15 janeiro, 2008

Universidade do Algarve atribui Doutoramento Honoris Causa a Manoel de Oliveira

A Universidade do Algarve (UAlg) atribuirá, no dia 15 de Janeiro, o Doutoramento Honoris Causa a Manoel de Oliveira. Naquele que será o primeiro acto do ano em que o realizador comemora os seus cem anos, a UAlg vai homenagear o cinema que é a sua arte maior, mas também a literatura e a música que têm marcado a sua incontornável obra cinematográfica.

A cerimónia decorre no Grande Auditório da UAlg, em Gambelas, a partir das 15h30. O acto académico será acompanhado de várias actividades que revisitarão o percurso de Manoel de Oliveira, aproximando assim a obra deste grande criador do cinema português e mundial ao grande público. O Cineclube de Faro (CCF) está, desde o primeiro momento, associado a estas actividades.A programação, que decorrerá em vários espaços culturais algarvios, incluirá mostras do cinema do realizador, com a apresentação de curtas-metragens e das longas-metragens A Divina Comédia (Dia 10 de Janeiro, 21h30, Cinatrium, Sala 1) e O Sapato de Cetim (dia 16 e 23 de Janeiro, 21h00, Cinatrium, Sala 1), filmes estes nunca antes exibidos pelo CCF.

A partir do dia 15 de Janeiro poderá ser visitada no Grande Auditório da UAlg, em Gambelas, uma exposição de cartazes dos filmes em arquivo no Cineclube de Faro.

Durante o primeiro semestre de 2008 está ainda previsto um ciclo de conferências sobre Manoel de Oliveira e o cinema português.

Para o Vice-Reitor da UAlg, Prof. Doutor Pedro Ferré, “a outorga do grau de doutor Honoris Causa é uma das formas de honrar este grande criador; mas o facto de Manoel de Oliveira o ter aceitado é uma das maiores homenagens que pode ser feita a esta academia. Num momento em que as artes são uma das prioridades estratégicas da Universidade do Algarve, acolher Manoel de Oliveira no seu seio é também homenagear o cinema e homenagear todos quantos se dedicam à sétima arte, sejam criadores, sejam críticos, sejam meros espectadores. É homenagear, ainda, de forma muito especial, o Cineclube de Faro, inspirador da decisão tomada pelo senado desta instituição”.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?