10 fevereiro, 2008

Centro de Interpretação e Educação Ambiental - Quinta do Peral (Arredores de São Brás de Alportel)

Quinta do Peral é um convite da Natureza

Por: G.I.D.I. C.M.S.B.A.

O Município de São Brás de Alportel inaugurou no passado dia 30 de Janeiro, o novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental – Quinta do peral, uma porta aberta para mostrar a riqueza e as tradições do Algarve rural e transmitir aos mais jovens os valores do campo e as lições da Natureza.

Após décadas de dedicação aos mais pequenos, a antiga Escola Primária do Peral, localizada no sítio com o mesmo nome, a nascente do território de São Brás de Alportel, encerrou as suas portas às actividades lectivas em 2002, e volvidos seis anos volta a receber os sorrisos das crianças, albergando a nova Quinta do Peral, um novo espaço didáctico que é o culminar do trabalho de educação ambiental que tem vindo a ser desenvolvido pela edilidade são-brasense. O novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental pretende ser o núcleo centralizador de todas as acções nesta área e constituir um local de referência para as crianças e jovens do concelho, em matéria de ambiente sendo simultaneamente um novo local de interesse turístico.
A obra de adaptação da antiga escola e espaço envolvente a Centro de Interpretação e Educação Ambiental orçou em cerca de 250.000,00 euros, tendo sido executada pela empresa A. M. Poucochinho lda, com financiamento de fundos comunitários, mediante programa PROALGARVE.
Com uma oferta diversificada de espaços e actividades, a Quinta do Peral convida jovens e menos jovens a (re) descobrir os valores do campo, os saberes, as tradições e os aromas do campo e da vida em contacto com a natureza.
Neste espaço poderão colaborar na realização de tarefas do dia a dia dos animais, celebrar as festividades do calendário rural, criar espaços de imaginação e criatividade, ouvir e contar histórias, participar nas actividades diárias e próprias de uma quinta: a lavoura, a horta, o forno… um mundo por (re)descobrir.
A Quinta está dotada de um conjunto diversificado de espaços, para proporcionar ao visitante uma ampla oferta de actividades:

> No Centro de Interpretação, há muito para descobrir, com um espaço de consulta de publicações informativas e uma sala multiusos, que acolhe exposições temáticas, ateliers, jogos e muitas actividades, com o acompanhamento de um técnico especializado.
> Na Horta Pedagógica, o Sr. José ensina os segredos da terra e com ele podemos aprender a semear, a mondar, a sachar ou a regar. Vemos crescer as plantas e acompanhamos o amadurecimento dos frutos. Na Hortinha dos Cheiros, descobrimos a utilidade das plantas aromáticas e medicinais disponíveis na natureza.
> Num passeio pelas Casas dos Animais, ficamos a conhecer os verdadeiros residentes desta Quinta: as ovelha, as cabras, as galinhas os faisões, os coelhos, as rolas, os patos e tantos outros... Na Cabana, encontramos o simpático burro Zacarias, sempre disposto a levar-nos num divertido passeio. E no centro da Quinta, o Lago é um espaço agradável, que nos permite observar as aves, os cágados e os peixinhos que têm aqui a sua casa.
> A Casa do Forno guarda a sabedoria da cozinha das nossas avós… Com a ajuda da D. Maria, podemos aprender a amassar e a cozer o pão, e a confeccionar deliciosas compotas, nas divertidas oficinas de sabores.
> No Cantinho da Compostagem, podemos descobrir este interessante processo ecológico de valorização de resíduos.
> Se quisermos fazer um piquenique e descansar um pouco, o Parque de Merendas, junto à Nascente do Riacho, é o local ideal para o lazer e o convívio;
> E no Parque da Alfarrobeira, temos encontro marcado com a brincadeira, em saudável contacto com a natureza!
Dirigido especialmente aos mais jovens, com um vasto conjunto de actividades adaptadas aos vários escalões etários. Para além de um vasto conjunto de actividades de carácter permanente, a quinta apresenta um plano anual de educação ambiental, estruturado em 4 ciclos trimestres dedicados a temáticas específicas.
Actividades regulares na Quinta
Atelier’s:
Papel reciclado, papel animado*
Energias renováveis: construção de fornos solares / construção de carrinhos solares*
Construção de ninhos*
Construção do “Jardim Suspenso”*
Compostagem

Oficinas dos Sabores*:
Como se faz o pão / Como se fabricam as compotas)

Jogos:
“Brincar na Quinta” - Jogos Ambientais e Tradicionais

Visitas Temáticas:
À descoberta da Quinta
À descoberta dos animais da Quinta “Animaia”
À descoberta da história do pão - Moinho do Bengado*
Passeios de Burro*

Actividades na Horta:
Peddy Papper “Quinta do Peral”*
Festas: “O meu aniversário na Quinta”*

Programas de Férias: “Férias na Quinta”*
* Actividades cuja participação carece de inscrição prévia

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?