que a indústria corticeira é a mais representativa do concelho e à sua expansão no final do séc. XIX ficou a dever-se o crescimento económico que permitiu à então freguesia de São Brás de Alportel conquistar a sua autonomia do concelho de Faro, em 1 de Junho de 1914. Entretanto, ameaçada pelos fogos, pelo abandono progressivo da terra e pela doença do sobreiro, a autarquia são-brasense recorda que “a cortiça é uma matéria-prima preciosa, que merece ser respeitada e valorizada”, apelando aos munícipes para que colaborem na recolha das rolhas naturais e rolhas aglomeradas mistas que depois de seguirem o processo de transformação, regressarão sob a forma de pavimentos, quadros de afixação, marcadores, bases para copos, juntas de culatra, material de isolamento, etc.

Como ajudar a reciclar

Todos os restaurantes e estabelecimentos comerciais de um modo geral podem aderir a esta iniciativa, recolhendo as rolhas que encontrarem. Os serviços municipais efectuam a recolha de rolhas nos estabelecimentos. A Câmara Municipal de S. Brás recomenda que todos os munícipes ajudem a reciclar a cortiça, guardando as rolhas depois de utilizadas e colocando-as nos novos rolhões – recipientes de recolha de rolhas, colocados junto de alguns ecopontos, em São Brás de Alportel. JMM / RS

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?