21 fevereiro, 2008

Dias 21, 22, e 23 de Fevereiro - Teatro das Figuras - Faro

"Que Farei com Este Livro?"

A peça de José Saramago, é uma co-produção da Companhia de Teatro de Almada, A Companhia de Teatro do Algarve, Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Municipal de Faro, E.M., com encenação de Joaquim Benite e conta com Paulo Matos, Luís Vivente e Teresa Gafeira no elenco. A "Magia" sobe ao palco do Teatro das Figuras nos dias 21, 22, e 23 de Fevereiro.


Que Farei com Este Livro? baseia-se na vida de Luís de Camões, e a acção gira em torno das vicissitudes que envolveram a publicação de Os Lusíadas. Regressado da Índia, depois de 17 anos de ausência da Pátria, Camões vem encontrar em Portugal um ambiente político marcado pelo projecto de D. Sebastião de conquista militar do Norte de África. O partido de D. Sebastião, alimentado por um espírito de grandeza e de poder, com um sonho de glória nacional, disputa a influência com o partido do seu tio, o cardeal D. Henrique, inquisidor-mor, avesso a aventuras militares, e o de sua avó, a rainha Catarina de Áustria, cujo projecto é a união de Portugal com Castela.

Camões, que pretende ver publicada a sua máxima obra, Os Lusíadas, vê-se envolvido neste ambiente de contradições e indefinições políticas, que dificultam a autorização para a publicação do seu livro. De resto, regressara pobre da Índia, e a sua influência na Corte é nula. Na peça surgem grandes figuras da intelectualidade portuguesa da época, tais como os humanistas Damião de Góis e Diogo do Couto, que tentam apoiar Luís de Camões nos seus desígnios.

José Saramago reflecte neste texto sobre as relações sempre difíceis entre o artista criador e o Poder, e faz-nos pensar sobre as contingências políticas que determinam o destino da obra de arte, estabelecendo paralelismos entre a época de D. Sebastião — caracterizada por um nacionalismo exaltado, a repressão do pensamento livre e uma sociedade em que a Inquisição assume um papel preponderante — e a nossa história recente. A história de Camões surge-nos como um paradigma de situação histórica em que um sonho totalitário conduziu à derrocada do Estado e à perda da independência, e em que a soberba e a intolerância caracterizavam as relações com o artista — por definição sempre avançado em relação à sua época.

FICHA TÉCNICA

Que Farei com Este Livro? de José Saramago
Encenação de Joaquim Benite;
Cenografia de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira;
Figurinos de Sónia Benite;
Interpretação de Alberto Quaresma, Celestino Silva, Carlos Santos, José Martins, Luís Vicente, Maria Frade, Maria José Paschoal, Paulo Matos, Teresa Gafeira, Bruno Martins, Catarina Ascensão, Luís Ramos, Miguel Martins, Nuno Góis e Pedro Walter.


Co-Produção: Companhia de Teatro de Almada, A Companhia de Teatro do Algarve, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal de Faro


A apresentação da peça “Que Farei com Este Livro?” assinala simultaneamente os 30 anos de existência da Companhia de Teatro de Almada e o 10º aniversário da ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve. A ACTA comemora esta efeméride, no dia 23 (Sábado), no final do espectáculo, em reconhecimento do apoio recebido das entidades e instituições que sempre acompanharam aquela Companhia.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?