Universidade do Algarve atribui Doutoramento Honoris Causa a Manoel de Oliveira

A cerimónia decorre no Grande Auditório da UAlg, em Gambelas, a partir das 15h30. O acto académico será acompanhado de várias actividades que revisitarão o percurso de Manoel de Oliveira, aproximando assim a obra deste grande criador do cinema português e mundial ao grande público. O Cineclube de Faro (CCF) está, desde o primeiro momento, associado a estas actividades.A programação, que decorrerá em vários espaços culturais algarvios, incluirá mostras do cinema do realizador, com a apresentação de curtas-metragens e das longas-metragens A Divina Comédia (Dia 10 de Janeiro, 21h30, Cinatrium, Sala 1) e O Sapato de Cetim (dia 16 e 23 de Janeiro, 21h00, Cinatrium, Sala 1), filmes estes nunca antes exibidos pelo CCF.
A partir do dia 15 de Janeiro poderá ser visitada no Grande Auditório da UAlg, em Gambelas, uma exposição de cartazes dos filmes em arquivo no Cineclube de Faro.
Durante o primeiro semestre de 2008 está ainda previsto um ciclo de conferências sobre Manoel de Oliveira e o cinema português.
Para o Vice-Reitor da UAlg, Prof. Doutor Pedro Ferré, “a outorga do grau de doutor Honoris Causa é uma das formas de honrar este grande criador; mas o facto de Manoel de Oliveira o ter aceitado é uma das maiores homenagens que pode ser feita a esta academia. Num momento em que as artes são uma das prioridades estratégicas da Universidade do Algarve, acolher Manoel de Oliveira no seu seio é também homenagear o cinema e homenagear todos quantos se dedicam à sétima arte, sejam criadores, sejam críticos, sejam meros espectadores. É homenagear, ainda, de forma muito especial, o Cineclube de Faro, inspirador da decisão tomada pelo senado desta instituição”.
<< Home